História

A minha foto
Uma Cidade orgulhosa da sua História, mesmo sendo Aldeia Galega desde 1514,reconhecida por Montijo a partir de 1930! Montijo, Capital da Felicidade! Uma Cidade, Uma Causa, MONTIJO por Amor, PORTUGAL por Devoção! Contacto: montijoportugal@gmail.com

VISITANTES

terça-feira, 10 de agosto de 2010

E se a Morte Fizesse um Golo, Festejava?

Morte? Sim, morte como sinal de vida, de energia e de convivialidade. Parece estranho, mas o Montijo tem destas coisas - no tempo em que o corfadário atormentava a vila, o Morte Futebol Clube levava os aldeanos ao rubro.
O Morte Foot-Ball Club foi um dos primeiros clubes de futebol de Aldegalega/Montijo. Pouco se sabe da sua origem e muito menos sobre a escolha do nome – Morte. O que se sabe é que o clube estava instituído em 1923, equipava-se de preto e adoptou a caveira como emblema, que exibia nas camisolas. Disputava os jogos no seu próprio campo, na Quinta do Saldanha, e tinha no Aldegalense Foot-Ball Club o seu principal rival, registando-se relatos de jogos entre estes dois clubes, que foram marcados pela violência.
O M.F.C. terá realizado o seu primeiro jogo, em 16 de Dezembro de 1923, contra o Estrela Sporting Club, clube aldeano também, e vergou-se à primeira derrota frente ao Liberdade de Caramujo. No dia 25 de Dezembro de 1923, o M.F.C. sagrou-se «Campeão de Aldegalega» ao vencer o Estrela Sporting Club por 9-3. O jogo ficou marcado pela grave lesão de um jogador do Estrela que fracturou a rótula da perna direita. Valeu-lhe a presença de um médico que “mandando vir algodão, talas e ligaduras, tratou gratuitamente do infeliz jogador, que seguiu para Lisboa no comboio das 16H00.”
Além do futebol, os atletas do M.F.C. dispunham também de aulas de boxe.
A derradeira notícia sobre o M.F.C. dá conta da sua participação num torneio de futebol a favor do Asilo de S. José, em que, além daquele clube, participaram também o Aldegalense Foot-Ball Club, o Estrela Sporting Club e o Sporting Escolar, todos clubes aldeanos.
Registe-se, a terminar este apontamento, que, em 1924, o Administrador do Concelho quis proibir os jogadores de futebol “que seguiam para o campo de jogo em cuecas e camisola,mas com o casaco vestido, com absoluta decência”, de atravessarem as ruas naquelas circunstâncias.

Texto enviado por: Rui Aleixo

Sem comentários: