História

A minha foto
Uma Cidade orgulhosa da sua História, mesmo sendo Aldeia Galega desde 1514,reconhecida por Montijo a partir de 1930! Montijo, Capital da Felicidade! Uma Cidade, Uma Causa, MONTIJO por Amor, PORTUGAL por Devoção! Contacto: montijoportugal@gmail.com

VISITANTES

terça-feira, 12 de março de 2013

Histórias com História!

HISTÓRIAS DESPORTIVAS entre 1936 e 1948 em ALDEIA GALEGA e MONTIJO!



Campo do Aldegalense, década de 30

5 de Julho de 1936

Estão oficializadas, no Mon­tijo, três equipas de futebol: Al­degalense Sport Club, 11 Uni­dos Foot-ll Club e Avenida Foot-Ball Club.

29 de Novembro de 1936

O Aldegalense e o 11 Uni­dos participam no Campeonato do Núcleo do Barreiro, do Campeonato da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Setúbal. O 11 Unidos classifica-se em 2.° lugar.

11 de Março de 1937

É elaborado o regulamento da Taça Mundet, que começa a ser disputada nesse mesmo ano entre as equipas dos concelhos de Montijo, Barreiro, Seixal e Moita. Segundo o regulamento sagrar-se-ia campeã a equipa que vencesse cinco torneios al­ternados ou três consecutivos.

28 de Novembro de 1937

O Aldegalense e o 11 Unidos disputam o Campeonato da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Setúbal, zona de Montijo, Moita, Alhos Vedros e Lavradio.

30 de Julho de 1939

· A vila de Montijo é ponto de partida para a 8.ª Volta a Portu­gal em Bicicleta. A actriz Mirita Casimiro dá a partida para a prova.
· Combate de boxe entre José Liberato e Walter Pressler.

Época de 1939

O 11 Unidos F.C. sagra-se campeão da 2.ª Divisão da As­sociação de Futebol de Setúbal e conquista o direito a partici­par na 1.ª Divisão.
Por não ter o seu campo ofi­cializado e porque o Aldegalense negou a utilização do seu estádio, o 11 Unidos disputou todos os jogos do campeonato da 1.ª Di­visão nos campos dos ad­versários.

Época de 1942

O 11 Unidos continua a dispu­tar o Campeonato da 1.ª Di­visão da Associação de Futebol de Setúbal.

27 de Março de 1944

O Futebol Clube do Porto desloca-se ao Montijo onde joga e empata com o 11 Uni­dos. Joga, pelo Porto, «o fa­moso internacional, mestre dos mestres do futebol nacional, Artur Sousa Pinga».

15 de Julho de 1945

Efectua-se pela primeira vez, em Montijo, um jogo de volei­bol.

22 de Junho de 1945


Prova de natação, do Moi­nho à Ponte dos Vapores.

8 de Março de 1946


A equipa de juniores do Al­degalense Sport Club sagra-se campeã do Campeonato da As­sociação de Futebol de Setúbal ao vencer o Vitória de Setúbal por 2-1.

17 de Julho de 1946

Tavares da Silva, jornalista e seleccionador nacional, profere uma palestra em Montijo, a convite do 11 Unidos.



21 de Julho de 1946


Taça Mundet. O 11 Unidos Foot-Ball Club vence a Taça Mundet, competição que se desenrolou por 10 anos, em que o 11 Unidos venceu cinco tor­neios, dos quais três consecuti­vos.
A Taça foi entregue durante uma sessão solene, no Cinema Joaquim de Almeida, com a presença do Director-Geral dos Desportos, Presidente da Câ­mara,representantes da Associação de Futebol de Setúbal e demais entidades.

8 de Dezembro de 1946

O Aldegalense S.C. sagra-se campeão de futebol do Cam­peonato da 2.ª Divisão, zona de Montijo, no qual participaram o Avenida, o Alcochetense e o Imparcial de Alcochete.

6 de Agosto de 1948


Reúnem-se as assembleias gerais dos três clubes de Mon­tijo para discutirem a sua fusão num só.
O Avenida aprova a ideia de fusão; o 11 Unidos, depois de acessos debates, confere à direcção plenos poderes para se inteirar das bases orgânicas da nova colectividade para que, em nova assembleia, se resolva o pleito; o Aldega­lense reprovou a ideia por uma diferença de vinte votos.

1 de Setembro de 1948

A assembleia magna dos as­sociados do Aldegalense, 11 Unidos e Avenida formaliza a fundação do novo clube que, por proposta de José Machado, aprovada por aclamação, se passou a denominar «CLUBE DESPORTIVO DE MONTIJO».

19 de Setembro de 1948


O Clube Desportivo de Montijo disputa o seu primeiro jogo e vence o Clube Oriental de Lisboa por 3-2.

Fonte: montijo e tanto mar

Sem comentários: