História

A minha foto
Uma Cidade orgulhosa da sua História, mesmo sendo Aldeia Galega desde 1514,reconhecida por Montijo a partir de 1930! Montijo, Capital da Felicidade! Uma Cidade, Uma Causa, MONTIJO por Amor, PORTUGAL por Devoção! Contacto: montijoportugal@gmail.com

VISITANTES

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Histórias com História!


Ti Alexandrino - Montijo - 1970

Alexandrino Carvalho Nunes, O Carvoeiro, mais conhecido pelo Ti Alexandrino, como em bom montijense se designa quem faz parte da nossa história. O Ti Alexandrino, é um homem da terra, que em conjunto com o seu macho e carroça, percorria a nossa região a vender carvão. Sim, naquela altura, existiam vários vendedores, que nas suas carroças, acompanhados de animais valorosos faziam longas caminhadas juntos, de forma a conseguirem o seu ganha pão. O Ti Alexandrino, é um desses homens, que carregava todos os dias cerca de 200 Kilos de carvão na sua carroça, lançava gritos de presença nas ruas de Montijo e vendia, porta a porta, pessoa a pessoa o seu produto. No fim, só regressava a casa, quando avistava as tábuas do seu meio de transporte e de trabalho. O macho nessa altura, já mais leve, acompanhava feliz mais um regresso a casa, de mais dia de trabalho completo. O Ti Alexandrino, tinha os pulmões negros do pó de carvão, mas diziam que a sua alma e espírito, nada tinha a ver com essa negridão que o acompanhava. Um homem, que vendia 200 Kilos de carvão e levava para casa 16 tostões. Tempos, em que cada tostão, era valorizado e resultante do esforço do corpo e do trabalho. Tempos, em que em cada porta do Montijo, em cada esquina, em cada rua se encontrava alguém conhecido, por isso hoje damos a conhecer, o Ti Alexandrino, o Carvoeiro do Montijo.


Ti Alexandrino - Montijo - 1970

Por: Montijo Portugal

5 comentários:

José Fernandes disse...

Recordo-me perfeitamente do ti Alexandrino. Prezo-me de ser amigo dos seus filhos.

José Fernandes disse...

Recordo-me perfeitamente da figura típica que era o Ti Alexandrino e prezo-me de ser amigo de seus filhos.

margarida disse...

Lembro-me muito bem deste Senhor,teve também uma taberna,que se não estou errada era a taberna do Justo e algumas vezes fui comprar carvão,aonde estava a mulher.

Unknown disse...

O genro ainda vende carvão e lixivia, no mercado da "Reforma Agrária". Tem com ele guardadas as gaitas que o Ti Alexandrino usava para anunciar a sua chegada.

Domingos Rodrigues disse...

Recordo-me de outtras figuras tipicas, mas desta não. Recordo-me de uma figura tipica latueiro de porta em porta a reparar panelas , cantaros e etc, etc.....