História

A minha foto
Uma Cidade orgulhosa da sua História, mesmo sendo Aldeia Galega desde 1514,reconhecida por Montijo a partir de 1930! Montijo, Capital da Felicidade! Uma Cidade, Uma Causa, MONTIJO por Amor, PORTUGAL por Devoção! Contacto: montijoportugal@gmail.com

VISITANTES

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Filhos da Terra!


NUNO ÁLVARES BOTELHO - GOVERNADOR da INDIA

Nascido em 1590 em Aldeia Galega do Ribatejo (Montijo), filho de Diogo Botelho (um dos governadores do Brasil) e de D. Maria Pereira, iniciou em tenra idade (8 anos) a carreira militar nas armadas de vigia das costas de Gibraltar e Marrocos.
Foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de Aldeia Galega do Ribatejo no mandato de 1616-1617, ano em que parte, pela 1ª vez, para a Índia com o Vice-Rei D. João Coutinho ao comando de 6 naus.
Retorna à Índia em 1620, como capitão-mor, ao comando de 4 naus e 6 galeões mas é em 1624 que embarca na derradeira viagem, a fim de restaurar a «paz» na navegação do Oceano Índico.
- Em 1625 repõe o domínio português no Estreito de Ormuz (conquistado pelos persas, com ajuda inglesa, em 1622) e salva Mascate das ofensivas inglesas.
- Em 1628 compõe, em Goa, um triunvirato de governadores da Índia e parte em socorro para Malaca, ao comando de uma armada de 28 navios de remo. Derrota a frota inimiga, composta por 236 navios e 19 mil homens. Arrecada para a coroa um majestoso saque, maioritariamente composto por material bélico.
Fica na região para fazer frente às armadas holandesas onde, no inicio do ano de 1630, morre afogado após uma ataque holandês ao barco onde navegava.
Encontra-se hoje sepultado na capela-mor em Malaca.
Curiosidade - à margem do seu assento de baptismo encontra-se escrito, em letra do Séc. XVII o seguinte: “O Grande e esforssado cappitam Nuno Álvares Botelho governador da Índia, e governador do mar della que el Rey de Castela tem retratado no salão de Madrid entre os nomes (?) de fama.” (Arquivo Distrital de Setúbal, Paroquial de Aldeia Galega do Ribatejo, Livros Mistos, n.º 1, 1572-1610, f. 105 r)

Por: Ana Tapadinhas

Sem comentários: