História

A minha foto
Uma Cidade orgulhosa da sua História, mesmo sendo Aldeia Galega desde 1514,reconhecida por Montijo a partir de 1930! Montijo, Capital da Felicidade! Uma Cidade, Uma Causa, MONTIJO por Amor, PORTUGAL por Devoção! Contacto: montijoportugal@gmail.com

VISITANTES

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Dulce Pontes - Alma Aldeana

Como anunciado previamente aqui deixamos uma breve amostra da grandiosidade e reconhecimento internacional desta nossa artista, criada com as mesmas raízes que nós, comuns aldeanos!
Dulce encanta com a sua voz celestial e melódica, fazendo vibrar mais palcos que um qualquer tremor de terra numa madrugada em Portugal!

Dulce Pontes (Montijo, 8 de Abril de 1969) é uma das cantoras portuguesas mais populares e reconhecidas internacionalmente.
Canta canções pop, música tradicional portuguesa (fado e folclore incluído), bem como música clássica.

Costuma definir-se como uma artista da world música.
A sua actividade artística contribuiu para o renascimento do fado nos anos noventa do século passado. Dulce distingue-se principalmente pela sua voz, que é versátil, dramática e com uma capacidade invulgar de transmitir emoções. É considerada uma das melhores artistas dentro do panorama musical português.

Dulce, quando criança, aprendeu a tocar piano, estudando música no Conservatório de Lisboa. Estudou Dança Contemporânea entre os 7 e os 17 anos de idade. Em 1988, no decorrer de um Casting onde foi seleccionada entre várias candidatas inicia a sua actividade profissional.



Em 1991 vence o Festival RTP da Canção tendo ido representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, onde cantou "Lusitana Paixão". Alcança o oitavo lugar entre 22 países participantes, uma das melhores prestações de Portugal no Eurofestival.

Outra música e outro grande sucesso, tão grande que torna "Canção do Mar" interpretada por Dulce, parte da banda sonora do filme americano "As Duas Faces de um Crime" (Primal Fear), no qual Richard Gere contracena com Edward Norton.



Dulce Pontes em parceria com José Carreras, protagonizou a abertura oficial da eleição das Novas 7 Maravilhas do Mundo, realizado em Portugal, com o tema "One World" (Todos somos um) de sua autoria, para a maior emissão televisiva da história.


Ao longo da sua carreira Dulce Pontes colaborou com vários artistas internacionais, como Cesária Évora, Caetano Veloso, Marisa Monte, Carlos Núñez, a banda celta The Chieftains, Cesária Èvora, George Delaras e o artista basco Kepa Junkera. Compôs o dueto para Eleftheria Arvanitaki. O dueto com o artista angolano Waldemar Bastos constitui um dos grandes momentos do álbum "O Primeiro Canto".
Dulce comemorou 20 anos de carreira em 2008, sendo um marco histórico para a cultura Portuguesa, onde através da sua sensibilidade e entusiasmo pela música tem levado a tradição Aldeana aos 4 cantos do Mundo. Carnegie Hall em NY (2007), Royal Albert Hall com Ennio Morricone são apenas dois exemplos da sua popularidade. Recentemente em Sofia foi a primeira artista portuguesa a actuar na Bulgária.



Álbuns
Lusitana (CD, Edisom, 1992)
Lágrimas (CD, Movieplay, 1993)
A Brisa do Coração - Ao Vivo No Coliseu do Porto (2CD, Movieplay, 1995)
Caminhos (CD, Movieplay, 1996)
O Primeiro Canto (CD, Universal, 1999)
Best Of (Compilação, Movieplay, 2002)
Focus (CD, Universal, 2003) (com Ennio Morricone)
O Coração Tem Três Portas (2CD, ZM, 2006)
Momentos (2CD, Farol Música, 2009)

Assim sendo e face ao talento de mais uma Aldeana, cumprimos a tradição de dar-mos a conhecer através de uma pequena história a vida e obra de uma pessoa que mesmo viajando pelo mundo, o seu coração vai estar sempre no Montijo!

6 comentários:

Montijo Portugal disse...

Felicito-vos pela iniciativa. Irei de imediato visitar o blog. Desejo-vos as maiores felicidades e êxitos. No que puder contem comigo.

Um abraço

Maria Clara Silva
Vereadora Cultura C.M.Montijo

Anónimo disse...

A vereadora anda a acordar muito cedo!

Anónimo disse...

pelos vistaos tb andam a acordar cedo para visualizar os comentários!
é bom sinal, logo pela manhã é que é bom de ver o blog!

Unknown disse...

Boas ,

gostava de vos dar os parabens pela iniciativa de dar a conhecer o Montijo, espero que se envolvem e divulguem noticias de todos os quadrantes da vida quotidiana do Montijo.

Aqui vos deixo um espaço da Academia Bairro Miranda (clube de Futsalno Montijo) no seu escalão de Juvenis bem como o site do clube.

http://academiabairromiranda.blogspot.com

www.academiabairromiranda.com

Abraço

Unknown disse...

Boas ,

gostava de vos dar os parabens pela iniciativa de dar a conhecer o Montijo, espero que se envolvem e divulguem noticias de todos os quadrantes da vida quotidiana do Montijo.

Aqui vos deixo um espaço da Academia Bairro Miranda (clube de Futsalno Montijo) no seu escalão de Juvenis bem como o site do clube.

http://academiabairromiranda.blogspot.com

www.academiabairromiranda.com

Abraço

Montijo Portugal disse...

Boa tarde! Muito obrigada para website interessante! Comeco a estudar Portugues! Eu sou da Russia e gosto Portugal! Eu visitei Montijo em Setembro 2009. Estou maravilhada! Best regards, Yana.
yana Lukashevskaya.