História

A minha foto
Uma Cidade orgulhosa da sua História, mesmo sendo Aldeia Galega desde 1514,reconhecida por Montijo a partir de 1930! Montijo, Capital da Felicidade! Uma Cidade, Uma Causa, MONTIJO por Amor, PORTUGAL por Devoção! Contacto: montijoportugal@gmail.com

VISITANTES

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Feliz Dia de São Pedro!

O Blog Montijo Portugal deseja a todos os Montijenses um Feriado de São Pedro feliz e que passem umas Festas Populares alegres e divertidas! Saudações!

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Homenagem às Festas de São Pedro - Montijo!

E como hoje tem início as Festas Populares de São Pedro, em homenagem aos pescadores, tornando assim esta semana mais alegre e divertida para as nossas gentes, deixamos aqui um fado de homenagem à nossa cidade e a todos os que nos visitam! Boas Festas a todos!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Imagens Antigas - Montijo!

E como nos aproximamos das Festas de São Pedro a passos largos, apresentamos algumas imagens que fazem parte das tradições e vivências da população montijense.


1.º Prémio do Concurso de Janelas e Varandas Engalanadas


Largadas de touros pelas ruas do Montijo

Fonte: Montijo e Tanto Mar

terça-feira, 26 de junho de 2012

Histórias Com História!

COMO COMEÇOU AS FESTAS de SÃO PEDRO - MONTIJO!



Imagem de S. Pedro, padroeiro dos pescadores, que se venera na Igreja do Divino Espírito Santo

São escassas as referências à classe piscatória da Vila de Aldeia Galega do Ribatejo/Montijo. Quando, no dia 20 de Julho de 1512, D. Jorge, Mestre da Ordem de Santiago, visitou a Igreja do Divino Espírito Santo, registou a existência de um altar de S. Pedro, na ombreira de uma das capelas. No século XVI, já estava instituída a Confraria dos Pescadores, que, além da ajuda e assistência que prestava aos seus confrades, tinha entre as suas obrigações a realização da festa anual do seu patrono, S. Pedro, no dia 29 de Junho, e a festa promovida pelo Círio dos Pescadores na Ermida de Nossa Senhora da Atalaia.



Tradicionalmente os pescadores levam o andor descalços




A Guarda Nacional Republicana abrilhanta a procissão




Benção do rio

Para assinalar o dia do patrono, a Confraria dos Pescadores procedia à eleição do juiz, do tesoureiro e de mais festeiros que, no ano seguinte, realizariam os festejos com o produto das quotas que os pescadores voluntariamente destinavam em cada cesto e dos lucros de cada bote de pescas e demais esmolas obtidas única e exclusivamente entre a classe piscatória. Segundo a visitação dos freires da Ordem de Santiago, feita em 2 de Novembro de 1607, os pescadores tinham mealheiros nos seus barcos nos quais recolhiam mensalmente as dádivas para a confraria, que as destinavam para custear a festa e, um terço delas, para a conservação do altar de S. Pedro.



Aspecto da decoração da Avenida dos Pescadores - 1952



Actual Avenida 25 de Abril

As festas de S. Pedro foram, na sua génese, uma manifestação corporativa, emanação da classe piscatória, pobre e laboriosa, que parava dois dias por ano para comemorar os seus santos padroeiros, S. Pedro e S. Marçal, nos dias 29 e 30 de Junho, no espaço geográfico do seu bairro. As festas celebravam-se com manifestações religiosas e profanas, celebração de Eucaristia, procissão, arraial, lavagem e queima do batel, que, segundo o jornal “Domingo”, de 29 de Junho de 1902, «persiste na festa dos nossos dias, como manifestação estereotipada, sem a chama nem a alma nem a magia de outrora.»
Extinta a Confraria, foram os donos das embarcações, arrais ou os pescadores mais afortunados, e mais tarde a Sociedade Cooperativa União Piscatória, que passaram a organizar as festas em honra de S. Pedro.



Sociedade Cooperativa União Piscatória - SCUP

A última notícia das Festas de S. Pedro, organizadas pelos pescadores, foi divulgada na “Gazeta do Sul”, em 9 de Julho de 1950:
«A exemplo dos anos anteriores, e como é da tradição no Bairro dos Pescadores, realizaram-se ali, nas noites e dias de S. Pedro e S. Marçal, 29 e 30 de Junho, as festas em honra destes Santos Populares.
Cantou-se e dançou-se animadamente, houve a tradicionalíssima e característica “lavagem” na Quinta do Saldanha no dia 30 (S. Marçal), a arrematação das bandeiras e o imprescindível e lauto almoço (...) ”.

Fonte: Montijo e Tanto Mar

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Só Riso & SoRRiso!

Em mais um início de semana, já de verão e com muito calor, nada melhor para descontrair que momentos divertidos. Assim, como imagem apresentamos um pedido bastante original.



Como vídeo, pode visualizar momentos bem hilariantes e divertidos já decorridos neste mês de Junho. Divirta-se e tenha uma excelente semana!

sábado, 23 de junho de 2012

Escolha a Sua Música!

A banda vencedora desta semana são os portugueses X-Wife. X-Wife é uma banda portuguesa de indie rock e pós-punk. É constituída por João Vieira (Dj Kitten) (voz/guitarra), Fernando Sousa (baixo), Rui Maia (Sintetizadores/ bateria/drum machine). Nascidos no Porto, no início do século XXI, os X-Wife começaram a mostrar-se ao público português através do EP "Rockin'Rio/Eno/We Are". João Vieira (DJ Kitten), Rui Maia e Fernando Sousa dão corpo ao trio da invicta, catalogado inicialmente como dono de uma sonoridade electro/punk alternativo. Os X-Wife foram chegando a um público cada vez mais diverso, tendo para tal muito contribuído o álbum de estreia "Feeding The Machine", editado no início de 2004. Comparados a nomes como os Strokes ou os Rapture, os X-Wife já apontaram no currículo passagens por diversos festivais. Dois anos passados sobre "Feeding the Machine", o colectivo do Porto lançou "Side Effects", um novo longa duração, tendo ainda assegurado a edição dos dois registos em Espanha e nos EUA.

Continue a votar na sua banda ou música preferida, deixando na parte dos comentários o seu voto. Participe!



sexta-feira, 22 de junho de 2012

Palavras Criativas!

Dou por mim embrulhado num segredo que ninguém ouve ou consegue ver. E agora vejo-me fechado em mim. Um segredo cheio de enredos e histórias encantadas, que nunca chegamos a viver. Mas, nos dias em que fomos gente, em que vivemos o nosso segredo, como quem vive a sonhar, trazias na mão todos os sonhos que me faziam acordar para o mundo. E eu dizia, "Eu não te amo", "Não te amo mais", pois já não sei amar mais, atingi o limite máximo do meu coração, e tu sorrias a seguir, porque sabias do meu amor por ti. Que raio de brincadeira esta do amor, que nos deixa assim, com uma enorme vontade infantil de voltar a ser qualquer coisa que perdemos no percurso da nossa vida. E depois acabamos a brincadeira exaustos. Eu exausto de te amar e tu exausta de me fazer cair. Não sei qual de nós mente melhor. Não sei qual de nós terá razão. A verdade é que hoje, vivo num mundo em que nada me surpreende, nem o riso de uma criança. Mas, foi assim que me deixaste, quando sei que nunca me deixas para sempre.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Imagens Antigas - Montijo!

E como as Festas Populares de São Pedro se aproximam em passo rápido, apresentamos dois bilhetes de concertos que se realizaram por essa altura, um de Gabriel o Pensador, o famoso rapper brasileiro e um Festival que foi organizado junto ao antigo cais dos barcos!



terça-feira, 19 de junho de 2012

Festival de Música - Montijo!



O “Fábrica da Música Fest” é um Festival de Música que irá animar as Festas Populares de São Pedro, em Montijo, de 28 de junho a 2 de julho, num armazém junto à ponte da zona ribeirinha do Montijo (cais das faluas). O Festival será a primeira iniciativa de um projeto arrojado e alternativo, que tem como principal objetivo dinamizar, divulgar e ajudar bandas e artistas das mais variadas áreas do concelho do Montijo e arredores.
A longo prazo, e paralelamente às iniciativas de cariz cultural, este projeto pretende causar um forte impacto social na sua comunidade, através da criação de uma escola de música onde jovens com famílias de baixos rendimentos possam ter aulas de forma gratuita, pretende também criar um espaço de ensaios para bandas, entre outras iniciativas. Todas as receitas provenientes do Festival serão utilizadas para cimentar os alicerces da futura escola de música. Esta “fábrica” começa a sua produção às 22h00, durante os cinco dias das festividades, com a atuação de bandas, Dj’s e exposições de arte plástica de jovens artistas montijenses. E o cartaz é forte. No dia 28 de Junho podemos contar com as bandas Sótão 5, Miguel Parracho “Rock N’ Jam”, os Bahoonies e os The Double Trouble DJ’s e DJ Káceres. No dia 29 de Junho os protaginistas serão a banda O Bisonte (que atuou no Rock in Rio Lisboa 2012 no Palco Vodafone no dia 25 de Maio) e os já conhecidos montijenses Moe’s Implosion. O dia termina com a actuação do DJ Pefido. No dia 30 de Junho sobe ao palco do festival a banda A Book in the Shelf, os Balão Dirigível e os Earth Drive. Seguem-se as atuações de DJ káceres e do DJ Sérgio.S . No dia 1 de julho podemos contar com a banda Manic Mansion e os Lydia’s Sleep, segue-se as atuações de Funkerwell e de Munchie & Skatta. No ultimo dia do festival, dia 2 de julho, vão actuar os The Dead Air Space, Maybell, Fyahouse Soundsystem, DJ Káceres e Funkerwell.

Aqui fica um vídeo de umas das muitas bandas que vão estar presentes no evento!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Só Riso & SoRRiso!

Estamos numa nova semana, como tal, vamos passar bons momentos. E como, estamos em altura de Europeu de futebol, apresentamos um jogador que qualquer jogador evitava contratar, mas a verdade é que ele existe!



Como vídeo, pode visualizar alguns dos melhores e mais divertidos momentos que acontecem no futebol! Divirta-se e tenha uma excelente semana!

domingo, 17 de junho de 2012

Montijo no YouTube!

E como as Festas Populares de São Pedro se aproximam a uma velocidade vertiginosa, apresentamos um vídeo, onde momentos de alegria e euforia pelas ruas do Montijo aconteceram e esperamos que este ano se voltem a repetir.

sábado, 16 de junho de 2012

Escolha a Sua Música!

Os vencedores desta semana são portugueses com uma mistura vinda de África. De seu nome Kussondulola, é uma banda de reggae angolana residente em Portugal. O líder da banda é o angolano Janelo da Costa. Em 1995 lançaram o seu álbum de estreia. O disco incluía sucessos como "Dança No Huambo" e "Perigosa", entre outros.

Continue a votar na sua música ou banda preferida, deixando na parte dos comentários desta secção o seu voto. Participe.




sexta-feira, 15 de junho de 2012

Palavras Criativas!

Enquanto Portugal gritava o Golo do Cristiano Ronaldo, eu morria mais um bocadinho, por não o festejar contigo a meu lado. Nunca imaginei, que o futebol me fizesse sentir a tua falta, mas a verdade é que cada golo da nossa selecção, é como se fosse aquele momento em que me apaixonei por ti. Até podia, ser um processo moroso, mas a verdade é que comecei a gostar de ti assim que te vi, e deu início a dias sem dormir, a dias inteiros vividos em sobressalto e sentidos em insegurança, pois tudo era novidade no meu coração e ainda mal te conhecia, mas era como se estivesses, sempre ao pé de mim e fizesses parte da melhor parte da nossa vida, a infância. E foi isso mesmo, que começaste a fazer-me sentir, uma criança, sem medo de nada, completamente segura e capaz de efectuar qualquer coisa, e acima de tudo, ver sinceridade em todos os teus sorrisos. Então, chegou o dia em que estava tão apegado a ti, que desejei que nunca mais acabasse o que tínhamos construído juntos, ainda antes de ter começado qualquer coisa, a que muitos chamam de relacionamento. Dei por mim, a partilhar tudo o que gosto contigo e o que não gosto, a mostrar-te música nova e a aprofundar cada vez mais o meu conhecimento musical, por tudo aquilo que me fazes ouvir no Ipod em repetição. A esquecer o clube que não gosto e é rival do meu, e ficar contente com as suas vitórias, quando eram as derrotas daqueles que vestem de encarnado, que me faziam o dia. A perceber que temos discussões estúpidas, mas quando a saudade bate, sabermos que precisamos um do outro para ser felizes. Vou aguardar que não tenhas mais nenhum vício, além de mim. Que não fumes e quando beberes, que estejamos juntos a rir um do outro. Vou dar por mim a aceitar todos os teus defeitos e transforma-los em motivos de brincadeira, encaixando todas as tuas manias como futurologia, sabendo assim tudo aquilo que vais dizer ou fazer. Sei que quando formos às compras, me vais encantar sempre com o teu bom gosto e que carrego com prazer os sacos, para não cansares o teu corpo perfeito. Que ao andarmos na rua a passear, nunca te irei deixar estar no lado da estrada. Não sonho com a igreja, nem com assinaturas em conjunto, basta-me a tua palavra e que o local onde vivermos seja sempre o nosso lar eterno. Sonho que vamos ter uma Mariana, embora prefiras que seja Beatriz, mas se for um rapaz, que vai ter orgulho em ser como tu e seguir os teus passos, mesmo que a jogar à bola tenha uns pés parecidos com os do pai. Vamos envelhecer juntos e resmungar muito um com o outro, mas nessa altura já estamos tão surdos, que os nossos ouvidos decifram as palavras, como sendo juras eternas de amor e acabamos mais uma noite abraçados. E abraçados, e já muito velhinhos, vamos morrer juntos, encenando assim a morte perfeita, agarrados a uma caixa de música, debaixo de um oceano qualquer. Mas, hoje, não sei quem tu és, ou onde estás agora. Sei que um dia vais aparecer à minha frente e dizer-me na cara, "Esta é a nossa única vida e temos que a viver juntos"

Sugestão Cultural!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Mensagens de Rua!

Apresentamos nova mostra do que se pode ler nas ruas do Montijo, sem que muitas vezes se dê importância ou se note sequer o que está inscrito nas paredes ou muros! Pois o que acontece é que passamos por ruas da nossa cidade e não ligamos ao que nelas se encontram, ao que essas mesmas ruas têm escondido em cada recanto da sua totalidade como espaço público! Assim sendo, fomos passear pelo Montijo e descobrimos algumas mensagens subliminares, inscritas nas paredes, descritas a tinta! Como tal, aqui deixamos algumas para descobrir, outras para recordar para sempre, pois o tempo vai encarregar-se de um dia as fazer desaparecer! Hoje apresentamos uma frase, que esperamos que a Troika não implique com a mesma e, queira dividendos da mesma!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Imagens Antigas - Montijo!

Como as Festas se aproximam a passos largos, apresentamos fotos de festividades realizadas na Praça da República em 1903 e um cartaz de uma Festa da Fruta, realizada no século XX!



Praça da República, 1903. Festas do Divino Espírito Santo, em Aldegalega do Ribatejo!



Festa da Fruta -Séc. XX

terça-feira, 12 de junho de 2012

Histórias Com História!



Igreja de S. Sebastião garantia da sacralização do cemitério e da salvaguarda das almas

No correr dos séculos XVI, XVII e XVIII, o medo da morte e do terrível inferno, levou a que a Santa Casa da Misericórdia de Montijo tivesse sido beneficiada de generosas doações para celebrar missas de sufrágio pela alma do doador, que julgava, assim, salvaguardar a alma das labaredas de satã. Proteger a alma contra o poder do demónio, descansando em paz, levou à prática dos enterramentos ad sanctos, isto é, no interior ou nos adros das igrejas e nos claustros e outras dependências conventuais, que se difundiu, na Europa, desde a Alta Idade Média. Em Aldegalega do Ribatejo, Montijo, as igrejas receberam milhares de cadáveres, até ao século XIX. A localização das sepulturas, no interior ou no adro da igreja e dentro daquela a proximidade ao altar, denunciava a classe social e a situação social do finado. No século XVI, por exemplo, uma sepultura no interior da igreja custava, em Montijo, 1000 reais e a cova só era cedida mediante pagamento prévio. Por outro lado, à segunda-feira, depois da missa, os «clérigos saiam com a cruz e água benta, e com os seus Responsos tangendo os sinos andavam pela igreja e adro lançando água benta pelas sepulturas [o que] traz muita devoção aos vivos e proveito aos defuntos que sempre esperam pela oração e sufrágios da madre Igreja». A inexistência de uma igreja criava problemas delicados à população, que acabava por enterrar os seus mortos na lixeira, como aconteceu em Sarilhos Grandes, até à edificação de uma igreja, no século XVI. Há notícias de enterramentos, em Montijo, nos Conventos de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora da Graça, este corresponde à actual Esquadra da Polícia e aquele estava localizado entre a Av.ª Luís de Camões e a Praça Brasília e foi consumido por um incêndio, no início do século XX; na Igrejas do Divino Espírito Santo, da Misericórdia e de S. Sebastião e na Ermida de S. António; em Canha, na Igreja de S. Julião e, em Sarilhos Grandes, na Igreja de S. Jorge. O primeiro cemitério construído em Montijo fora do espaço da igreja foi obra da Santa Casa da Misericórdia. Em Junho de 1683, a Irmandade pediu autorização ao Arcebispo de Lisboa para sepultar os muitos pobres que faleciam no seu hospital no pátio da igreja, «por não ter cemitério separado para esse efeito», e então o Arcebispo que fizesse «esmola de conceder licença para que o pátio se benza e sejam sepultados os pobres que faleciam no Hospital (…)». D. Luís de Sousa, Arcebispo de Lisboa, deferiu o pedido em 20 de Março de 1684 e em Maio desse ano o pátio foi benzido, passando a receber os pobres que viessem a falecer no Hospital, continuando os Irmãos a serem sepultados no interior da Igreja.



Planta das sepulturas existentes no interior da Igreja do Divino Espírito Santo, in Livro das Sepulturas, 1685.

Foi em Janeiro de 1841, que o presidente da Junta da Paróquia da Freguesia do Divino Espírito Santo alertou o presidente da Câmara Municipal de Aldegalega [Montijo] para a urgente necessidade de se construir um cemitério, «visto que dentro da Igreja [do Divino Espírito Santo] se não podem enterrar os cadáveres pelos muitos que ali se têm enterrado.» A autarquia, depois de ter ponderado sobre o assunto, decidiu construir o cemitério no terreno anexo à Ermida de S. Sebastião, «não só em razão da proximidade da vila e extramuros da mesma, mais ainda por ficar junto à dita Ermida, objecto muito preciso num cemitério. No ano seguinte, em Abril, foi adjudicada a construção do cemitério. Por essa altura, o pároco e presidente da Junta da Paróquia, D. João de Noronha, informava ao presidente da câmara municipal de que «é já impossível continuar-se na prática de enterramentos: a multiplicidade de cadáveres amalgamados em todas as sepulturas [dentro da Igreja do Divino Espírito Santo] torna aquela terra em perfeita putrefacção, a ponto tal, que não deixando consumir os cadáveres, aparece na sua abertura uma exalação de miasmas de que é preciso evitar o seu contacto para não sofrer perturbações de cabeça.» O pároco alertava ainda para «as exalações pútridas que continuamente estão emanando das sepulturas» e para os perigos que dali derivavam para a saúde pública, uma vez que se aproximava o Verão e a igreja estava localizada no coração da vila. Apesar do retrato traçado pelo pároco, os fiéis ocorriam pontualmente à celebração dos ofícios religiosos. Em 7 de Junho de 1843, iniciaram-se as obras de construção do cemitério, feitas a expensas dos cofres do município e da Irmandade do Santíssimo Sacramento. Para a edificação da cerca foi aproveitada a pedra oriunda da demolição do muro do logradouro do Convento dos Frades da Graça. No ano seguinte, no dia 20 de Janeiro, a câmara municipal deliberou fazer «uma festa a S. Sebastião, e depois dela se proceda à benzedura do cemitério público para se começar ali a fazer os enterramentos.» Em 3 de Fevereiro de 1844, o cemitério público recebeu o primeiro cadáver.



Vista aérea da cidade de Montijo. Em primeiro plano, o cemitério de S. Sebastião, primeiro de Montijo.

Fonte: Montijo e Tanto Mar

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Só Riso & SoRRiso!

E como estamos em novo início de semana, cá estamos novamente para proporcionar momentos de boa disposição. Assim, como imagem pode visualizar um regresso às aulas bastante interessante.



Como vídeo, pode rir com os momentos mais hilariantes já decorridos neste mês de junho. Divirta-se e tenha uma excelente semana!

domingo, 10 de junho de 2012

Montijo no YouTube!

E como as Festas de São Pedro se aproximam a passos largos, pode visualizar assim um vídeo de apresentação às nossas tão desejadas festividades!

sábado, 9 de junho de 2012

Escolha a Sua Música!

O vencedor desta semana é português, de seu nome Carlos Paredes. Foi um dos grandes guitarristas e é um símbolo ímpar da cultura portuguesa. É um dos principais responsáveis pela divulgação e popularidade da guitarra portuguesa e grande compositor. Carlos Paredes é um guitarrista que para além das influências dos seus antepassados - pai, avô, e tio, tendo sido o pai, Artur Paredes, o grande mestre da guitarra de Coimbra - mantém um estilo Coimbrão, a sua guitarra é de Coimbra, e própria afinação. A sua vida em Lisboa marcou-o e inspirou-lhe muitos dos seus temas e composições.

Continue a votar na sua música ou banda preferida, deixando na parte dos comentários o seu voto. Participe!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Palavras Criativas!

Lá fora, as árvores verde azeitona raro, balançam e compõem a coreografia de uma bela dança intimista. Dentro de casa, observo o estado da vida. Já falei tantas vezes da vida, que não consigo precisar quantas frases me fizeram companhia. Frases com erros e acentos ao contrário, mas a vida com erros de ortografia tem mais sentido, já que assim, temos sempre assunto para conversar. Mas, quando os erros deixam de ser compreendidos, a vida esgota-se e o sentimento desaparece. Agora, temos que apagar as memórias que já não são nossas, que nunca nos fizeram rir, nem nos fizeram chorar. Hoje, já não somos ninguém. Temos que regressar ao ponto de partida, aquele ponto que fez a nossa chegada ser gloriosa, mas que agora não passa de mais um sítio, de uma cidade adormecida. Local, onde te beijei na testa e adivinhei todos os teus pensamentos, mesmo aqueles mais obscuros, onde me levavas até ao abismo. Pensei dar um passo em frente, mas recuei. E voltei como pessoa indefinida, sem conceitos, preconceitos e opinião formada. Regressei vazio, com espaço para me criar outra vez, para me preencher, seja com o que for. Vou-me construir do zero, como se fosse a primeira vez que acordasse. Mas, hoje, é tudo muito rápido, os dias já são demasiado pequenos, para se ter tempo para sentir que, no final é quase como se nada tivesse acontecido entre nós. Por isso, fico com vontade de voltar a ter o coração, a libertar um novo sorriso, mas não aquele sorriso forçado, quando te conheci em circunstâncias estranhas e no fim, perguntar-te. "Se pudesses, não escolherias começar de novo?"

Sugestão Cultural!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Mensagens de Rua!

Apresentamos nova mostra do que se pode ler nas ruas do Montijo, sem que muitas vezes se dê importância ou se note sequer o que está inscrito nas paredes ou muros! Pois o que acontece é que passamos por ruas da nossa cidade e não ligamos ao que nelas se encontram, ao que essas mesmas ruas têm escondido em cada recanto da sua totalidade como espaço público! Assim sendo, fomos passear pelo Montijo e descobrimos algumas mensagens subliminares, inscritas nas paredes, descritas a tinta! Como tal, aqui deixamos algumas para descobrir, outras para recordar para sempre, pois o tempo vai encarregar-se de um dia as fazer desaparecer! Hoje apresentamos uma frase, em que o sorriso, está em sintonia com o coração!




quarta-feira, 6 de junho de 2012

Imagens Antigas - Montijo!

Recordando as páginas de glória, na vertente desportiva da nossa cidade, apresentamos imagens do extinto Clube Desportivo do Montijo. Na primeira imagem, podemos visualizar o nosso guarda-redes Redol, com a taça de campeão nacional da 3ª divisão, na época de 1965/1966, sendo que na segunda imagem, pode visualizar alguns dos jogadores, que participaram no jogo que nos sagrou campeão.







terça-feira, 5 de junho de 2012

Histórias Com História!



Manuel Giraldes da Silva, Poeta Popular

Manuel Giraldes da Silva, o patrono da Biblioteca Municipal de Montijo, autodidacta e de multifacetados talentos, foi, sobretudo, um poeta popular em toda a sua essência, e é esta vertente da sua personalidade que aqui se divulgará. Filho de Manuel Francisco da Silva e de Pulquéria da Piedade Antunes da Silva, nasceu, em Pinhal Novo, no dia 27 de Maio de 1898, e veio a falecer em Montijo, terra que desde sempre adotara, em 27 de Novembro de 1974. Poeta do Mulher – e do Amor -, senhor de gestos simples e de uma sensibilidade apurada, de palavra pronta e sempre disposto à amena cavaqueira, Manuel Giraldes da Silva confessou um dia: «Eu nunca me julguei poeta pelos versos banalíssimos que tenho feito, mas sim pela minha sensibilidade. Sinto vibrar no mais íntimo do meu ser, a beleza infinita dos horizontes, que o meu olhar contempla extasiado.» Um poeta não se apresenta, apresenta-se nos versos que escreveu. Aqui se deixa um pequeno “cartão de visitas” de Manuel Giraldes da Silva - Girsil, como também assinou algumas das suas composições. Ao evocar Manuel Giraldes da Silva não posso deixar de enviar um aceno de simpatia e amizade a Georgina Miranda, companheira na imarcescível viagem que foi a descoberta de Manuel Giraldes da Silva.

Fonte: Montijo e Tanto Mar

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Só Riso & SoRRiso!

Em mais um início de semana, cá estamos para lhe proporcinoar momentos de boa disposição. Assim, como imagem pode comprar uma nova versão de produtos numa loja chinesa perto de si.



Como vídeo, pode rir com os melhores momentos da televisão portuguesa! Divirta-se e tenha uma excelente semana!

sábado, 2 de junho de 2012

Escolha a Sua Música!

A banda vencededora desta semana foram os míticos Pink Floyd. Pink Floyd é uma banda de rock britânica formada em Cambridge, Inglaterra, em 1965, que atingiu sucesso internacional com a sua música psicadélica e progressiva. O seu trabalho foi marcado pelo uso de letras filosóficas, experimentações musicais, capas de álbuns inovadoras e espectáculos elaborados. O Pink Floyd é um dos grupos de rock mais influentes e comercialmente bem-sucedidos da história, tendo vendido mais de 200 milhões de álbuns em todo o mundo. A banda foi induzida no Hall da Fama do Rock and Roll em 1996.

Continue a votar na sua música ou banda preferida, deixando na parte dos comentários o seu voto. Participe!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Mensagens de Rua!

Apresentamos nova mostra do que se pode ler nas ruas do Montijo, sem que muitas vezes se dê importância ou se note sequer o que está inscrito nas paredes ou muros! Pois o que acontece é que passamos por ruas da nossa cidade e não ligamos ao que nelas se encontram, ao que essas mesmas ruas têm escondido em cada recanto da sua totalidade como espaço público! Assim sendo, fomos passear pelo Montijo e descobrimos algumas mensagens subliminares, inscritas nas paredes, descritas a tinta! Como tal, aqui deixamos algumas para descobrir, outras para recordar para sempre, pois o tempo vai encarregar-se de um dia as fazer desaparecer! Hoje apresentamos uma frase, onde o futuro irá determinar a sua importância!