História

A minha foto
Uma Cidade orgulhosa da sua História, mesmo sendo Aldeia Galega desde 1514,reconhecida por Montijo a partir de 1930! Montijo, Capital da Felicidade! Uma Cidade, Uma Causa, MONTIJO por Amor, PORTUGAL por Devoção! Contacto: montijoportugal@gmail.com

VISITANTES

terça-feira, 24 de julho de 2012

Histórias Com História!

Apresentamos hoje um dos Bairros característicos da nossa cidade Montijo, o Bairro Serrano.

BAIRRO SERRANO


O Bairro abre-se num pequeno largo para receber quem o alcança a partir da antiga Estação dos Comboios


Qual a génese do Bairro Serrano?
Torna-se, hoje, definir os contornos históricos do Bairro Serrano. Na sua génese, começou por ocupar a quinta dos Frades da Graça, que se estendia do Convento, actual Esquadra da PSP, até ao Rio Tejo.
Zona eminentemente rural, de quintas e de cortes, deu lugar a um bairro popular fruto da industrialização de Montijo.


Algumas travessas, a lembrar os pátios, recordam o perfil operário do bairro


No século XVIII, encontramos referências ao Corte da Barrosa, mas, no século XIX, é o topónimo Bairro Serrano que identifica toda aquela área.
Naquele século, ainda não estava construída a Estada Nova [Rua José Joaquim Marques], mas o núcleo central do bairro já apresentava uma fisionomia muito semelhante àquela que hoje apresenta.


Localização do Bairro Serrano


Em 1898, a edilidade resolveu identificar as ruas do Bairro Serrano, dando-lhes os seguintes topónimos: Rua da Praça de Touros [actual Rua Luís Calado Nunes]; Travessa da Praça de Touros [mantém-se com o mesmo nome, e liga a Rua Luís Calado Nunes à R. José Ferreira Pio]; Rua do Quartel [passava pela actual Esquadra da PSP]; R. Formosa [actual Rua Central?]; e Rua dos Quintais [identificada, então, como “a última rua do lado nascente”].


Outro aspecto do casario térreo do bairro


Hoje, o Bairro Serrano está limitado, grosso modo, a Norte, pela Rua José Joaquim Marques [Estrada Nova]; a Sul, pelo Rio Tejo; a Oeste, pelo Bairro da Calçada; e a Este, pelo Bairro da Barrosa.
As ruas do Bairro Serrano, ainda marcadas por edificações térreas e modestas, eram vivificadas pela intensa azáfama de pequenas oficinas mecânicas, de serralharia ou de carpintaria, pelo pequeno comércio, e por outros ofícios exemplarmente exercidos por experimentados mestres, mas que, há poucos anos a esta parte, muitas se encerraram, dando lugar a ruas vazias e tristes, e deixando o bairro entregue a uma população envelhecida.

Fonte: Montijo e Tanto Mar

Sem comentários: