História

A minha foto
Uma Cidade orgulhosa da sua História, mesmo sendo Aldeia Galega desde 1514,reconhecida por Montijo a partir de 1930! Montijo, Capital da Felicidade! Uma Cidade, Uma Causa, MONTIJO por Amor, PORTUGAL por Devoção! Contacto: montijoportugal@gmail.com

VISITANTES

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Histórias Com História!


Afonso Costa um dos maiores vultos da República, veio a Aldeia Galega no dia 3 de Março de 1907, inaugurar o Centro Escolar Eleitoral Republicano “Celestino de Almeida”. O movimento republicano em Aldeia Galega, tinha um crescimento enorme e a vinda de um político com a projecção de Afonso Costa a uma Terra com a dimensão da nossa ,provocava sempre um grande entusiasmo. Já tinha sido assim em Janeiro desse mesmo ano com António José de Almeida e voltou a repetir-se com Afonso Costa. Os republicanos davam uma grande importância à educação, num país que tinha mais de 75% de analfabetos. Os centros republicanos serviam para actividade política, mas também para escola. O Centro Escolar Republicano de Aldeia Galega era frequentado por 70 alunos. A política era vivida nesta época com grande intensidade e muita polémica. Afonso Costa tinha sido expulso da Assembleia Nacional por criticar, na qualidade de deputado, com grande violência o rei D. Carlos pelas elevadas dívidas e adiantamentos que a casa real tinha à fazenda nacional. É sempre a economia e as dívidas que nos atormentam. Afonso Costa falou uma hora e um quarto sobre o deficit, as finanças, a economia do país e as enormes dívidas do rei à fazenda nacional e depois de arrasar o governo e o rei ,disse uma frase que ficou célebre: “por muito menos crimes do que os cometidos por D. Carlos I, rolou no cadafalso, em França, a cabeça de Luís XVI”. Uma verdadeira declaração de guerra ao regime monárquico. Discurso de Afonso Costa em Aldeia Galega publicado no Jornal “ O Domingo”:
“Se tivesse alguma dúvida de que em Portugal só um ideal aquece o povo, e as almas, o ideal Republicano, disso hoje teria plena certeza, depois da grande manifestação a que acabava de assistir.
É consolador entrar numa terra como esta, onde todas as pessoas, até as mais humildes, teem um ideal, serem livres cidadãos de uma pátria livre.
E este povo, cuja câmara municipal quis afirmar, não ser republicano, e que tão grande desmentido lhe dá hoje, exige que ella se submeta à votação pública e terá o justo castigo pela sua ousadia, da sua mistificação.( Em 1908 houve eleições para a Câmara de Aldeia Galega e o partido republicano ganhou com 97% dos votos).
Aqui, até as próprias senhoras se associam à nossa causa, assistindo à nossa festa, porque dentro do nosso partido, que obriga ideais tão generosos e nobres, também ellas teem o seu lugar na grande causa da redenção nacional.
Tenho o maior orgulho em tomar parte numa festa destas, em que se inaugura um centro com o nome de “Celestino de Almeida”.
Foi Celestino de Almeida que conseguiu transformar, com a colaboração da Comissão Municipal Republicana, esta villa, num dos mais fortes baluartes republicanos, cuja bandeira agitada por sua mão, ha de tremular aqui como um símbolo da liberdade.”
A imprensa de Lisboa deu grande destaque à vinda de Afonso Costa e Aldeia Galega.

Por: José Bastos

Sem comentários: