História

A minha foto
Uma Cidade orgulhosa da sua História, mesmo sendo Aldeia Galega desde 1514,reconhecida por Montijo a partir de 1930! Montijo, Capital da Felicidade! Uma Cidade, Uma Causa, MONTIJO por Amor, PORTUGAL por Devoção! Contacto: montijoportugal@gmail.com

VISITANTES

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O Primeiro Cinema do Montijo!


No dia 28 de Dezembro de 1895, no subterrâneo do Grand Café, em Paris, os irmãos Lumière realizaram a primeira exibição pública e paga de cinema, apresentando uma série de dez filmes, com duração de 40 a 50 segundos cada. Se se não se pode apontar, com rigor, a data da primeira exibição cinematográfica em Montijo, sabe-se, contudo, que na barraca do Teatro Electro-Mágico, instalada no Largo da Caldeira, estreou-se, no dia 18 de Janeiro de 1903, uma “comédia de animatógrafo” e no dia 25 do mesmo mês, “doze quadros de animatógrafo sobre a Vida de Cristo”. É a primeira notícia da apresentação da “fotografia animada” em Aldegalega embora seja provável que tenham sido exibidos, anteriormente, outros “quadros de animatógrafo”, visto que o primeiro espectáculo cinematográfico foi realizado no nosso País, em 18 de Junho de 1896, em Lisboa, no Real Coliseu, à Rua da Palma, no qual participou o actor aldeano Joaquim de Almeida, representando alguns monólogos. Atendendo à proximidade de Lisboa, aliada ao facto de Aldegalega ter sido um lugar de passagem obrigatório, é de presumir que as primeiras projecções tenham acontecido em anos anteriores. Em Aldegalega do Ribatejo, no início do século XX, o teatro, as operetas, as récitas populares e os espectáculos de variedades continuavam como fonte primeira de diversão e cultura populares. No início de 1907, correu a notícia que Artur Carlos Costa, proprietário aldeano, apresentaria no teatro da vila, em diversas sessões, quadros de fotografia animada.

O sonho de Artur Costa gorou-se, mas, no final daquele ano, anunciava-se que no dia 16 de Novembro, Aldegalega teria ocasião de admirar o mais perfeito animatógrafo até hoje conhecido no País, porque uma sociedade constituída por aldeanos resolvera comprar, em Paris, uns aparelhos para o animatógrafo, que seria montado no teatro da vila, à Rua da Fábrica. Porém, devido ao atraso na entrega dos aparelhos, António Máximo Ventura, um dos sócios, contratou “The Wonderful”, o animatógrafo que fizera a estação de Verão, com enorme sucesso, no Jardim de Inverno do Teatro Dª Amélia, em Lisboa. As sessões inauguraram-se, no dia 8 de Dezembro de 1907, e todas as noites apresentavam-se “quadros grandiosos, o que tem dado lugar a que o vasto salão se torne pequeno para acomodar tão grande número de espectadores.” O primeiro animatógrafo aldeano acabou por ser inaugurado no dia 23 de Fevereiro de 1908, era propriedade de uma empresa composta por aldeanos e que se denominava Empresa do Salão Animatógrafo. Esta sociedade adquiriu então o último modelo em aparelho animatógrafo, “sendo o seu autor o célebre engenheiro francês Gaumon, e também o grande fonógrafo “Pathé”, que está reconhecido como o melhor do género.” Ao referir-se ao animatógrafo, o jornal “O Domingo”, em 1908, realçava que “é uma boa distracção ao alcance de todas as bolsas e que é de boa justiça que o público concorra para assim evitar que até isso deixe de existir, (visto que) é o único recreio que esta terra possui.”
Quando subir a R. José Joaquim Marques ao deparar-se com o stand de automóveis BELTAUTO, por momentos feche os olhos e substitua o nome do stand por Teatro Recreio Popular, porque foi ali que residiu o primeiro cinema de Aldegalega/Montijo.

Por: Rui Aleixo

Sem comentários: