História

A minha foto
Uma Cidade orgulhosa da sua História, mesmo sendo Aldeia Galega desde 1514,reconhecida por Montijo a partir de 1930! Montijo, Capital da Felicidade! Uma Cidade, Uma Causa, MONTIJO por Amor, PORTUGAL por Devoção! Contacto: montijoportugal@gmail.com

VISITANTES

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Histórias Com História!

HISTÓRIAS DESPORTIVAS entre 1924 e 1935 em ALDEIA GALEGA e MONTIJO!



3 de Dezembro de 1924

O Conselho Técnico do Al­degalense solicita à Câmara Municipal «vinte cinco ou trinta postes inúteis, mas que ser­viriam para a vedação do cam­po de foot-ball». O Conselho reconhece que «a prática do foot-ball cria qualidades de sangue frio, de inteligência, de decisão, etc., que são muitas vezes de grande utilidade na vida corrente. É um sport útil para o desenvolvimento da mocidade».

2 de Junho de 1926

O 11 Unidos Foot-Ball Club solicita à Câmara unia porção de terreno, com 90 metros de largura e 120 de comprimento, «para exercer esta espécie de desporto a que chamamos de foot-ball» O clube fundamenta o seu pedido esclarecendo que só «tem em vista o progres­so do desporto ainda bastante selvagem nesta terra.»

Junho de 1928

Fundação do Avenida Foot­-Ball Club.

25 de Maio de 1930

O Jornal «Montijo» analisa a arbitragem do jogo do Grupo Desportivo dos Fósforos, da segunda divisão de Lisboa, contra o Aldegalense, que terminou empatado a um golo: «Árbitro, José Fortunato. Bem-intencionado. Imparcial. Apita demais por mínimas coisas o que contraria o critério das leis. Fraca visão nos off-sides e con­versador excessivo com os jogadores. Acompanha mal as jogadas e é comido pelos tru­queneurs. Em conclusão: está ainda de biberon em arbitra­gens».

15 de Junho de 1930

Meia-final do campeonato distrital de Setúbal, que se rea­liza no campo do Aldegalense, considerado um dos melhores do distrito, defrontando-se o Vitória F.C. e o Luso do Barreiro.

6 de Julho de 1930


O 11 Unidos arrenda o seu campo de futebol situado ao fim da R. Joaquim de Almeida (actual fábrica da Infal). A vila passa a dispor de dois campos de futebol.

18 de Novembro de 1930

Integração da equipa de fute­bol que «por várias épocas jo­gara pelas cores do Aldegalense Sport Club», na associação com o mesmo nome.

14 de Dezembro de 1930

O Aldegalense Sport Club organiza o torneio da «Ami­zade», em que participam o União Moitense, o Lavradiense e o 1.º de Maio de Sarilhos.

25 de Julho de 1932

Torneio de Tiro aos Pombos e jogos de Basquetebol organi­zados pelo Aldegalense Sport Club. Ojogo é «entre as primei­ras categorias do Barreirense e do União de Lisboa.

«O «basket-ball» é um desporto ainda pouco conhecido em Montijo, e bom seria que os clubes desta terra o fizessem praticar pelos seus associados», reconhecem os jornais locais.

11 de Setembro de 1932

Torneio de atletismo organi­zado pelo Aldegalense Sport Club, no qual participam o União Sport Club Almadense, a Associação Académica de Atletismo de Setúbal e o Alde­galense.
Disputaram-se provas de estafetas 3x300, salto em comprimento, salto em altura, corridas de 800 e 1000 metros e lançamento de peso e dardo.



Lançamento de peso. Prova desportiva realizada no Campo do Aldegalense, na década de 30

18 de Setembro de 1932

· O jogador Emídio Tavares Pinho, conhecido por «Emídio Rato», do Aldegalense, alinha pelo Sport Lisboa e Benfica, cotando-se com uma boa exi­bição, no jogo que a equipa lis­boeta disputou com o Atlético de Bilbau.
· No Montijo, realizam-se pro­vas de ciclismo, circuito Mon­tijo, Samouco, Alcochete, Montijo.

17 de Julho de 1933

Realiza-se uma prova de ciclis­mo de 35 kms.

23 de Julho de 1933

Apresentação da classe de ginástica infantil do Aldega­lense Sport Club.

24 de Julho de 1933

Prova de natação organizada Pelo Aldegalense Sport Club.

30 de Julho de 1933

Apresentação da equipa in­fantil de futebol do Aldegalense Sport Club, denominada Infan­til Azul, que vence uma equipa de Setúbal por 4-2.

6 de Maio de 1934

O Farense desloca-se a Mon­tijo e vence o 11 Unidos F. C. por 3-1.

7 de Maio de 1931


O Aldegalense vence o Fa­rense por 1 -0, no segundo jogo da digressão do clube algarvio.
Reportagem de um jornal local: «O nosso «foot-ball» ergueu-se da morbidez em que há muito permanecia, viveu dias de ver­dadeiro entusiasmo, e o jogos tiveram uma assistência que é invulgar ver-se nos, nossos campos. O público delirou e no fi­nal invadiu o campo a felicitar os jogadores.
Antes do encon­tro houve troca de ramos entre os capitães e ao presidente do Farense foi oferecido um lindo ramo de rosas.
Mais algumas organizações idênticas e o nosso «fot-ball» começará a ser conhecido e apreciado como justamente merece.»

24 de Junho de 1934


O Aldegalense Sport Club desloca-se a Palmela onde de­fronta e vence o Palmelense Sport Club por 2-1.
O jogo é marcado pela violência por parte dos jogadores do Palmelense e, na segunda parte do de­safio, o público invadiu o cam­po agredindo os jogadores visitantes.
O primeira a agredir um jogador do Aldegalense foi o próprio árbitro.

24 de Agosto de 1934

O Bela Vista Fool-Ball Club e o Avenida Foot-Ball, ambosclubes de Montijo, defrontam­-se no campo do Aldegalense, vencendo o Bela Vista pelo «score de 4-2».

Época de 1934/1935

Aldegalense Sport Club sa­gra-se campeão de futebol do Núcleo de Montijo.

2 de Junho de 1935

O Aldegalense Sport Club disputa o campeonato de fute­bol da Associação de Setúbal.

Fonte: montijo e tanto mar

Sem comentários: