História

A minha foto
Uma Cidade orgulhosa da sua História, mesmo sendo Aldeia Galega desde 1514,reconhecida por Montijo a partir de 1930! Montijo, Capital da Felicidade! Uma Cidade, Uma Causa, MONTIJO por Amor, PORTUGAL por Devoção! Contacto: montijoportugal@gmail.com

VISITANTES

terça-feira, 5 de junho de 2012

Histórias Com História!



Manuel Giraldes da Silva, Poeta Popular

Manuel Giraldes da Silva, o patrono da Biblioteca Municipal de Montijo, autodidacta e de multifacetados talentos, foi, sobretudo, um poeta popular em toda a sua essência, e é esta vertente da sua personalidade que aqui se divulgará. Filho de Manuel Francisco da Silva e de Pulquéria da Piedade Antunes da Silva, nasceu, em Pinhal Novo, no dia 27 de Maio de 1898, e veio a falecer em Montijo, terra que desde sempre adotara, em 27 de Novembro de 1974. Poeta do Mulher – e do Amor -, senhor de gestos simples e de uma sensibilidade apurada, de palavra pronta e sempre disposto à amena cavaqueira, Manuel Giraldes da Silva confessou um dia: «Eu nunca me julguei poeta pelos versos banalíssimos que tenho feito, mas sim pela minha sensibilidade. Sinto vibrar no mais íntimo do meu ser, a beleza infinita dos horizontes, que o meu olhar contempla extasiado.» Um poeta não se apresenta, apresenta-se nos versos que escreveu. Aqui se deixa um pequeno “cartão de visitas” de Manuel Giraldes da Silva - Girsil, como também assinou algumas das suas composições. Ao evocar Manuel Giraldes da Silva não posso deixar de enviar um aceno de simpatia e amizade a Georgina Miranda, companheira na imarcescível viagem que foi a descoberta de Manuel Giraldes da Silva.

Fonte: Montijo e Tanto Mar

Sem comentários: