História

A minha foto
Uma Cidade orgulhosa da sua História, mesmo sendo Aldeia Galega desde 1514,reconhecida por Montijo a partir de 1930! Montijo, Capital da Felicidade! Uma Cidade, Uma Causa, MONTIJO por Amor, PORTUGAL por Devoção! Contacto: montijoportugal@gmail.com

VISITANTES

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Histórias Com História!


Afonso Costa um dos maiores vultos da República, veio a Aldeia Galega no dia 3 de Março de 1907, inaugurar o Centro Escolar Eleitoral Republicano “Celestino de Almeida”. O movimento republicano em Aldeia Galega, tinha um crescimento enorme e a vinda de um político com a projecção de Afonso Costa a uma Terra com a dimensão da nossa ,provocava sempre um grande entusiasmo. Já tinha sido assim em Janeiro desse mesmo ano com António José de Almeida e voltou a repetir-se com Afonso Costa. Os republicanos davam uma grande importância à educação, num país que tinha mais de 75% de analfabetos. Os centros republicanos serviam para actividade política, mas também para escola. O Centro Escolar Republicano de Aldeia Galega era frequentado por 70 alunos. A política era vivida nesta época com grande intensidade e muita polémica. Afonso Costa tinha sido expulso da Assembleia Nacional por criticar, na qualidade de deputado, com grande violência o rei D. Carlos pelas elevadas dívidas e adiantamentos que a casa real tinha à fazenda nacional. É sempre a economia e as dívidas que nos atormentam. Afonso Costa falou uma hora e um quarto sobre o deficit, as finanças, a economia do país e as enormes dívidas do rei à fazenda nacional e depois de arrasar o governo e o rei ,disse uma frase que ficou célebre: “por muito menos crimes do que os cometidos por D. Carlos I, rolou no cadafalso, em França, a cabeça de Luís XVI”. Uma verdadeira declaração de guerra ao regime monárquico. Discurso de Afonso Costa em Aldeia Galega publicado no Jornal “ O Domingo”:
“Se tivesse alguma dúvida de que em Portugal só um ideal aquece o povo, e as almas, o ideal Republicano, disso hoje teria plena certeza, depois da grande manifestação a que acabava de assistir.
É consolador entrar numa terra como esta, onde todas as pessoas, até as mais humildes, teem um ideal, serem livres cidadãos de uma pátria livre.
E este povo, cuja câmara municipal quis afirmar, não ser republicano, e que tão grande desmentido lhe dá hoje, exige que ella se submeta à votação pública e terá o justo castigo pela sua ousadia, da sua mistificação.( Em 1908 houve eleições para a Câmara de Aldeia Galega e o partido republicano ganhou com 97% dos votos).
Aqui, até as próprias senhoras se associam à nossa causa, assistindo à nossa festa, porque dentro do nosso partido, que obriga ideais tão generosos e nobres, também ellas teem o seu lugar na grande causa da redenção nacional.
Tenho o maior orgulho em tomar parte numa festa destas, em que se inaugura um centro com o nome de “Celestino de Almeida”.
Foi Celestino de Almeida que conseguiu transformar, com a colaboração da Comissão Municipal Republicana, esta villa, num dos mais fortes baluartes republicanos, cuja bandeira agitada por sua mão, ha de tremular aqui como um símbolo da liberdade.”
A imprensa de Lisboa deu grande destaque à vinda de Afonso Costa e Aldeia Galega.

Por: José Bastos

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Só Riso & SoRRiso!

Cá estamos para dar início a mais uma semana que desejamos que seja positiva! Assim, como imagem apresentamos um bilhete muito interessante de um encarregado de educação e percebemos o porquê da mensagem pela forma como foi escrito!


Como vídeo, podemos assitir aos melhores momentos protagonizados já em 2012! Divirta-se e tenha uma excelente semana!


domingo, 29 de janeiro de 2012

Montijo no YouTube!

Em semana de visista por parte do Clube Olímpico do Montijo a Massamá, apresentamos o resumo do jogo realizado no Montijo, esperando que o resultado seja o mesmo e assim a estreia do novo técnico montijense seja positiva!



Neste outro vídeo apresentamos como decorreu o Dia Internacional de Enoturismo no Montijo!

sábado, 28 de janeiro de 2012

Escolha a Sua Música!

Os vencedores desta semana são portugueses e vêm do Porto e são os Ornatos Violeta! Os Ornatos Violeta foram uma banda portuguesa de rock alternativo, com fusão de algumas outras tendências, incluindo o ska e o jazz. É originária da cidade do Porto, composta por Manuel Cruz na voz, Nuno Prata no baixo, Peixe na guitarra, Kinörm na bateria e Elísio Donas nos teclados. Com apenas dois álbuns publicados, depressa se tornou uma referência na música portuguesa do final dos anos 90, embora o ponto alto da sua carreira corresponda sobretudo aos últimos 3 anos da década. A banda decidiu então separar-se no final de 2000, juntando-se para um concerto único de celebração do seu 10º aniversário na KEIMAS 2001.

Continue a votar na sua música ou banda preferida, deixando na parte dos comentários desta secção o seu voto! Participe!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Palavras Criativas!

Não gosto de trovoada, tenho medo dos relâmpagos, não gosto de cebola na salada, não gosto de alhos nos bifes, não gosto da Internet lenta, não gosto de tirar aquela parte que está colada nos rolos de papel higiénico quando são novos, não gosto de entrar no carro em sítios onde a porta fica muito apertada e não dá para entrar à vontade, não gosto de kiwis, não gosto de passar a Ponte 25 de Abril na parte das grades com os buraquinhos a ver-se o rio e que faz muito barulho, não gosto de errar um passe e falhar um golo de baliza aberta, não gosto que a minha equipa preferida perca, não gosto quando perco apostas devido à equipa rival de futebol, não gosto de ar condicionado, não gosto dos dias curtos de Inverno, não gosto de música caramela, não gosto do cheiro de incenso, não gosto de descascar batatas cozidas, não gosto de descascar fruta, não gosto de colocar o cinto de segurança, não gosto de andar de elevador, não gosto de andar de avião, não gosto de perder, não gosto quando tenho que fazer as coisas sobre pressão, não gosto do 1º Ministro, não gosto do Presidente da República, não gosto de ir a discotecas, não gosto de tomar banho e ir dormir, não gosto da roupa a cheirar a tabaco, não gosto de estar sozinho, não gosto de vinho, não gosto de ir a restaurantes, pedir água e não ser em garrafa de vidro, não gosto de dormir, não gosto de roupa larga, não gosto de dar erros quando faço grafittis nas paredes, não gosto de falsos e traidores, não gosto de ver gostos nas próprias publicações das pessoas no facebook, não gosto de mexer com a electricidade, não gosto da polícia, não gosto de ouvir publicidade nas rádios, não gosto de sei lá mais o quê! Apenas sei, e disso tenho a certeza, que GOSTO de TI e isso basta!



Sugestão Cultural!


Sugestão Desportiva!



quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mensagens de Rua!

Apresentamos nova mostra do que se pode ler nas ruas do Montijo, sem que muitas vezes se dê importância ou se note sequer o que está inscrito nas paredes ou muros! Pois o que acontece é que passamos por ruas da nossa cidade e não ligamos ao que nelas se encontram, ao que essas mesmas ruas têm escondido em cada recanto da sua totalidade como espaço público! Assim sendo, fomos passear pelo Montijo e descobrimos algumas mensagens subliminares, inscritas nas paredes, descritas a tinta! Como tal, aqui deixamos algumas para descobrir, outras para recordar para sempre, pois o tempo vai encarregar-se de um dia as fazer desaparecer! Hoje apresentamos uma frase onde o desejo está presente em cada letra!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Imagens Antigas - Montijo!

