História

A minha foto
Uma Cidade orgulhosa da sua História, mesmo sendo Aldeia Galega desde 1514,reconhecida por Montijo a partir de 1930! Montijo, Capital da Felicidade! Uma Cidade, Uma Causa, MONTIJO por Amor, PORTUGAL por Devoção! Contacto: montijoportugal@gmail.com

VISITANTES

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Histórias Com História!

OS ADEPTOS de AMARELO e VERDE!

Vamos dar a conhecer os grupos de adeptos do Clube Desportivo do Montijo, onde as suas cores eram o amarelo e verde. O Clube Desportivo do Montijo, que era uma referência no distrito de Setúbal e o principal embaixador desportivo da nossa cidade, chegou a ter mais de 500 praticantes no futebol e outras modalidades com expressão nacional como o andebol, atletismo (com atletas olímpicos), ginástica (com campeões nacionais), basquetebol (onde teve uma equipa na 1ª Liga Profissional existente em Portugal). Mas que, devido a dificuldades financeiras que se revelaram inultrapassáveis, essencialmente depois de penhorados os subsídios anuais da própria autarquia, o C.D. Montijo, sem recursos monetários, decidiu no ano de 2007 extinguir o clube no decorrer de uma assembleia-geral convocada para o efeito, onde os sócios votaram o pesaroso fim de uma forma talvez um pouco brusca e com pouco conhecimento por parte de todos os habitantes da Cidade.Mas é assim, infelizmente a história. Assim sendo, como não poderia deixar de ser, a cidade desde cedo também começou a criar o seu culto de Adepto, ou seja, onde quer que jogasse o Montijo, existiam sempre fervorosos acompanhantes das nossas cores. Desde a década de 70 que o “fenómeno adepto Aldeano” não passa despercebido, tanto na Terra, como em toda a região portuguesa.
Os primeiros indícios de um grupo de “tiffosi”, surge na década dourada do futebol Montijense, ou seja, Anos 70, com o aparecimento da 1ª claque, de seu nome Fúria Amarela!


FESTA da SUBIDA à PRIMEIRA DIVISÃO de FUTEBOL - Ano - 1973

Passados cerca de 15 anos, surge o 2º grupo de apoio ao C.D. Montijo, mas o 1º nas divisões secundárias, neste caso na 2ª Divisão B Zona Sul, composto maioritariamente por atletas do clube e jovens da cidade, em que o fenómeno ultra (claques) se começava a enraizar. Este Grupo composto por cerca de 50 elementos tinha o sugestivo nome de Piratas Amarelos e ainda percorreu durante algumas épocas a competitiva 2ª Divisão B Zona Sul, fazendo algumas “deslocações” de realce para a altura, como a Moscavide, Fanhões, Atlético, Évora, Sines, Campo Maior, Elvas entre outras!
O Movimento ultra nesta altura fazia-se sentir onde quer que fosse o C.D.M., existindo alguns grupos rivais, de clubes como o Oriental, União Montemor, Barreirense, Sines entre outros. Em 1995, no dia 29 de Janeiro, finalmente o movimento ultra na cidade do Montijo ganha uma força eterna, mesmo que os nomes mudem, a mentalidade ficará para sempre, desde este mítico ano. Surgem os Ultras Montijo e sobrevivem durante 10 anos, com alguns altos e baixos, e um interregno pelo meio, mas sendo os últimos anos de existência, os de afirmação total no panorama ultra nacional.


ULTRAS MONTIJO - Ano - 2004


Na década de 2000, os Ultras Montijo renascem e fazem quase o pleno numa 3ª Divisão, onde quer que fossem demarcavam-se para sempre de outros grupos, de outros clubes, tornando-se assim como o melhor grupo da 3ª Divisão e uma das cidades com mais mentalidade ultra. De realçar nesta altura deslocações à Amadora, numa 4ªFeira às 15h, onde estavam mais adeptos do Montijo do que Estrela, Paderne (Algarve), Loulé, Évora, Arrentela, Ciborro, Beja, Sesimbra, Sines, Elvas, Vendas Novas, Sacavém, Lisboa, etc, etc. Faltando apenas as ilhas, o que foi sempre uma espinha atravessada no seio deste grupo, para assim todas as regiões de Portugal, terem sido percorridas por mentalidade ultra Montijense.


CORTEJO pelas RUAS do MONTIJO até ao ESTÁDIO - Ano - 2002


Em 2007, com a falência do Clube Desportivo do Montijo, o Grupo ressente-se, pois causou bastante tristeza ver um clube histórico acabar assim. No mesmo ano, é fundado o Clube Olímpico do Montijo, e em 2008 surge um novo grupo de adeptos, de seu nome Movimento Orgulho Aldeano, que desde a data da sua fundação, no dia 1 de Abril de 2008, têm continuado a seguir as cores da nossa terra, assim como desenvolvido a paixão pelo clube da nossa cidade pelos mais jovens. Pois numa altura em que cada vez mais o futebol é um negócio, ver pessoas atrás do clube da nossa terra todos os domingos, faz-nos acreditar que ainda existe quem sinta o Montijo. Amarelo e Verde as nossas cores. Montijo e Futebol, os nossos grandes Amores.


MOVIMENTO ORGULHO ALDEANO - Ano - 2008

Por: Montijo Portugal Blogue

Sem comentários: