História

A minha foto
Uma Cidade orgulhosa da sua História, mesmo sendo Aldeia Galega desde 1514,reconhecida por Montijo a partir de 1930! Montijo, Capital da Felicidade! Uma Cidade, Uma Causa, MONTIJO por Amor, PORTUGAL por Devoção! Contacto: montijoportugal@gmail.com

VISITANTES

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Histórias com História!


Casamento entre escravos. A família podia ser separada se um dos cônjuges fosse vendido

Já aqui escrevi sobre a escravatura e publiquei a notícia do testamento do padre Francisco Alves, proprietário de quatro escravos, no século XVII.
Entre os escravos do padre, fiz uma referência especial à sua escrava mulata, Margarida, que fora ricamente dotada pelo sacerdote, inclusive, com a carta de alforria, e que veio a casar com o marroteiro, homem livre dirigia o trabalho dos operários nas salinas de Aldeia Galega do Ribatejo. Margarida foi bem-sucedida no casamento. Teve uma filha, que foi dotada também pelo sacerdote.
Mão amiga fez-me chegar uma informação sobre outro casamento, em que ambos os nubentes eram escravos, e que se realizou na paróquia de Aldeia Galega do Ribatejo. No distante ano de 1578, Rodrigo Álvares, escravo, e Filipa Jorge, escrava forra, casaram na paróquia de Aldeia Galega do Ribatejo. Durante a cerimónia, o proprietário de Rodrigo levantou problemas àquela união declarando que poderia vender o seu cativo. Interrompida a cerimónia, o padre alertou a noiva sobre a questão, e esta declarou que iria com o seu marido se ele fosse vendido. Unidos pelo amor na alegria e na desgraça.

Fonte: montijo e tanto mar

Sem comentários: