História

A minha foto
Uma Cidade orgulhosa da sua História, mesmo sendo Aldeia Galega desde 1514,reconhecida por Montijo a partir de 1930! Montijo, Capital da Felicidade! Uma Cidade, Uma Causa, MONTIJO por Amor, PORTUGAL por Devoção! Contacto: montijoportugal@gmail.com

VISITANTES

domingo, 31 de outubro de 2010

Futebol Jovem!

Um vídeo para ficar a conhecer as novas pérolas montijenses do futebol jovem da Cidade!

Escolha a Sua Música!

Esta semana a grande vencedora foi uma cantora montijense, de seu nome Dulce Pontes!Dulce José Silva Pontes, nasceu no Montijo a 8 de Abril de 1969 e é uma das cantoras portuguesas mais populares e reconhecidas internacionalmente. Canta canções pop, música tradicional portuguesa (fado e folclore incluído), bem como música clássica.
Costuma definir-se como uma artista da world music. Também compõe alguns dos temas que canta. A sua actividade artística contribuiu para o renascimento do fado nos anos noventa do século passado. Dulce distingue-se principalmente pela sua voz, que é versátil, dramática e com uma capacidade invulgar de transmitir emoções. É uma soprano dramática com uma voz potente, versátil e penetrante. É considerada uma das melhores artistas dentro do panorama musical português.

Continue a votar na sua Música ou Banda Preferida, deixando na parte dos comentários desta secção o seu voto! Participe!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Palavras Criativas!

O palco suspenso na avenida, prossegue os acordes de uma comédia com episódios líricos... A multidão circunda e divide-se em espanto quando reconhecem a deusa...
A sua doçura como as estrelas do céu elevam um sorriso geral aos transeuntes desta noite prodigiosa... Face à claridade gerada, uma alma é iluminada e a busca da luz que se encontrava longe, é agora o argumento de uma peça de teatro neste circo extravagante... Respostas à gargalhada, são agora criadas a perguntas que não existem... Ouvem-se berros de alegria da filha do sol, face à musica rara tocada por fantasmas inocentes... Jurava agora, com a maior sinceridade de espirito que tenho pressa de ancontrar esse local de espanto onde a tua alma se encanta... Jurava agora que o tempo da vida, arrasta eternamente uma imagem querida do teu doce sorriso, transformando fumo em fogo e a escuridão em luz, como jamais ninguém o vai conseguir fazer... Serão sempre estes... OS NOSSOS MOMENTOS!

Basket no Montijo!

Apresentamos uma imagem de uma equipa de Basket no Montijo nos anos 50 e o local onde se praticava a respectiva modalidade! Complicado aqui não era encestar, era bater com a bola no chão!

Sugestão Desportiva!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Imagens Antigas Montijo!

Apresentamos imagens da antiga Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense, fundada em 1913 e de um Pescador que como não poderia deixar de ser fazia parte integrante, como todos da SCUPA!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Um Passeio na Praça da República!


Dirijo um convite para embarcarem comigo na nave do tempo e partirmos à procura da Praça da República, num tempo situado entre os séculos XV e XIX.
O encontro para a partida será feito junto ao coreto, que, por si, merecerá uma página noutra oportunidade, mas, por agora só registarei duas pequenas curiosidades. Quando, na primeira metade da segunda década do século XX, o mestre serralheiro, Virgílio Martins da Costa, deu início aos trabalhos de construção do coreto da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro, achou que o projecto era pobre e resolveu enriquecê-lo, porque Aldeia Galega merecia um coreto imponente. Como aficionado que era rematou-o com uma cúpula mais pequena, imitação das cúpulas da Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa. O coreto teve, ao longo da sua vida, duas campanhas de obras sob a direcção dos mestres serralheiros José Luís da Costa Horta (Maxinó), neto de Virgílio Martins da Costa, e de Cipriano Moreira da Costa, tio de José Luís e filho de Virgílio da Costa, todos irmanados por laços de família.
Mas deixemos o coreto e viajemos até ao passado.

No século XV, o local que hoje se denomina de Praça da República era descrito como um “rossio pequeno em redor da Igreja do Espírito Santo”, em oposição ao maior, que se localizava na actual Praça 1º de Maio, outrora o centro da vila.

Naquele século, crescendo a vila em direcção ao rio, o povo aldeano solicitou ao Mestre da Ordem de Santiago, D. Jorge, filho de D. João II, que fosse construída uma nova igreja mais no meio da povoação. O pedido foi indeferido, mas o povo aldeano, numa lição que os montijenses devem reter, não baixou os braços. Permitiu que a câmara municipal lançasse um imposto destinado à construção da nova igreja e, como descreve o Pe. António Carvalho da Costa «o braço do povo (a) fez e ornou de prata e ornamentos». Em 1498, estava pois construída a Igreja do Espírito Santo, no “rossio pequeno”.
Como é consabido as igrejas eram também utilizadas como cemitério e, assim, dentro da Igreja do Espírito Santo e no seu adro foram enterrados milhares de corpos ao longo de mais de três séculos. A Praça da República foi o principal cemitério de Aldeia Galega, até ao século XIX. Na década de 50 e 60, do século XX, quando a Praça foi sujeita a obras de remodelação, foram desenterradas muitas ossadas do primitivo cemitério. Ainda hoje, quem passear junto à igreja facilmente verificará a existência de lajes tumulares.Deixemos a visita à igreja para outra ocasião, e retomemos um episódio, que já relatei noutra oportunidade. No adro da igreja, erguiam-se palanques para ver touros, que era reprovado pelo visitador da Ordem de Santiago, que considerava muito indecente que os homens se sentassem perto das mulheres. Contudo, apesar da pesada ameaça de excomunhão, continuaram a realizar-se touradas no adro da igreja.
Local de culto, cemitério e praça de touros assim se começava a desenhar o novo centro da vila, que, naquela época, era um grande descampado até às margens do rio. (cont.)

Texto Enviado Por: Rui Aleixo

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Só Riso e SoRRiso!

Em mais uma uma Segunda-Feira de alegria, eis nova imagem e vídeo para nos divertirmos! Como imagem, temos a do famoso jogador de futebol a quem apelidam do "3 Pernas".Como vídeo temos uma compilação de vários momentos cómicos e hilariantes, onde cada momento é uma surpresa constante! Divirta-se e tenha uma boa semana!

sábado, 23 de outubro de 2010

Escolha a Sua Música!

A banda vencedora desta semana foram os The Smashing Pumpkins. Uma banda de rock alternativo norte-americana formada em Chicago no ano de 1987. A banda passou por diversas mudanças de integrantes ao longo do tempo, mas durante a maior parte da sua carreira, assim como na maioria dos créditos em seus álbuns, foram compostos por Billy Corgan (vocais, guitarra), James Iha (guitarra, vocais), D'arcy Wretzky (baixo, vocais) e Jimmy Chamberlin (bateria, percussão).
Menos influenciados pelo punk rock do que outras bandas contemporâneas de rock alternativo, a banda possui uma sonoridade bastante diversa, densa, com uma forte presença de guitarras e com elementos de grunge, rock gótico, heavy metal, dream pop, rock psicadélico, rock progressivo e posteriormente, música eletrônica.

Continue a votar na sua música ou banda preferida, deixando na parte dos comentários desta secção o seu voto! Participe!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Loucura no Montijo!

Em mais uma semana de loucura divertida, apresentamos a nova faixa de Nélson AKA N-Klay, o homem que deseja destronar o mítico tenor Aldeano Ismael! Divirta-se e tenha um excelente fim de semana!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Imagens Antigas Montijo!

Novas imagens antigas apresentadas da cidade Montijo, desta feita demonstrado como era a actual Zona Ribeirinha do Montijo e a sua área envolvente!


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Só Riso e SoRRiso!

Mais uma semana no seu inicio, novamente tempo para se se perder no tempo e no espaço a rir, de forma a entrar com um espírito alegre na mesma! Como imagem, temos um jovem, onde se aplica e bem o velho provérbio, "é de pequenino, que se torce o pepino", coisa que este jovem já está a fazer para que não fique torcido!Como vídeo apresentamos uma série de apanhados da televisão portuguesa, onde as situações são hilariantes! Divirta-se!

domingo, 17 de outubro de 2010

Retrato do Montijo!

Um vídeo que com as suas imagens incorporadas já faz história visual da cidade do Montijo, pois algumas situações retratadas já não existem! A descobrir!

sábado, 16 de outubro de 2010

Escolha a Sua Música!

A banda vencedora desta semana, foram os Death in Vegas! Death in Vegas é uma banda de rock psicadélico e rock eletrônico, formada no Reino Unido! Composta por dois membros permanentes: Richard Fearless (Richard Maguire) e Tim Holmes, Influenciados por uma vasta gama de géneros musicais, incluindo rock psicadélico, electro, krautrock, dub e industrial, o som da banda está em constante mudança, movendo-se entre os sons ao vivo de rock, electro e minimal techno. A banda foi formada em 1994 por Steve Fearless e Hellier.

Escolha a Sua Música ou Banda Preferida, deixando na parte dos comentários o seu voto! Participe!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sugestão Cultural!

Sugestão Desportiva!

A Equipa de Juniores da Academia Bairro Miranda recebe a equipa de Seniores do Tramagal Sport União, uma forma diferente de competição no Montijo, que servirá de incentivo maior a estes jovens atletas da cidade do Montijo! Antes, pode assistir ao jogo do escalão de Juvenis, em mais uma jornada a contar para o Campeonato Distrital de Setúbal! Apoie o Futsal da Cidade do Montijo!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Imagens Antigas Montijo!

Apresentamos hoje várias fases e alturas da nossa estimada Praça da República, no Montijo! Sendo considerada sempre o Centro da Cidade foi uma zona que passou por transformações ao longo do tempo! Aprecie algumas das alterações mais significativas!





quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ModelScala Montijo!

No passado mês realizou-se mais uma ModelScala no Montijo, uma exposição de modelismo já bastante conceituado a nível nacional e que marca e distingue cada vez mais a organização e a cidade do Montijo! Continuação do bom trabalho! Fiquemos assim com algumas das imagens mais significativas deste certame!

Relação Homem Toiro Bravo!

Um impressionante vídeo onde um homem consegue ser amigo de um Toiro Bravo, enquanto o resto da manada assiste impávida e serena em sinal de respeito por essa amizade! Incrível!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

A Primeira Tertúlia Tauromáquica de Montijo!

Foi em 1842, que foi fundada a “Sociedade do Divertimento de Touros da Villa de Aldeia Gallega do Ribatejo”, que tinha por fim “proporcionar aos seus amigos e demais amadores alguns momentos de distracção”, e que talvez seja a primeira tertúlia tauromáquica de Montijo.
Constituíram a primeira Comissão Directiva Cristiano Augusto da Silva, João Quaresma, Jacinto Rodrigues de Oliveira Soares, Epifânio de Sousa, António Joaquim Leite, António Pereira Duarte, Dr. João Pedro Alberto e António Joaquim Saragoça Júnior.
A Sociedade, que também era conhecida por “Curiosos dos Divertimentos dos Touros”, organizou inúmeras touradas e outros divertimentos taurinos, mas foquemos as da apresentação da Sociedade.
Nos dias 20, 21 e 22 de Agosto de 1842, realizaram-se três touradas, foram lidados 12(doze) touros, em cada uma delas, e os espectáculos foram anunciados com girândolas e foguetes.
O curro “foi mandado escolher com toda a particularidade pelo Exmo. Sr. Comendador João Ferreira Prego, dos mais bravos das suas manadas dos campos do Paul da Vala”, segundo notícia da época.
Vejamos então como se desenrolava um espectáculo tauromáquico in illo tempore.
Os espectáculos iniciaram-se com uma “bem luzidia dança, composta de dezasseis mancebos”, para a qual foram encomendados oito fios de contas encarnadas para o pescoço, dezasseis caraças, alugados fatos e grinaldas e pagos $400 réis pelos sapatos do mestre de dança.
Finda a dança, saiu uma azémola com farpas acompanhada dos “ distintos homens de forcado”.
De seguida, apresentou-se, na praça, “o elegante e inteligente Neto, Francisco de Borja de Mó, montado num cavalo e acompanhado dos seus respectivos andarilhos.”
Feitos os cumprimentos retirou-se, voltando à praça com um novo cavalo e “tendo recebido do senhor inspector noções precisas, convidou o cavaleiro para que se dignasse fazer com que os seus esforços e perícia de arte se tornasse mais brilhante a diversão.”
Entrou depois na praça, “o muito nobre e distinto cavaleiro Exmo. Sr. Júlio da veiga Marques Júnior, montado num magnífico cavalo de manejo, acompanhado dos beneméritos capinhas e homens de forcado, cumprimentando com as cavaleirozas maneiras de que são dotados, os dignos espectadores.”
Depois de ter desempenhado os preliminares o cavaleiro retirou-se, voltando de novo à praça para o início da peleja.
Lidaram-se os doze touros, devendo-se salientar que dois deles foram farpeados pelos Africanos e um pelos Curiosos.
Estes espectáculos eram usualmente preenchidos por amadores, recorrendo-se, contudo, a uma figura maior da tauromaquia para os abrilhantar.
O touro para curiosos, que subsistiu até ao século XX, fazia parte integrante do espectáculo, e constituía “um gracioso intervalo desempenhado por diversos rapazes, amadores, que depois de bandarilharem o touro, o agarrarão à unha, mostrando neste rasgo de valentia que os homens não se medem aos palmos, e que o denodo, coragem e valentia, nasce com o homem.”

Texto Enviado Por: Rui Aleixo

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Só Riso e SoRRiso!

Em mais um começo de semana, nada melhor que ser a sorrir! Assim sendo, temos mais uma imagem e vídeo divertidos! Como imagem temos um restaurante que está aberto todos os dias, menos no descanso semanal!Como vídeo um conjunto de jovens japoneses que através da sua concentração e muitas horas de treino, fazem autênticas maravilhas! A descobrir!

domingo, 10 de outubro de 2010

Palavras Criativas!

Madrugada. Noite cerrada. O vento sente-se um super herói, devido às suas fortes rajadas. A chuva e o frio transformam-se numa assombração, que sai sempre ao caminho nos lugares mais impensáveis por onde caminha e vegeta o viajante. Como uma emboscada diabólica, instantaneamente o viajante é levado pelo vento e mesmo que peça ajuda a sua língua está embrulhada em pavor. Maldita cilada,pensa o viajante. Para onde o levam. O desespero toma conta de si. Uma voz ecoa no horizonte. Canta-me uma poesia, diz a voz. Canta-me uma sátira amável que tenhas na tua memória furtiva. A reacção imediata do viajante foi um sobressalto de surpresa, vergonha e embaraço, que resolveu com uma recusa muito convincente. Essa misteriosa voz fica furiosa,enquanto a tempestade se adensa cada vez mais e transforma o viajante num mártir deste temporal infernal. Porque não me recitas poesia, insiste a voz. O viajante, sem ter que forçar a memória responde que não consegue articular palavras porque ainda continua fascinado com a beleza magistral e o sorriso mais colorido do mundo de uma nova mulher que se lhe atravessou no caminho!

Texto Enviado Por: J.C.P.

Se desejar que o seu texto seja publicado, envie-nos a sua proposta para montijoportugal@gmail.com

sábado, 9 de outubro de 2010

Sugestão Cultural!

Escolha a Sua Música!

Hoje o grande vencedor por incrível que pareça, não tem nenhuma banda, nunca fez música e não tinha cantado até este dia, mas tem um pé esquerdo fabuloso e chama-se Diego Armando Maradona. Diego Armando Maradona, nasceu em Lanús a 30 de Outubro de 1960. Maradona celebrizou-se como um dos maiores, mais famosos e mais polémicos jogadores do século XX. Reunia inteligência e um talento monstruoso, com dribles e habilidade para mudar drasticamente a sua velocidade. Enquanto jogador, Maradona foi reverenciado como uma divindade no seu país natal, sendo criada inclusive uma igreja dedicada a ele. Por isso podemos afirmar DEUS TAMBÉM CANTA!

Continue a votar na sua música ou banda preferida, deixando na parte dos comentários desta secção o seu voto! Participe!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Loucura no Montijo!

Em mais uma semana de loucura divertida da cidade do Montijo, apresentamos uma nova promessa da música montijense, onde a rivalidade de estatuto poderá ser de grau elevado, pois retirar o trono ao nosso grande tenor Ismael, não será facil, com toda a certeza! Assim fiquemos a conhecer Nélson AKA N-Klay! Divirta-se e tenha um bom fim de semana!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Concerto Bandas Montijo!

Os Russos The Grand Astoria estreiam-se em Portugal fazendo-nos viajar com o seu stoner rock psicadélico, no qual se nota grande influência do hard rock clássico.
Toda esta psicadelia surge com uma atitude punk, garage do 70´s de uma forma brilhantemente misturada com deliciosas guitarras fuzzy durante as suas longas jams instrumentais que proporcionam grandes viagens psicadélicas.
Os Marbles apresentam também o seu stoner rock.
Influência sempre presente em todos os trabalhos que a banda tem vindo persistentemente a desenvolver desde 1995.
Em 2010 encontram-se a gravar o seu novo trabalho, revelam agora o stoner rock bem mais puro, maduro, musculado, absolutamente psicadélico e cósmico como sempre.
Pode-se esperar que este concerto incida principalmente nos temas do seu novo trabalho, por isso, é uma excelente oportunidade de ver e ouvir uma das melhores bandas a praticar Stoner Rock em portugal.
Os Clown HO desenham “riffs” pesados, recortados por “flashes” de ambientes e paisagens melódicas e psicadélicas.
Podemos sentir um carácter sensual e um som de texturas mais “rough” de guitarras afinadas em tons graves.A sua música é ornamentada através de uma voz feminina doce, suave e com muito Groove. Existe na banda mais uma voz, caracterizada por uma influência mais quente, suja e atormentada. A bateria vai beber a influências trip-pop em sonoridades mais hipnóticas e dispara poderosas batidas sempre que os “riffs” das guitarras assim o exigem.No baixo sente-se uma influência mais stoner e psicadélica.
Em termos gerais é uma banda muito sólida, poderosa e melódica.
Podem ser hipnóticos, catárticos e viscerais.
Desta forma, todos estes “princípios activos” estão disponíveis no dia 9 de Outubro no IN LIVE Caffe na Moita as 22:00h para que se entre numa boa viagem pelo espectro do rock de 1970 a 2010.

Sugestão Cultural!

Sugestão Desportiva!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Imagens Antigas Montijo!

Apresentamos imagens antigas do Cais dos Vapores no Montijo na decada de 50. Hoje em dia este local está votado ao abandono e os cais dos barcos está actualmente localizado no Cais do Seixalinho!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Viva a República!

As páginas da História do Montijo registam que, certo aldeano, abeirando-se do Dr. Celestino de Almeida, republicano dos sete costados, médico e escritor, lhe disse: «Dr. Celestino de Almeida, se o senhor com a sua lanceta de médico abrisse o coração dos aldeanos em todos eles encontraria gravada a palavra República.»
E quem as percorrer encontrará também a notícia do senhor Pedro Piloto, a quem o povo tratava por Mestre Pedro Calafate, republicano da velha guarda, que, quando do advento da República, afirmou para o quem quis ouvir, que a implantação da República significava para ele uma fortuna.
Aldegalega do Ribatejo abraçou, muito cedo, os ideais republicanos.
Em meados do século XIX, o Governador Civil de Lisboa chamava a atenção do Administrador Civil de Aldegalega para os desmandos praticados pelos anarquistas, que desmoralizavam a opinião pública e proferiam publicamente vivas e hinos de revolta.
Em 1908, Aldegalega elegeu a primeira câmara municipal republicana, presidida por Manuel Ferreira Girardes, então proprietário da Farmácia Giraldes (R. Almirante Cândido dos Reis).
No alvor do Dia R, permita-se a adaptação da expressão, noite de 3 de Outubro, os aldeanos perfilaram-se em defesa da República, embarcando alguns homens para Lisboa.
No dia 4 de Outubro, foi hasteada a Bandeira do Partido Republicano Português, na Câmara Municipal de Aldegalega, como manifestação de apoio à Revolução que viria a vingar em 5 de Outubro.
As outras freguesias do concelho não foram insensíveis aos novos ventos políticos. Em Sarilhos Grandes, forte bastião do Partido Republicano Português, a banda da Academia Musical União e Trabalho (AMUT) saiu, muitas vezes, a entoar a Marselhesa, então hino revolucionário, em plena monarquia, animando comícios e manifestações republicanas. Em Canha, a população manifestou-se rudemente, na noite de 4 para 5 de Outubro, invadindo as torres da igreja e danificando os sinos, em protesto contra a utilização que deles faziam os padres, que produziam uma barulheira infernal sempre que ali se realizava alguma manifestação republicana.
No dia 5 de Outubro, depois de ter passado a noite anterior em vigília, a população aldeana manifestou-se efusivamente quando recebeu a notícia da implantação do novo regime.
Implantada a República, reacendeu-se a luta partidária, extremou-se o debate de ideias, quantas vezes ocasionando confrontos físicos, e intensificou-se o combate anti-clerical. Dois partidos dominarão a cena política, em Aldegalega: o Partido Republicano e o Partido Evolucionista.
Escreveu o Professor Doutor A.M. de Oliveira Marques: «Republicano, por 1890, 1900 ou 1910, queria dizer ser contra a Monarquia, contra a Igreja e os Jesuítas, contra a corrupção política e os partidos monárquicos, contra os grupos oligárquicos.
O Republicanismo implicava um regime perfeito “do povo, para o povo”, baseado em completa liberdade, autêntica igualdade e perfeita fraternidade sobre a terra».
Quando os exércitos napoleónicos invadiram a Península Ibérica trouxeram consigo a sede da conquista, mas, também, a chama dos novos ideais da Revolução Francesa, traduzidos na trilogia “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, que iluminou o Liberalismo e se mantém acesa como uma referência do homem moderno.
A comemoração da República tem de constituir sempre um momento de reafirmação da vontade transparente de realização daqueles ideais, porque só em Liberdade a República será mais igual e fraterna.

Texto Enviado Por: Rui Aleixo

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Só Riso e SoRRiso!

Mais uma semana no seu início, como tal uma nova forma de sorrir diferente! Como imagem temos um anúncio que preza pela originalidade do português!Como vídeo, temos a selecção de um programa de pesca onde as peripécias abundam! Divirta-se e tenha uma boa semana!

sábado, 2 de outubro de 2010

Escolha a Sua Música!

Mais uma votação, mais um grupo nacional a surgir no topo das preferências dos nossos visitantes! Desta feita os grandes vencedores foram os Ena Pá 2000! Os Ena Pá 2000 são uma banda de rock portuguesa, caracterizada pelo humor brejeiro e pornográfico das suas letras como pela sua presença em palco, sendo liderados por Manuel João Vieira.

Continue a votar na sua Música ou Banda preferida, deixando na parte dos comentários desta secção o seu voto! Participe!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010