História

A minha foto
Uma Cidade orgulhosa da sua História, mesmo sendo Aldeia Galega desde 1514,reconhecida por Montijo a partir de 1930! Montijo, Capital da Felicidade! Uma Cidade, Uma Causa, MONTIJO por Amor, PORTUGAL por Devoção! Contacto: montijoportugal@gmail.com

VISITANTES

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Histórias Com História!


HISTÓRIA DOS CLUBES DA NOSSA TERRA - MONTIJO!

Em 1972, o Clube Desportivo de Montijo militou na Primeira Divisão do Campeonato de Futebol Português, o mesmo seria dizer, hoje, que participou na 1ª Liga.
Pelas ruas da cidade, ainda nos cruzamos com muitos dos jovens de outrora que envergaram a camisola do CDM e defrontaram as mais importantes equipas portuguesas.
Corria o ano de 1948, quando, em 1 de Setembro, os três clubes de futebol existentes em Montijo, reunidos em assembleia magna, formalizaram a sua fusão num só clube, que, por proposta de José Machado, aprovada por aclamação, se passou a denominar «CLUBE DESPORTIVO DE MONTIJO».
A decisão, aparentemente pacífica, fora precedida de intensos debates, chegando mesmo o Aldegalense Sport Club, uma das mais importantes agremiações desportivas, a reprovar a ideia, na assembleia-geral que se realizou em 6 de Agosto de 1948.
Nesse mesmo dia, reuniram-se também em assembleia para discutirem a futura fusão, o Avenida Foot-Ball Club, que a aprovou, e os 11 Unidos Futebol Clube, que, depois de uma sessão concorridíssima, marcada por acesos debates, acabou por conferir plenos poderes à direcção para se inteirar das bases orgânicas da nova colectividade para, em nova assembleia, deliberar então sobre o futuro do clube.
O cenário desportivo, em Montijo, na época, era marcado por uma intensa rivalidade entre o Aldegalense e o 11 Unidos (do género Benfica/Sporting) e daí a relutância dos sócios de ambas as agremiações em aceitarem a fusão dos seus clubes.
Melhor se entende a rivalidade existente entre o Aldegalense e os 11 Unidos com o episódio que passamos a revelar. Quando, na época de 1939, o 11 Unidos Foot-Ball Club se sagrou campeão da 2ª Divisão da Associação de Futebol de Setúbal e conquistou o direito a participar na 1ª Divisão, por não ter o seu campo de futebol oficializado e porque o Aldegalense lhe interditou o seu, o 11 Unidos teve de disputar todos os jogos do campeonato da 1ª Divisão nos campos dos adversários.

Pequena Cronologia das equipas de Futebol de Aldegalega/Montijo

1909 – Aldegalense Sport Club (O Aldegalense Foot-Ball Club ou Club Futebol Aldegalense, constituído por volta de 1914, só se integrou no Aldegalense Sport Club 1914 - Aldegalense Foot-Ball Club ou Club Futebol Aldegalense m 18.11.1930).
1915 – Sporting Foot-Ball de Aldegalega
1916 – União Futebol Alegria
1922 – Sporting Escolar Aldegalense (também apelidado de Glória escolar Sport Club)
1923 – Morte Futebol Club
1923 – Estrela Sporting Club
1924 – Sociedade Cooperativa Aldegalense (Equipa de Futebol)
1924 – Almansor Sport Club (Canha)
1926 – 11 Unidos Foot-Ball Club
1928 – Avenida Foot-Ball Club
1930 - O Aldegalense Foot-Ball Club ou Club Futebol Aldegalense integra-se no Aldegalense Sport Club
1934 – Bela Vista Foot-Ball Club
1936 - Aldegalense Sport Club11, Unidos Foot-Ball Club e Avenida Foot-Ball Club são as únicas equipas de futebol federadas.
1948 - Clube Desportivo de Montijo
2007 - Clube Olímpico de Montijo

Por: Rui Aleixo

1 comentário:

Anónimo disse...

um excelente retrato do associativismo nestes tempos. Mas gostaria de conhecer, se possível, quais as cores que o identificavam, já que do emblema, nem a Câmara terá ficado guardiã, como se impunha.