História

A minha foto
Uma Cidade orgulhosa da sua História, mesmo sendo Aldeia Galega desde 1514,reconhecida por Montijo a partir de 1930! Montijo, Capital da Felicidade! Uma Cidade, Uma Causa, MONTIJO por Amor, PORTUGAL por Devoção! Contacto: montijoportugal@gmail.com

VISITANTES

terça-feira, 9 de abril de 2013

Histórias com História!

HISTÓRIAS DESPORTIVAS de ALDEIA GALEGA a MONTIJO



1 de Outubro de 1922


O Aldegalense Sport Club dinamiza a constituição de «uma comissão formada por cidadãos desta vila no intuito de organizar e iniciar definitiva­mente, em Aldegalega, a vida desportiva de tão reconhecida utilidade e de não grande al­cance.»

1923

Fundação do Morte Foot-Ball Club. A equipa vestia de preto e tinha uma caveira por emble­ma. Tinha o campo de futebol na Quinta do Saldanha. O Aldegalense Sport Club o era o principal rival.

16 de Julho de 1923

Fundação dos 11 Unidos Fool-Ball Club.

2 de Dezembro de 1923

O jornal “A Liberdade”, re­gista que «a educação física tem hoje em Aldegalega verdadei­ros apaixonados, fixando-se de­finitivamente a sua existência».

15 de Dezembro de 1923

Iniciam-se as aulas de boxe no Morte Foot-Ball Club.

16 de Dezembro de 1923

Realizam-se jogos de futebol nos campos do Morte, ao Saldanha, e do Estrela Sporting Club, na Pontinha.

23 de Dezembro de 1923


Primeira derrota do Morte Foot-Ball Club frente ao Liber­dade de Caramujo.

25 de Dezembro de 1923

O Morte Foot-Ball Club sagra-se «Campeão de Aldegalega» ao vencer, no seu campo, o Estrela Sporting Club por 9-3.

Durante o desafio lesionou­-se um jogador do Estrela, que «logo no principio da primeira parte fracturou a rótula da per­na direita. Felizmente encon­trava-se no campo o ilustre clinico Sr. Dr. Vitorino da Mota, que, mandando vir algo­dão, talas e ligaduras, tratou gratuitamente do infeliz jogador, que seguiu para Lisboa no comboio das 16 horas.»


30 de Dezembro de 1923


Combate de boxe de meios-pesados, no Grande Cinema Independente, entre Faustino Pereira, campeão de Portugal, e Luiz Rena, candida­to ao título de campeão de Es­panha.
Os jornais de Aldegalega reconhecem que o futebol «está tomando entre nós, aldegalen­ses, um incremento ex­traordinário, vendo-se já muitos antigos indiferentes a assistirem aos desafios e a tomar­em pelas várias fases um inter­esse manifesto».

Sem comentários: