História

A minha foto
Uma Cidade orgulhosa da sua História, mesmo sendo Aldeia Galega desde 1514,reconhecida por Montijo a partir de 1930! Montijo, Capital da Felicidade! Uma Cidade, Uma Causa, MONTIJO por Amor, PORTUGAL por Devoção! Contacto: montijoportugal@gmail.com

VISITANTES

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Roteiro Arte Sacra - Montijo!

Em mais uma viagem espiritual pelo concelho do Montijo, descobrimos novos pontos de interesse onde poderá ficar a conhecer ou revisitar os locais de culto da nossa zona!
Apresentamos a Ermida de São sebastião e a Capela das Faias!
A Ermida de São Sebastião remonta as suas origens ao século XIV, tendo sido a primeira sede paroquial depois de se ter autonomizado da freguesia da Senhora da Sabonha. Tradicionalmente referida como o templo mais antigo, foi alvo de diversas campanhas de obras. Destacamos o portal seiscentista da fachada sobrepujado por óculo quadrilobado. No seu interior apresenta uma só nave com requintado arco manuelino a delimitar a capela-mor. Propriedade municipal, funcionou durante muitos anos como capela de apoio ao cemitério!



A Capela das Faias, precedida de um amplo terreiro, destinado ao serviço religioso dos colonos e das suas famílias Construção edificada em betão, a Capela das Faias está coberta por um telhado de duas águas. A fachada principal desta capela, ladeada por uma torre sineira, é precedida por uma espécie de alpendre aberto lateralmente, delimitado por dois panos verticais, paralelos à fachada da capela, de dimensões equivalentes ao vão aberto entre eles. Na fachada do corpo da capela das Faias, meio oculta, abre-se ao centro o portal de entrada, sobreposto por uma espécie de janelão que dá sequência ao vão do portal e proporciona a iluminação natural do espaço interior da capela.



Sem comentários: