História

A minha foto
Uma Cidade orgulhosa da sua História, mesmo sendo Aldeia Galega desde 1514,reconhecida por Montijo a partir de 1930! Montijo, Capital da Felicidade! Uma Cidade, Uma Causa, MONTIJO por Amor, PORTUGAL por Devoção! Contacto: montijoportugal@gmail.com

VISITANTES

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Só Riso e Sorriso!

E como hoje é dia de começar a semana a sorrir, aqui estamos nós para lhe proporcionar momentos divertidos! Assim como imagem apresentamos um homem que todos pensavam que não existia, mas ele existe e aqui está ele a dar uma entrevista e tudo!



Como vídeo, podemos visualizar os momentos mais divertidos que se passaram na modalidade futebol em 2010! Divirta-se e tenha uma excelente semana!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Escolha a Sua Música!

Mais uma semana musical e por fim a saga lusa que teimava saudavelmente em vencer todas as semanas, foi destronada por um grande da música internacional, falamos de Steven Morrisey! Morrisey, ficou conhecido por ser o vocalista da banda inglesa The Smiths. Quando a banda terminou em 1987, Morrissey desenvolveu uma carreira a solo bem sucedida e é um dos poucos artistas a ter músicas no Top 10 dos Tops do Reino Unido em três décadas diferentes. Morrissey é considerado uma das influências mais importantes da sua geração na música pop . Os seus detractores descrevem as suas obras como depressivas, mas os seus fãs destacam o seu humor mordaz e sarcástico que usa nas referências a desgostos amorosos patentes nas suas canções.

Continue a votar na sua banda ou música preferida, deixando na parte dos comentários desta secção o seu voto!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sugestão Cultural!

Um documento realizado a partir do espetáculo "VALE" - uma coreografia de Madalena Victorino com música de Carlos Bica, em terras do Vale do Tejo. Um olhar sobre os encontros entre pessoas vindas da dança, do teatro, da música e pessoas de comunidades locais com outras idades, rotinas ou profissões. Um retrato onde a água se transforma e nos leva ao que somos quando todas estas pessoas se juntam.

História Igreja Montijo em Vídeo!

Aqui fica um vídeo para ficar a conhecer ao pormenor a igreja Matriz do Divino Espírito Santo da nossa cidade Montijo, situada na Praça da República! A Descobrir!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Montijo Banda Basket!

Femininos: Seniores – Mais duas vitórias, uma para o Campeonato, outra para a Taça de Portugal!

Masculinos: Seniores – Derrota em casa com o líder Imortal DC


A equipa Feminina Sénior do Montijo, conseguiu mais duas vitórias: No sábado contra o Gafanha Esporgel para o Campeonato Nacional por 79-46, em destaque Márcia Costa com 22 pontos e 5 ressaltos e a americana do Montijo Urysla Cotton com 16 pontos e 12ressaltos.
No Domingo para a Taça de Portugal contra o Estoril Basket por 71-59, num jogo equilibrado até ao intervalo e com destaque para a poste do MBB Letícia André com 22 pontos e 9 ressaltos.
A equipa feminina do MBB lidera a 1ª Divisão do Campeonato Nacional com 15 vitórias e 1 derrota. Joga os quartos de final da Taça de Portugal no próximo Domingo em casa, com o Boa Viagem dos Açores.A equipa Masculina depois de três vitórias seguidas, não conseguiu ultrapassar em casa o líder do Campeonato, Imortal DC, com o resultado de 60-72. Em destaque pelo lado dos montijenses esteve Idrissa Silá com 12 pontos e 9 ressaltos.
Em declarações, o treinador Ricardo Barata disse: “Penso que perder com a equipa que vai em primeiro lugar só com uma derrota, não é desprimor para nós, no entanto considero que entrámos muito mal no jogo e esse factor condicionou um pouco a nossa prestação ao longo de todo o jogo. O facto de só termos marcado os primeiros dois pontos aos 3 minutos e 30 segundos e que aos 4 minutos perdíamos por 2-12, criou alguma intranquilidade nos jogadores da nossa equipa, uma vez que estávamos a jogar contra uma equipa com jogadores muito experientes. Contudo a 4 minutos do final ainda conseguimos reduzir para 6 pontos de diferença, mas mais uma vez não conseguimos ter a calma suficiente para virar o resultado a nosso favor. O Imortal foi um justo vencedor, mas quero deixar bem claro que esta derrota não põe em causa todo o bom trabalho realizado pelo grupo até agora, um jogo não são jogos e no próximo jogo com o Atlético queremos demonstrar isso mesmo. “

Os Seniores Masculinos do MBB estão em 6º lugar no VIII Campeonato
Nacional CNB 1.

Experimenta Fotografia!

Apresentamos mais uma mostra de trabalhos fotográficos, desta feita realizados na cidade do Montijo!

Se desejar enviar-nos as suas propostas fotográficas, contacte-nos através do mail: montijoportugal@gmail.com - Participe!







Fotos de: J.C.P.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

História em Vídeo Cine Teatro - Montijo!

Em vídeo poderá visualizar um excerto da grandiosa história deste mítico espaço da cidade do Montijo!

Academia Futsal - Montijo


A.B.M. - Montijo - 1 - S.C. Seixal - 2

2 Erros Infantis, 2 Golos Sofridos!

Realizou-se no Montijo a 2ª Jornada da Final-Four de Futsal de Juniores, onde a equipa montijense defrontou a congénere do Seixal e perdeu por 2 a 1! Num jogo muito bem disputado e jogado a um ritmo elevado os pupilos de Hélder Ribeiro dignificaram o Futsal da cidade realizando uma excelente exibição! Não fosse o facto de terem consentido os 2 golos, fruto de 2 erros bastante infantis e que nesta fase se paga bem caro, assim como o desperdício de claras oportunidades de golo e hoje os jovens futsalistas montijenses estariam a festejar a conquista dos 3 pontos, o que seria o mais justo, face ao caudal ofensivo e forma organizada como defenderam! De realçar nesta partida o muito público presente nas bancadas, assim como bastantes elementos ligados ao futsal juvenil e sénior do Distrito, o que é de salutar em encontros de formação!

Restantes Resultados A.B.M.

Benjamins - Samouco 11 - ABM - 2
Infantis - Baixa da Serra - 4 - ABM - 0
Iniciados - ABM - 4 - Banheirense - 2
Juvenis - Samouco - 0 - ABM - 5
Juniores Femininos - Miratejo - 6 - ABM - 0

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Só Riso e SoRRiso!

É verdade, outra Segunda-Feira, outro início de semana para começar a rir! Como habitual, temos como imagem, um anúncio de pintor bastante útil, pois se não estivesse escrito ninguém sabia!



Como vídeo, exibimos uma série de acontecimentos bem divertidos, outros marcados pela dor imensa de quem não se cuida! Divirta-se e tenha uma excelente semana!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Projecto Unidade Cuidados Continuados!

Apresentamos um novo Projecto de execução para uma unidade de cuidados continuados no Montijo. O programa inclui um edifício com 5 pisos com as valências de residência assistida, clínica e lar.

Loucura no Montijo!

Em mais uma demonstração de puro divertimento, temos Ismael o nosso tenor Montijense numa dedicatória especial com uma cantiga de amor! Divirta-se!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Escolha a Sua Música!

A Banda vencedora desta semana são os Blasted Mechanism! Mais um produto luso a vencer! Os Blasted Mechanism são uma banda portuguesa de rock alternativo, composta pelos membros Guitshu (voz), Valdjiu (bambuleco, kalachakra, banjo-bandola), Ary (baixo), Syncron (bateria), Winga (percussões, didgeridoo) e Zymon (guitarra, sitar eléctrica, teclas). Embora centrada no rock, a sua música recorre a vários elementos electrónicos. Os Blasted Mechanism nasceram em 1995, por ideia de Valdjiu e Karkov, como uma banda diferente no espectro musical português. Auto-definem-se como um projecto artístico de música tocada por seres de outro mundo. Sobressaem-se do panorama musical pela sua imagem forte extravagante e por uma música caracterizada pela fusão de músicas do mundo, incorporando elementos tradicionais de vários países do mundo

Continue a votar na sua banda ou música preferida, deixando na parte dos comentários desta secção o seu voto! Participe!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Nesta Terra Quem Não Rema Já Remou!


«Nesta terra quem não rema já remou, quem não cava já cavou.» O ditado é aldeano e traduz bem a ligação que havia entre o rio, a terra e as gentes. Mas, mais do que isto, é também a expressão exacta de uma terra que pulsava ao ritmo do trabalho.
A localização privilegiada de Aldegalega do Ribatejo colocou-a na rota de Lisboa e, por isso, desde cedo, se desenvolveu o transporte a ligar as duas margens do Tejo. Os mareantes tiveram, então, posição importante em Aldegalega. Por outro lado, em redor da vila, os terrenos eram cultivados e, a partir do século XIX, a criação e comercialização de carne de porco passaram também a pautar o ritmo da economia da vila.
As capelas instituídas na Igreja do Divino Espírito Santo pelos mareantes e os “homens da terra” simbolizam bem a importância destes dois grupos.

O rio, como fonte de vida, foi também fonte de sustento dos aldeanos e montijenses. Segundo José de Sousa Rama, no início do século XX, Aldegalega do Ribatejo tinha uma população de quatrocentos pescadores, mas cuja actividade se dividia entre o rio e a agricultura. Atendendo à pequenez das embarcações e ao modo como pescavam, os pescadores, usualmente, deixavam a faina no Inverno procurando então o seu sustento nas chacinarias ou na agricultura.
O rio era vivo. Um pescador conta que, naquele tempo, «havia tantas corvinas como pedras numa calçada». Por outro lado, há registos da intervenção das autoridades para afastar os botos (golfinhos) que dizimavam os peixes deste braço do rio.

A introdução do barco a vapor, no século XIX, e a construção da Ponte 25 de Abril, já nos nossos dias, contribuíram decisivamente para que o rio deixasse de ser sulcado por varinos, faluas ou fragatas e os “mareantes” ficassem reduzidos aos marinheiros da Transtejo. No início do século XX cinquenta botes, três faluas e um barco a vapor asseguravam a ligação Montijo/Lisboa/Montijo.
Numa população de dez mil almas, Aldegalega, no início do século XX, além dos quatrocentos pescadores, tinha seis mil fazendeiros e trabalhadores agrícolas, vinte tanoeiros, trinta sapateiros, trinta carpinteiros, três ferradores, quarenta pedreiros, sete latoeiros, seis alfaiates, vinte barbeiros, e doze serralheiros.
Além destes trabalhadores, outros havia, em número não determinado, que animavam cinco cerâmicas, uma fábrica de azeite de purgueira, uma fábrica de tijolos, uma fábrica de cera, outra de aguardente e outra ainda de adubos químicos. Havia também um lagar de azeite, um matador municipal e vinte quintais, isto é, chacinarias ou matadouros particulares, vinte e seis salinas, três talhos e duas vacarias. Dois hotéis abrigavam os forasteiros e três restaurantes estavam à disposição da população.

Assim era o Montijo no princípio do século XX.

Por: Rui Aleixo

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Montijo Banda Basket!


A equipa Feminina Sénior do Montijo, conseguiu mais uma vitória na casa do Lousada por 73-70, naquela que foi a mais difícil do Campeonato, pois foram precisos dois prolongamentos para atingir esse objectivo.
Num jogo muito emocionante, só na ponta final do 2º prolongamento é que o MBB se consegiu destacar e trazer a vitória para o Montijo.
Destaque para Márcia Costa com 25 pontos e 16 ressaltos.
Em declarações no fim do jogo, Carlos Caetano, treinador do MBB disse: “que foi uma vitória do crer, mas só no prolongamento, não saímos satisfeitos com a exibição, mas sim com o resultado”.
A equipa feminina do MBB lidera a 1ª divisão do Campeonato Nacional
com 14 vitórias e 1 derrota.


A equipa Masculina está a atravessar uma boa fase de forma e resultados, somou mais uma vitória desta vez na casa do Academia por 72-56.
Destaque para os jogadores R. Raimundo com 13 pontos e 6 ressaltos e Idrissa Silá com 8 pontos e 4 ressaltos.
O próximo jogo será em casa com o líder Imortal D.C.
Os seniores masculinos do MBB estão em 6º lugar no VIII Campeonato Nacional CNB 1.

AGENDA no Pavilhão Municipal:

19/02/2011 16.00 MONTIJOBANDABASKET - Gafanha Esporgel

XLVI Campeonato I Divisão Feminina

19/02/2011 18.15 MONTIJOBANDABASKET - Imortal D.C.

VIII Campeonato Nacional CNB 1

I Fase Zonal - Zona Sul

19/02/2011 21.00 MONTIJOBANDABASKET B - Juventude de Palmela
XLIV Campeonato Nacional II Divisão Feminina

Fase Zonal - Zona Sul

20/02/2011 09:30 MONTIJOBANDABASKET -

Torneio Vale do Tejo de Sub 18

I Fase Torneio Vale do Tejo Sub 18 - Série B

20/02/2011 11:30 MONTIJOBANDABASKET - CAB Grândola

Torneio Aberto Complementar de Sub 14 Masc

20/02/2011 16.00 MONTIJOBANDABASKET - Estoril Basket

XLIV Taça de Portugal Feminina

2.ª Fase - 1/8 de Final

20/02/2011 18.00 MONTIJOBANDABASKET - Seixal FC

III Torneio Vale do Tejo Sub-14 Femininos

20/02/2011 MONTIJOBANDABASKET - SCALIPUS/HOTEL ISIDRO III
Torneio Vale do Tejo Sub-14 Masculino

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Vídeo Sobre o Montijo!

Apresentamos um vídeo elucidativo das melhores características da localidade Montijo! A Descobrir!

Academia Futsal - Montijo!


1ª Parte Infeliz, Dita Resultado! Zona Sul - 8 - ABM - 3

Realizou-se este Sábado o 1º encontro da Final Four do campeonato Juniores Masculinos! Um jogo que acabou por ser marcado por uma 1ª parte fraca da parte da equipa do Montijo e com um adversário que esteve bastante pressionante e que causou bastantes problemas. Foi algo estranha a incapacidade para lidar com algumas situações de jogo na referida parte e que levou a cometer erros infantis que os adversários não desperdiçaram. Na 2ª parte conseguiram efectivamente equilibrar a partida com uma mudança de atitude bastante positiva no entanto o desnível no resultado e um punhado de excelentes defesas do Guarda-Redes adversário, não permitiram o resultado fosse encurtado, terminando com 8-3, e que acaba por ser excessivo face ao realizado na 2º parte.
De realçar a qualidade que colocaram em campo os 5 jogadores de primeiro ano Júnior e que consistiu na melhor fase, e dessa forma está garantida a qualidade da equipa Montijense num futuro próximo.

Golos: João, Abdul, Autogolo.

Outros Resultados da Academia:

Benjamins: ABM 1 – 7 S. Francisco
Juvenis: ABM 4 - Zona Sul - 2
Juniores Fem.: ABM 1 – 3 CB Alcochete

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Só Riso e SoRRiso!

Em mais um começo de semana e hoje celebrando o Dia dos Namorados, ainda mais razões para ser feliz! Assim como imagem, apresentamos uma onde o cimento tem que ser mesmo bom para se fazer este tipo de reboco!



Como vídeo, temos uma compilação de animais bem divertida e humorada! Boa Semana! Divirta-se!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Palavras Criativas!

Estava eu a contemplar algo diabolicamente inteligente, quando um sonho continuo me diz coisas estranhas, mas ao mesmo tempo doces, com uma voz que me encantaria para sempre, atingindo o coração! Num sobressalto de alegria, a paródia reina agora no meu intimo, dando um sentido mais fascinante a mais uma aventura espiritual, onde a super heroína, desta banda desenhada real, se dá pelo nome de Aldeia Galega, que era de Outrora, eis que é o Montijo de Agora... Não tive Medo e ganhei coragem para entrar... As Escadas Eram Agora o Único Entrave à Entrada No Meu Local de Culto! Corri, Sem Ser Preciso me Esconder, Perguntei de Onde Vinha o Mal, Quem Estava a Fazer-nos Isto, Se Isto Era o Fim do Mundo e Se Existia Cura Para Esta Doença, Onde Ninguém Já Sente A Nossa Terra, Não Conhece as Nossas Gentes! Irado e Revoltado Lutei e Olho Por Olho e Dente Por Dente Encontrei a Luz, Quando Me Perguntaram Para Onde Ia, Se Já Estava no Paraíso! Mas tive que voltar...
No Regresso??? No Regresso, Senti De Novo o Calor de Uma Terra Que é Minha, Que é De Gente Como Eu e Fiquei Assim, Orgulhoso e Vaidoso de Ser do Montijo!

Por: J.C.P.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Escolha a Sua Música!

Em mais uma semana musical, nova vitória para as cores lusas! Desta feita, viajam de Braga e são os comandados por Adolfo Luxuria Canibal, Mão Morta! Em Outubro de 1984 Joaquim Pinto assiste em Berlim a uma actuação dos Swans. No final do concerto encontra Harry Crosby, baixista da banda nova-iorquina, que lhe pergunta se ele toca baixo; ante a resposta negativa de Joaquim Pinto, Harry Crosby diz-lhe que ele tem cara de baixista. Joaquim Pinto regressa a Braga, compra um baixo e, em Novembro desse ano, forma os Mão Morta, com Miguel Pedro na guitarra e Adolfo Luxúria Canibal na voz. Em Janeiro de 1985 os Mão Morta estreiam-se ao vivo no Porto, no Orfeão da Foz, num concerto que contou com projecção de diapositivos de Fernando Almeida (Nandão). Apesar da boa recepção, consideram que o palco não está ainda suficientemente preenchido e decidem recrutar mais um elemento. Zé dos Eclipses entra então para o grupo, na guitarra, passando Miguel Pedro para a bateria, em acumulação com percussões, programações rítmicas, teclas e baixo, enquanto Joaquim Pinto continua no baixo, que acumula com teclas, e Adolfo Luxúria Canibal na voz.

Continue a votar na sua banda ou música preferida, deixando na parte dos comentários desta secção o seu voto! Participe!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O Primeiro Cinema do Montijo!


No dia 28 de Dezembro de 1895, no subterrâneo do Grand Café, em Paris, os irmãos Lumière realizaram a primeira exibição pública e paga de cinema, apresentando uma série de dez filmes, com duração de 40 a 50 segundos cada. Se se não se pode apontar, com rigor, a data da primeira exibição cinematográfica em Montijo, sabe-se, contudo, que na barraca do Teatro Electro-Mágico, instalada no Largo da Caldeira, estreou-se, no dia 18 de Janeiro de 1903, uma “comédia de animatógrafo” e no dia 25 do mesmo mês, “doze quadros de animatógrafo sobre a Vida de Cristo”. É a primeira notícia da apresentação da “fotografia animada” em Aldegalega embora seja provável que tenham sido exibidos, anteriormente, outros “quadros de animatógrafo”, visto que o primeiro espectáculo cinematográfico foi realizado no nosso País, em 18 de Junho de 1896, em Lisboa, no Real Coliseu, à Rua da Palma, no qual participou o actor aldeano Joaquim de Almeida, representando alguns monólogos. Atendendo à proximidade de Lisboa, aliada ao facto de Aldegalega ter sido um lugar de passagem obrigatório, é de presumir que as primeiras projecções tenham acontecido em anos anteriores. Em Aldegalega do Ribatejo, no início do século XX, o teatro, as operetas, as récitas populares e os espectáculos de variedades continuavam como fonte primeira de diversão e cultura populares. No início de 1907, correu a notícia que Artur Carlos Costa, proprietário aldeano, apresentaria no teatro da vila, em diversas sessões, quadros de fotografia animada.

O sonho de Artur Costa gorou-se, mas, no final daquele ano, anunciava-se que no dia 16 de Novembro, Aldegalega teria ocasião de admirar o mais perfeito animatógrafo até hoje conhecido no País, porque uma sociedade constituída por aldeanos resolvera comprar, em Paris, uns aparelhos para o animatógrafo, que seria montado no teatro da vila, à Rua da Fábrica. Porém, devido ao atraso na entrega dos aparelhos, António Máximo Ventura, um dos sócios, contratou “The Wonderful”, o animatógrafo que fizera a estação de Verão, com enorme sucesso, no Jardim de Inverno do Teatro Dª Amélia, em Lisboa. As sessões inauguraram-se, no dia 8 de Dezembro de 1907, e todas as noites apresentavam-se “quadros grandiosos, o que tem dado lugar a que o vasto salão se torne pequeno para acomodar tão grande número de espectadores.” O primeiro animatógrafo aldeano acabou por ser inaugurado no dia 23 de Fevereiro de 1908, era propriedade de uma empresa composta por aldeanos e que se denominava Empresa do Salão Animatógrafo. Esta sociedade adquiriu então o último modelo em aparelho animatógrafo, “sendo o seu autor o célebre engenheiro francês Gaumon, e também o grande fonógrafo “Pathé”, que está reconhecido como o melhor do género.” Ao referir-se ao animatógrafo, o jornal “O Domingo”, em 1908, realçava que “é uma boa distracção ao alcance de todas as bolsas e que é de boa justiça que o público concorra para assim evitar que até isso deixe de existir, (visto que) é o único recreio que esta terra possui.”
Quando subir a R. José Joaquim Marques ao deparar-se com o stand de automóveis BELTAUTO, por momentos feche os olhos e substitua o nome do stand por Teatro Recreio Popular, porque foi ali que residiu o primeiro cinema de Aldegalega/Montijo.

Por: Rui Aleixo

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Academia Futsal - Montijo!


Realizou-se este fim de semana o último encontro da 1ª fase do campeonato, em que apenas bastaria 1 ponto, ou que o adversário directo perdesse. E ambos os resultados se concretizaram, ou seja, um empate a 6 bolas num pavilhão muito complicado para os montijenses, face às dimensões reduzidas do mesmo, num jogo em que as defesas praticamente não existiram, sendo que ambas as equipas procuraram vencer. Um jogo em que uma vez mais a equipa da Academia falhou várias situações de finalização em superioridade numérica e que acabam por determinar a justiça do resultado obtido.
Alcançado assim os playoffs, principal objectivo da época, sendo esta a 2ª vez em 3 anos de existência do escalão.
Para os playoffs, que inicia já no próximo fim de semana, a tarefa não se avizinha nada fácil, visto que todos os 4 participantes terão que dividir os pontos obtidos na 1ª fase, arredondados por excesso. Ainda assim tudo irão fazer para alcançar o máximo de vitórias possíveis, sabendo que aconteça o que acontecer serão a 4ª melhor equipa do distrito no escalão de Juniores Masculinos. Parabéns aos futsalistas Montijenses!

Outros resultados Academia:

Juvenis: Aguias VM 4 – 2 ABM
Iniciados: FC Alvaladense 1 – 13 ABM (alcançou também os playoffs após esta última jornada)

Montijo Banda Basket!


Femininos: Seniores – Somam duas vitórias e voltam à liderança
Masculinos: Seniores – Após prolongamento vencem o Atlético de Moscavide


A equipa Feminina Sénior do Montijo, depois da derrota da semana passada, voltou de novo às vitórias e em dose dupla. No sábado venceu a Ovarense por 56-42 e no Domingo o CPN de Ermesinde por 76-42, ambos os jogos no Pavilhão Municipal do Montijo.
No primeiro jogo, apesar de no final do primeiro período o resultado ser de apenas 13-5, o jogo foi sempre controlado pelo MBB, pois esteve sempre na frente do marcador. Destaque para Márcia Costa com 18 pontos e 8 ressaltos e Urysla Cotton com 16 pontos e 13 ressaltos. No jogo de Domingo foi mais uma vitória, desta vez “esmagadora”, com uma diferença de 34 pontos com as Montijenses a vencerem todos os 4 períodos do jogo. Como no jogo do dia anterior, em destaque estiveram mais uma vez a “americana montijense”, Urysla Cotton com 29 pontos e 10 ressaltos e Márcia Costa com 24 pontos e 10 ressaltos.
A equipa do MBB lidera a 1ª divisão do Campeonato Nacional com 13 vitórias e 1 derrota.
A equipa Masculina somou mais uma vitória sobre o Atlético de Moscavide, num jogo emocionante que levou o encontro a ser decidido num prologamento.
Destaque para os jogadores David Feio com 20 pontos e 8 ressaltos e Filipe Balbino com 19 pontos e 1 ressalto.

Em declarações o treinador Ricardo Barata disse que:
“Penso que foi uma vitoria muito importante para nós, demonstramos uma atitude competitiva muito forte, não é fácil estar a perder por 10 pontos a cinco minutos do fim e conseguir empatar a 3,4 segundos através de três lançamentos livres convertidos e no prolongamento ganhar com um cesto convertido a 1.2 segundos do fim. Principalmente contra uma equipa muito bem organizada e com um elevado grau de maturidade como o Moscavide. No entanto, considero que o nosso sucesso está na prestação defensiva que temos incutido nestes dois últimos jogos, o Moscavide em quase todos os jogos tem uma média de pontos convertidos acima dos 65 pontos e neste jogo converteu 56 com prolongamento, o que é revelador do nosso excelente jogo defensivo e espero que se mantenha ao longo desta segunda volta. Também considero que tudo isto é fruto do excelente trabalho semanal que os atletas têm realizado, através de um empenho e entrega total ao trabalho.”
Os seniores masculinos do MBB estão em 7º lugar no VIII Campeonato Nacional CNB 1.


AGENDA no Pavilhão Municipal:

09/02/2011 20.45 MONTIJOBANDABASKET - Eléctrico F.C.
XIV Taça Nacional Sub 16 Femininos
Fase Zonal - Zona Sul

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Bandas de Música - Montijo!

Apresentamos 2 bandas de Música compostas por jovens do Montijo! De seu nome Moe´s Implosion e Pull The Plug, esperemos que mais projectos se desenvolvam na nossa cidade desta e outras vertentes culturais! A descobrir!



segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Só Riso E Sorriso!

Como habitual às Segundas, aqui temos uma imagem e vídeo para passar bons momentos! Assimm como imagem temos uma de um bar com uma informação bastante útil sempre que desejarmos ir ao dito espaço!



Como vídeo, temos uma compilação de momentos hilariantes que só as crianças nos conseguem transmitir! Divirta-se e tenha uma óptima semana!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Loucura no Montijo!

Apresentamos um vídeo do famoso tenor Montijense Ismael, desta vez na interpretação do tema Hakuna Matata! Ismael, o Rei Leão do Montijo! Divirta-se!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Escolha a Sua Música!

Nova semana músical, nova vitória para as bandas lusas! Desta feita foram os X-Wife, originários do Norte do País! Os X-Wife são uma banda portuguesa de indie-rock, constituída por João Vieira (Dj Kitten) (voz/guitarra), Fernando Sousa (baixo), Rui Maia (Sintetizadores/ bateria/drum machine).

Continue a votar na sua banda ou música preferida, deixando na parte dos comentários desta secção o seu voto! Participe!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Imagens Antigas Montijo!

Apresentamos "novas" imagens antigas da localidade Montijo! Aqui fica retratado o Rio Tejo visto da perspectiva terrestre da nossa Cidade!
As fotos são do ano de 1968!





quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Um Passeio a Canha!


Agora que os dias se começam a alongar como se estivessem a espreguiçar para alcançarem a Primavera, apetece já, nos dias soalheiros, partir para um pequeno passeio, que seja perto de casa. Há, no concelho de Montijo, uma pequena vila, que guarda nas suas ruas o mistério da História, nas margens da sua ribeira lendas de Abu Yusuf Ya’qub al-Mansur e no rosto das suas gentes a hospitalidade de gente franca e serena, e que merece ser visitada. A vila chama-se Canha. Visitar Canha é parar o relógio. O passeio, a pé, pelas suas ruas leva-nos à pacatez do Alentejo, mas também ao descobrimento de um tempo marcado por um relógio intemporal; ao encontro de nós mesmos; ao benefício do usufruto da qualidade do ar e da pacata paisagem.
Lamenta-se o casario, que foi outrora belo, embora aqui e ali em ruínas ou em mau estado, mas, ainda assim, onde sobram apontamentos arquitectónicos a que a objectiva não se furtará. Canha orgulha-se da Ermida de S. Sebastião, ou Igreja da Misericórdia, que recebe, na rua principal, o visitante. Contudo, é à Senhora de Oliveira que Canha lança as suas preces e a festeja, em animada comemoração, em se aprontando Setembro para reinar. A Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Oliveira merece uma visita demorada. Não se conhece a primitiva igreja de Canha, que terá sido construída no século XII.


A actual Igreja de Nª Senhora de Oliveira foi instituída no século XVI e sofreu várias campanhas de obras ao longo dos séculos. Adossada à igreja existe uma capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário, datada também do séc. XVI, enquadrada por um belo arco de gosto renascentista e com as paredes revestidas de azulejos. Nesta capela é digno de admiração um retábulo de talha dourada, com tábuas pintadas que representam cenas da Vida de Nossa Senhora. As paredes laterais da Capela-Mor e o arco que a separa do corpo da Igreja são forradas com azulejos policromos do século XVII. O Rio Almansor, que em Canha toma o nome de Ribeira de Canha, convida a um passeio pelas suas margens e aconselha prudência a quem o utilizar. Quem suspire de nostalgia por um piquenique encontrará na Fonte Velha, também conhecida por Fonte do Povo, o sítio ideal para saborear a sua merenda. A água corre farta e pura, julga-se que desde, pelo menos, há 300 anos, de uma nascente protegida por uma abóbada; a sombra é frondosa, a paisagem recatada e acolhedora. Diz a tradição que Canha teve um castelo, mas, hoje, tirando a rua com esse nome, nada mais se conhece. Resiste, no entanto, o edifício onde funcionou a Câmara Municipal de Canha, o tribunal e a cadeia, em cuja fachada se destaca o arco sineiro com o Brasão Real de Portugal, e que hoje está transformado em quartel da Guarda Nacional Republicana. D. Afonso Henriques outorgou o primeiro foral a Canha. Novos tempos se abrirão à vila com a construção do aeroporto. Enquanto as máquinas não rugem e Canha não estremece da sua pacatez, aproveite, visite Canha!

Por: Rui Aleixo

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Montijo Banda Basket!



Masculinos: Seniores – Vão vencer aos Açores o Micaelense - Femininos: Seniores – “Escorregam” pela 1ª vez

A equipa Masculina depois de duas derrotas seguidas foi aos Açores vencer (62-41) a equipa do Micaelense, num jogo em que a equipa montijense esteve sempre na frente desde do princípio até ao fim do encontro.
A equipa de uma forma geral esteve toda ela bem, com destaque para os
jogadores Nuno Garcia com 21 pontos e Filipe Balbino com 17 pontos.
Os seniores masculinos do MBB estão em 8º lugar VIII Campeonato Nacional CNB 1.

A equipa Feminina Sénior do Montijo perdeu (61-72) pela primeira vez para o Campeonato da 1ª Divisão ao deslocar-se a EMA Meneres. A partida começou mal para as montijenses pois entraram a perder no 1º período por 13 pontos, que fizeram toda a diferença no desfecho da partida.
Restante jogo foi equilibrado. Mais uma vez a montijense americana Urysla
Cotton destacou-se com 19 pontos e 11 ressaltos.
Carlos Caetano, treinador do MBB em declarações disse: “Vitória justa da equipa da casa, que entrando muito forte, chegou ao final do 1º período a vencer 27-14. A decisão do encontro muito teve a ver com os 3 triplos sofridos em 4 ataques nos últimos minutos. De referir ainda o estranho facto de, Márcia Costa, uma das jogadores habitualmente mais influentes na nossa equipa, tendo conquistado 12ressaltos ofensivos, não ter sofrido qualquer falta durante os 40 minutos em que actuou.”
Bastante agradável o facto de se ter verificado uma considerável afluência de público a este jogo da 1ª Divisão Feminina.

AGENDA no Pavilhão Municipal Nº1:

05/02/2011 15.00 MONTIJOBANDABASKET - A.C.Moscavide

VIII Campeonato Nacional CNB 1
I Fase Zonal - Zona Sul

05/02/2011 17.15 MONTIJOBANDABASKET- Ovarense/HELLO KITTY

XLVI Campeonato I Divisão Feminina

I Fase

05/02/2011 21.00 MONTIJOBANDABASKET B - E.S.A.

XLIV Campeonato Nacional II Divisão Feminina
Zona Sul

06/02/2011 11.30 MONTIJOBANDABASKET - Santarém Basket

VII Torneio Nacional Sub 14 Femininos
1.ª Fase - Sul A

06/02/2011 17.00 MONTIJOBANDABASKET - CPN

XLVI Campeonato I Divisão Feminina
I Fase

06/02/2011 19:00 MONTIJOBANDABASKET- BAC B

Torneio de Infantis - Série B

06/02/201 MONTIJOBANDABASKET - Barreirense/Maquiquig

III Torneio Vale do Tejo Sub-14 Masculino

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Academia Futsal - Montijo!



A Equipa de Juniores Masculinos da Academia Bairro Miranda recebia em sua casa o líder do Campeonato, Piedense! E apenas a necessitar de um ponto para a qualificação para a 2ª fase do campeonato, nada pior que começar logo a perder! A equipa do Piedense nos primeiros 3 remates que faz, tem uma eficácia de 100% e logo ali quase que decide o jogo! A equipa da Academia com uma 2ª Parte destemida, ainda assusta os forasteiros e consegue reduzir para 3-2, sendo que nos instantes finais a jogar de 5 para 4 e de livres directos a equipa do Piedense faz mais 3 golos, fazendo com que a diferença no marcador não seja justa para estes jovens Montijenses, ficando no ar a sensação de que o resultado mais razoável seria o empate, e o suficiente para garantir o acesso aos playoffs!

Resultado: ABM - 2 - Piedense - 6
Marcador: João (2)

Restantes Resultados Academia:

Benjamins: ABM - 1 - Indefectíveis - 5
Infantis: Fabril - 3 - ABM - 9
Iniciados: ABM - 3 - CB Alcochete - 2
Juvenis: ABM - 8 - Águias Unidas - 2
Juniores Femininos - ABM - 1 - Quinta Conde - 8

Cartaz Cultural - Mensal!!