História

A minha foto
Uma Cidade orgulhosa da sua História, mesmo sendo Aldeia Galega desde 1514,reconhecida por Montijo a partir de 1930! Montijo, Capital da Felicidade! Uma Cidade, Uma Causa, MONTIJO por Amor, PORTUGAL por Devoção! Contacto: montijoportugal@gmail.com

VISITANTES

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Ruas, Ruelas e Histórias Delas!

Iniciamos hoje nova secção no Blogue de todos nós! Com a extraordinária colaboração de Rita Aleixo abrimos nova rubrica, que esperemos que desvende algumas histórias que envolvem as ruas da nossa cidade, assim como pode ficar a conhecer os locais por onde passamos diariamente! Esperemos que seja do seu agrado!

Todos os dias percorremos as ruas da nossa cidade. Em enorme azáfama, andamos por ruas que ostentam nomes de personalidades, que foram, desta maneira, homenageadas pela sua terra. Encontramos os seus nomes inscritos numa placa, mas conheceremos nós a história dessas pessoas? O contributo importante que deram a esta terra? A razão pela qual a cidade de Montijo decidiu homenagear tais personalidades, filhos da nossa terra? Com esta nova rubrica pretendemos dar uma resposta positiva a esta questão. Iniciando o percurso pela Rua Manuel Giraldes da Silva, cruzando a Rua Joaquim Serra e até mesmo passando pela Rua José Ladislau de Sousa, divulgaremos, assim, as memórias da nossa terra, indo ao encontro da história dos que fizeram História, nesta cidade adormecida.


A rua onde se situa a Cruz Vermelha e o conhecido Café Zé Vitória, e que se inicia no cruzamento da R. Sacadura Cabral e termina na confluência com a R. Joaquim Serra, ostenta o nome de um grande poeta - Manuel Giraldes da Silva. Manuel Giraldes da Silva nasceu em Pinhal Novo, em 27 de Maio de 1898, e morreu em Montijo, em 27 de Novembro de 1974. Iniciou-se no mundo do trabalho aos treze anos, depois de concluir a quarta classe, como ajudante de Farmácia. Durante os seus quarenta anos de trabalho em Rio Frio tornou-se Funcionário Superior da Herdade Santos Jorge, tendo sido também o fundador do teatro (17-10-42) e do cinema (1945), naquela herdade, na época uma das maiores da Península Ibérica.A sua sede de cultura e de conhecimento, manifestada na paixão intensa pelos livros e pelo saber, a par das suas dificuldades económicas fizeram com que se formasse autodidaticamente, constituindo uma rica e extensa biblioteca, que mais tarde doou à Câmara Municipal de Montijo, num gesto grandioso de altruísmo e de amor à terra, que teve sempre como sua. Ao todo são 17.000 volumes das mais ricas obras literárias que estão à disposição da comunidade para elevação do seu nível cultural, na Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva. A história do poeta, bibliófilo e fotógrafo Manuel Giraldes da Silva fez História, nesta cidade adormecida.
Por: Rita Aleixo - Montijo


2 comentários:

Alberto Fernandes disse...

Parabéns à Rita Aleixo pelo trabalho realizado.
Gostaria de incentivar a continuação deste trabalho, e, se possível deixar uma sugestão que, poderia auxiliar os Montijenses a verem como estão degradadas as placas toponímicas da nossa cidade: identificar em cada rua, avenida, etc, a localização das placas toponímicas e o seu estado de conservação. Obrigado e parabéns, uma vez mais.

Anónimo disse...

interessante esta nova rubrica. parabéns.