História

A minha foto
Uma Cidade orgulhosa da sua História, mesmo sendo Aldeia Galega desde 1514,reconhecida por Montijo a partir de 1930! Montijo, Capital da Felicidade! Uma Cidade, Uma Causa, MONTIJO por Amor, PORTUGAL por Devoção! Contacto: montijoportugal@gmail.com

VISITANTES

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Descendo a Rua da Graça, Montijo!

Deixemos a Ermida de S. Sebastião e a Casa da Roda e continuemos a descer a Rua da Graça.
Montijo, Novembro de 2010.O edifício está bem identificado e todos o conhecem, pois trata-se da Esquadra da Polícia de Segurança Pública. Nada na sua fachada nos diz que poderemos estar face a um dos edifícios mais antigos de Montijo. Contudo, um olhar mais perspicaz levar-nos-á a descobrir os dois pináculos, coroamento dos contrafortes, que eram muito usados na arquitectura gótica.
Aldegalega, 1842.
Foi neste ano que o edifício passou a integrar o património municipal. Depois de sucessivas campanhas de obras, ficou apto a receber um aquartelamento militar e, posteriormente, as instalações do telégrafo, a escola primária e a actual esquadra da polícia. Inicialmente fora o convento e o hospício dos Frades da Graça.
À excepção dos pináculos, nada resta que possa identificar os traços arquitectónicos da primitiva construção, que era vedada por uma cerca e tinha capela própria, que foi desmanchada em 1842, assim como a cerca da propriedade, cujos terrenos se estendiam até ao rio.Por mera curiosidade, assinale-se que, no outro extremo da vila de Aldegalega (R. de Santo António/Avenida dos Pescadores) erguia-se o Convento de Nª Srª da Conceição, no quarteirão situado entre a Avª Luís de Camões e a Praça Brasília.
O convento albergou também uma Casa para Educação de Meninas Pobres e um recolhimento para idosos. A acabou consumido pelas chamas.
O passeio deve continuar nem que seja só meia dúzia de passos.
Aldegalega do Ribatejo, 1862.
Os aldeanos eram conhecidos pela sua têmpera, gente que fazia e que não estava à espera que uma mão protectora resolvesse os seus problemas.
Naquele ano, por altura das Festas da Piedade, os principais habitantes de Aldegalega resolveram mandar construir uma praça de touros, nos terrenos anexos ao Convento da Graça. Vinte anos após a sua construção aquela praça foi demolida e, no mesmo local, edificada outra com capacidade para três mil espectadores e um diâmetro exterior de quarenta e dois metros, respeitando o projecto do Mestre de Carpintaria, José Vito da Silva. A Praça de Touros de Aldegalega foi inaugurada em 29 de Junho de 1888.
No final da primeira metade do século XX, devido aos sinais evidentes de degradação que ostentava, a praça foi encerrada e, no seu local, foi construído o Cinema Teatro Joaquim de Almeida.Montijo, Novembro de 2010.
Ainda hoje há quem ao olhar para o edifício do cinema se lembre das tardes de glória protagonizadas na praça de touros, que ali existiu, e outros velhos montijenses recordam aquela tarde em que um touro desembolado entrou nas instalações municipais – a abegoaria –, contíguas à praça, e trespassou as mulas que ali estavam.
Como gosta de realçar o meu amigo Vítor Cola, era o tempo em que os touros vinham a pé e as carroças municipais eram puxadas por mulas.

Texto Enviado Por: Rui Aleixo

Sem comentários: