HISTÓRIAS DESPORTIVAS entre 1924 e 1935 em ALDEIA GALEGA e MONTIJO!
3 de Dezembro de 1924
O Conselho Técnico do Aldegalense solicita à Câmara Municipal «vinte cinco ou trinta postes inúteis, mas que serviriam para a vedação do campo de foot-ball». O Conselho reconhece que «a prática do foot-ball cria qualidades de sangue frio, de inteligência, de decisão, etc., que são muitas vezes de grande utilidade na vida corrente. É um sport útil para o desenvolvimento da mocidade».
2 de Junho de 1926
O 11 Unidos Foot-Ball Club solicita à Câmara unia porção de terreno, com 90 metros de largura e 120 de comprimento, «para exercer esta espécie de desporto a que chamamos de foot-ball» O clube fundamenta o seu pedido esclarecendo que só «tem em vista o progresso do desporto ainda bastante selvagem nesta terra.»
Junho de 1928
Fundação do Avenida Foot-Ball Club.
25 de Maio de 1930
O Jornal «Montijo» analisa a arbitragem do jogo do Grupo Desportivo dos Fósforos, da segunda divisão de Lisboa, contra o Aldegalense, que terminou empatado a um golo: «Árbitro, José Fortunato. Bem-intencionado. Imparcial. Apita demais por mínimas coisas o que contraria o critério das leis. Fraca visão nos off-sides e conversador excessivo com os jogadores. Acompanha mal as jogadas e é comido pelos truqueneurs. Em conclusão: está ainda de biberon em arbitragens».
15 de Junho de 1930
Meia-final do campeonato distrital de Setúbal, que se realiza no campo do Aldegalense, considerado um dos melhores do distrito, defrontando-se o Vitória F.C. e o Luso do Barreiro.
6 de Julho de 1930
O 11 Unidos arrenda o seu campo de futebol situado ao fim da R. Joaquim de Almeida (actual fábrica da Infal). A vila passa a dispor de dois campos de futebol.
18 de Novembro de 1930
Integração da equipa de futebol que «por várias épocas jogara pelas cores do Aldegalense Sport Club», na associação com o mesmo nome.
14 de Dezembro de 1930
O Aldegalense Sport Club organiza o torneio da «Amizade», em que participam o União Moitense, o Lavradiense e o 1.º de Maio de Sarilhos.
25 de Julho de 1932
Torneio de Tiro aos Pombos e jogos de Basquetebol organizados pelo Aldegalense Sport Club. Ojogo é «entre as primeiras categorias do Barreirense e do União de Lisboa.
«O «basket-ball» é um desporto ainda pouco conhecido em Montijo, e bom seria que os clubes desta terra o fizessem praticar pelos seus associados», reconhecem os jornais locais.
11 de Setembro de 1932
Torneio de atletismo organizado pelo Aldegalense Sport Club, no qual participam o União Sport Club Almadense, a Associação Académica de Atletismo de Setúbal e o Aldegalense.
Disputaram-se provas de estafetas 3x300, salto em comprimento, salto em altura, corridas de 800 e 1000 metros e lançamento de peso e dardo.
Lançamento de peso. Prova desportiva realizada no Campo do Aldegalense, na década de 30
18 de Setembro de 1932
· O jogador Emídio Tavares Pinho, conhecido por «Emídio Rato», do Aldegalense, alinha pelo Sport Lisboa e Benfica, cotando-se com uma boa exibição, no jogo que a equipa lisboeta disputou com o Atlético de Bilbau.
· No Montijo, realizam-se provas de ciclismo, circuito Montijo, Samouco, Alcochete, Montijo.
17 de Julho de 1933
Realiza-se uma prova de ciclismo de 35 kms.
23 de Julho de 1933
Apresentação da classe de ginástica infantil do Aldegalense Sport Club.
24 de Julho de 1933
Prova de natação organizada Pelo Aldegalense Sport Club.
30 de Julho de 1933
Apresentação da equipa infantil de futebol do Aldegalense Sport Club, denominada Infantil Azul, que vence uma equipa de Setúbal por 4-2.
6 de Maio de 1934
O Farense desloca-se a Montijo e vence o 11 Unidos F. C. por 3-1.
7 de Maio de 1931
O Aldegalense vence o Farense por 1 -0, no segundo jogo da digressão do clube algarvio.
Reportagem de um jornal local: «O nosso «foot-ball» ergueu-se da morbidez em que há muito permanecia, viveu dias de verdadeiro entusiasmo, e o jogos tiveram uma assistência que é invulgar ver-se nos, nossos campos. O público delirou e no final invadiu o campo a felicitar os jogadores.
Antes do encontro houve troca de ramos entre os capitães e ao presidente do Farense foi oferecido um lindo ramo de rosas.
Mais algumas organizações idênticas e o nosso «fot-ball» começará a ser conhecido e apreciado como justamente merece.»
24 de Junho de 1934
O Aldegalense Sport Club desloca-se a Palmela onde defronta e vence o Palmelense Sport Club por 2-1.
O jogo é marcado pela violência por parte dos jogadores do Palmelense e, na segunda parte do desafio, o público invadiu o campo agredindo os jogadores visitantes.
O primeira a agredir um jogador do Aldegalense foi o próprio árbitro.
24 de Agosto de 1934
O Bela Vista Fool-Ball Club e o Avenida Foot-Ball, ambosclubes de Montijo, defrontam-se no campo do Aldegalense, vencendo o Bela Vista pelo «score de 4-2».
Época de 1934/1935
Aldegalense Sport Club sagra-se campeão de futebol do Núcleo de Montijo.
2 de Junho de 1935
O Aldegalense Sport Club disputa o campeonato de futebol da Associação de Setúbal.
Fonte: montijo e tanto mar
Sem comentários:
Enviar um comentário