História

A minha foto
Uma Cidade orgulhosa da sua História, mesmo sendo Aldeia Galega desde 1514,reconhecida por Montijo a partir de 1930! Montijo, Capital da Felicidade! Uma Cidade, Uma Causa, MONTIJO por Amor, PORTUGAL por Devoção! Contacto: montijoportugal@gmail.com

VISITANTES

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Palavras Criativas!

Esta semana chegou-nos um texto de um senhor com 65 anos, inspirado no vídeo que apresentamos em baixo e que representa o seu sentimento em relação à cidade do Montijo! Um agradecimento especial e que continuem a inundar o mail montijoportugal@gmail.com , com textos e mais textos, sobre tudo o que pensam ou desejavam pensar, transcrevendo em palavras os seus sentimentos!

Aldeia Galega!
A última vez que a vi foi há muitos anos e senti, então, que as estrelas iam já em sentido contrário ao destino de uma nova morada! Tudo se estava a tornar parado e apodrecia ali, inerte e melancólico! Não acredito que existam paixões que continuam a arder dentro de uma alma por toda a vida! Aliás, até é possivel, mas acredito que a vida apague esse fogo e nos faça mudar!
Mudar, como o nome da nossa Terra, sendo hoje Montijo!
E então, hoje somos mais fortes? Não me parece! A não ser que algumas paixões sejam mais fortes que a vida, do que a razão, do que o tempo, em que nos queimam e deixam tudo em cinzas!
Cinzas essas, que o vento do desgosto levou para longe e deixaram cicatrizes apenas aqueles que nunca se esconderam e têm orgulho em ser Aldeanos, ainda hoje...

José Machado - Montijo

Um retrato fotográfico da Cidade do Montijo, realizado por um jovem montijense!

2 comentários:

CARLOS CASTRO disse...

Belo Texto Sobre a Terra MONTIJO.

Lídia Ramalho disse...

Muito interessante ver o Montijo de agora de mãos dadas com o Montijo do passado e nalguns quadros com a velhinha Aldegalega. Gostei muito e tenho que dar os parabéns ao autor deste trabalho tão bem conseguido.
De facto só devido à magia da fotografia e porque uma foto não é mais que um momento, um momento, um momento que não queremos perder no tempo, um momento que não vai voltar a acontecer no tempo exactamente da mesma forma, é possível mostrarmos aos mais novos como era o Montijo.
De verdade tenho que estar de acordo com a velha máxima “Uma foto vale mais que mil palavras”.
Muito obrigada pela partilha que me fez reviver alguns momentos da minha meninice e deliciar-me com as vozes bem castiças que honram todo o trabalho.
Lídia Ramalho