Apresentando mais uma magnifica página da nossa história e que faz parte das nossas vivências Montijenses, damos assim a conhecer uma imagem da Praça da República "vestida a rigor", na altura ainda designada de Praça Serpa Pinto, por ocasião da inauguração do ramal ferroviário, assim como uma imagem da linha do comboio e da ponte que ainda existe nos dias de hoje! Estas imagens são do ano de 1908!





terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Histórias Com História!


HISTÓRIA DOS CLUBES DA NOSSA TERRA - MONTIJO!

Em 1972, o Clube Desportivo de Montijo militou na Primeira Divisão do Campeonato de Futebol Português, o mesmo seria dizer, hoje, que participou na 1ª Liga.
Pelas ruas da cidade, ainda nos cruzamos com muitos dos jovens de outrora que envergaram a camisola do CDM e defrontaram as mais importantes equipas portuguesas.
Corria o ano de 1948, quando, em 1 de Setembro, os três clubes de futebol existentes em Montijo, reunidos em assembleia magna, formalizaram a sua fusão num só clube, que, por proposta de José Machado, aprovada por aclamação, se passou a denominar «CLUBE DESPORTIVO DE MONTIJO».
A decisão, aparentemente pacífica, fora precedida de intensos debates, chegando mesmo o Aldegalense Sport Club, uma das mais importantes agremiações desportivas, a reprovar a ideia, na assembleia-geral que se realizou em 6 de Agosto de 1948.
Nesse mesmo dia, reuniram-se também em assembleia para discutirem a futura fusão, o Avenida Foot-Ball Club, que a aprovou, e os 11 Unidos Futebol Clube, que, depois de uma sessão concorridíssima, marcada por acesos debates, acabou por conferir plenos poderes à direcção para se inteirar das bases orgânicas da nova colectividade para, em nova assembleia, deliberar então sobre o futuro do clube.
O cenário desportivo, em Montijo, na época, era marcado por uma intensa rivalidade entre o Aldegalense e o 11 Unidos (do género Benfica/Sporting) e daí a relutância dos sócios de ambas as agremiações em aceitarem a fusão dos seus clubes.
Melhor se entende a rivalidade existente entre o Aldegalense e os 11 Unidos com o episódio que passamos a revelar. Quando, na época de 1939, o 11 Unidos Foot-Ball Club se sagrou campeão da 2ª Divisão da Associação de Futebol de Setúbal e conquistou o direito a participar na 1ª Divisão, por não ter o seu campo de futebol oficializado e porque o Aldegalense lhe interditou o seu, o 11 Unidos teve de disputar todos os jogos do campeonato da 1ª Divisão nos campos dos adversários.

Pequena Cronologia das equipas de Futebol de Aldegalega/Montijo

1909 – Aldegalense Sport Club (O Aldegalense Foot-Ball Club ou Club Futebol Aldegalense, constituído por volta de 1914, só se integrou no Aldegalense Sport Club 1914 - Aldegalense Foot-Ball Club ou Club Futebol Aldegalense m 18.11.1930).
1915 – Sporting Foot-Ball de Aldegalega
1916 – União Futebol Alegria
1922 – Sporting Escolar Aldegalense (também apelidado de Glória escolar Sport Club)
1923 – Morte Futebol Club
1923 – Estrela Sporting Club
1924 – Sociedade Cooperativa Aldegalense (Equipa de Futebol)
1924 – Almansor Sport Club (Canha)
1926 – 11 Unidos Foot-Ball Club
1928 – Avenida Foot-Ball Club
1930 - O Aldegalense Foot-Ball Club ou Club Futebol Aldegalense integra-se no Aldegalense Sport Club
1934 – Bela Vista Foot-Ball Club
1936 - Aldegalense Sport Club11, Unidos Foot-Ball Club e Avenida Foot-Ball Club são as únicas equipas de futebol federadas.
1948 - Clube Desportivo de Montijo
2007 - Clube Olímpico de Montijo

Por: Rui Aleixo

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Só Riso & SoRRiso!

Começa nova semana, mas por aqui é tempo de se distrair e divertir um pouco! Assim como imagem e como, não podemos deixar passar em claro as declarações do nosso Presidente da República, pois são mesmo de morrer a rir, aqui estão!


Como vídeo, pode divertir-se, visualizando os melhores e mais hilariantes momentos do ano de 2011! Divirta-se e tenha uma excelente semana!

domingo, 22 de janeiro de 2012

Montijo no YouTube!

Fazendo nova busca pelo YouTube, encontramos novos vídeos alusivos à nossa cidade, de acontecimentos que decorreram na nossa terra! Assim sendo, neste primeiro vídeo, podemos assistir a uma noite de fados, realizada pela altura das festas de São Pedro!



Neste outro vídeo podemos assistir à Hora do Conto, iniciativa levada a cabo pela Biblioteca Municipal do Montijo!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Escolha a Sua Música!

Aqui estamos de volta para apresentar os vencedores desta semana! E os grandes vencedores foram os Balla! Balla é uma banda portuguesa de pop alternativo, que surgiu em 2000. Inspirando-se em Giacomo Balla, pintor italiano futurista, Armando Teixeira escolheu o nome por soar bem. Constituidos por Armando Teixeira - vocal, Paulo Souza - guitarra, Ricardo Vasconcelos - teclados, Tiago Dias - baixo e Lito - bateria, lançaram o seu primeiro single no ano 2000!

Continue a votar na sua música ou banda preferida, deixando na parte dos comentários desta secção o seu voto! Participe!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Palavras Criativas!

Entrei no carro e liguei o rádio! Na Assembleia da República está em discussão uma proposta do Partido "Os Verdes" sobre como liberalizar o Amor! Todos os partidos de esquerda começam com discursos eloquentes, utilizando palavras e versos esquecidos no dicionário, mas que em conjunto formam textos de um sentimento grandioso, ainda mais se exaltam, quando dizem que o coração está do lado esquerdo, logo o Amor está do lado deles! Os da Direita, utilizam também discursos fantásticos, com palavras rebuscadas e, afirmam convincentemente que o Amor é claramente de Direita e que o coração é apenas um órgão do nosso corpo! Farto disto tudo, ligo o iPod, pois o melhor é ouvir a música que sacaste ontem, e ainda não tive hipótese de a ouvir! Mas estes discursos de políticos corruptos fez-me inflamar o pensamento e foi quando no decorrer da viagem comecei a pensar! O Amor, o que é o Amor! Será as juras e promessas, de "és a melhor de sempre", do "vou ficar contigo o resto da vida", as SMS a dizer "Linda, eu Amo-te", o estado no facebook a confirmar o relacionamento, os sorrisos disfarçados de quem anda na rua com alguém que não gosta, apenas pelo estatuto social, ou as mãos dadas em centros comerciais, quando na outra mão agarramos um saco da H&M, será nos contactos do telemóvel estar escrito Amor, Bébé, Babe ou Fofuxa Linda, em vez do nome da nossa companheira, será ouvir músicas foleiras que nos poemas de Amor todas as palavras rimem com coração! Não, isto não é o Amor com certeza! O Amor é muito mais que isto! O amor é estarmos no supermercado e não nos preocuparmos com a divisória que diz "Próximo Cliente", pois sabemos tudo o que compramos e iremos utilizar quando estivermos a fazer o jantar ou a tomar o pequeno almoço, é quando juntamos a nossa roupa para colocar na máquina e sabemos que utilizamos o mesmo amaciador ou, estamos entretidos a lavar os dentes a olhar para o reflexo um do outro no espelho e tentamos falar com a boca cheia de espuma branca e inventamos constantemente um novo dialecto, em que ninguém de nós percebe, mas rimos-nos à gargalhada, ou ficamos enrolados nas mantas a comer bolinhos da nossa pastelaria e bebemos cházinho sem açúcar, mesmo que um de nós adore coisas doces! É ficar no sofá a ver séries gravadas ou que passem repetidas pela vigésima sétima vez, e não ficar incomodado com isso, até mesmo quando a Internet está marada e não me deixa ver o Barcelona na SportTv! É não ter medo que saibas o meu Pin do multibanco ou a password do mail, que faças post´s no meu Facebook como se fossem meus ou inventes nomes novos de personagens animadas, quando atendes o telefone e dizes novamente Bom Dia! É refilar com a roupa que trago vestida, pois a cor das calças não tem nada a ver com os ténis que tenho calçados, ou inventar novas combinações na loja de roupa para aquela camisola que me ofereceste no Natal! O Amor és tu e depois que mais posso dizer! Sei lá, o Amor é tudo isto e nunca ninguém fez versos ou livros ou uma música que se tornasse número 1 dos Top´s, a falar sobre mantas, escovas de dentes, que estamos sentados no sofá com bolos e chá a ver a SportTv no Computador! Mas olha meu Amor, eu fiz um texto sobre tudo isto, mesmo sabendo que não é nada de especial, mas quero que saibas, mesmo utilizando um cliché, Amo-te, até logo à noite na manta mais próxima do sofá!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Mensagens de Rua!

Apresentamos nova mostra do que se pode ler nas ruas do Montijo, sem que muitas vezes se dê importância ou se note sequer o que está inscrito nas paredes ou muros! Pois o que acontece é que passamos por ruas da nossa cidade e não ligamos ao que nelas se encontram, ao que essas mesmas ruas têm escondido em cada recanto da sua totalidade como espaço público! Assim sendo, fomos passear pelo Montijo e descobrimos algumas mensagens subliminares, inscritas nas paredes, descritas a tinta! Como tal, aqui deixamos algumas para descobrir, outras para recordar para sempre, pois o tempo vai encarregar-se de um dia as fazer desaparecer! Hoje apresentamos uma frase escrita na estação dos comboios no Montijo e outra escrita num bairro onde as notícias devem correr rápido!


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Sugestão Desportiva!

Pela primeira vez na história do futsal na nossa cidade, temos uma equipa da formação de escalão Juniores nos Play-Off de apuramento para campeão e com bastantes ilusões de trazerem o título para a nossa terra! Assim apresentamos o 1º jogo, contra o Seixal, que é a equipa que neste momento está em 1º lugar, seguida pela equipa da Academia Bairro Miranda - Montijo, com apenas 2 pontos de diferença! Vamos apoiar os jovens futsalistas montijenses a trazer o ceptro de campeão para a nossa localidade!

Histórias Com História!

Hoje damos a conhecer um poema de um poeta Montijense, de seu nome José Joaquim Caria, no dia em que a Vila de Montijo, passou a cidade!

MONTIJO … CIDADE!

Nove de Julho,

Seis horas da manhã...

E, no claro escuro

Do despontar do dia.

Ouvi no “ rádio “

(Fremente de alegria . . .)

A grata novidade:

Eram nomes de Vilas

Que, nessa ocasião,

Passavam a Cidades,

Entre Elas . . . a Minha!

E confesso . . . chorei!,

Mas chorei de emoção,

Não de vaidade!

Pois no meu coração,

Nessa manhã de Verão

A minha Vila,

Amanheceu . . . CIDADE!

José Joaquim Caria

Deixamos aqui o Fado do Montijo, escrito por José Joaquim Caria, interpretado por Moniz Trindade!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Só Riso & SoRRiso!

Pois é, aqui estamos em mais uma segunda-feira, como tal, já sabe, pode começar da melhor maneira, ou seja a sorrir com a imagem e vídeo que apresentamos! Assim como imagem e face à tão popular crise actual, nada melhor que seguir o exemplo do senhor que fez este cartaz!


Como vídeo, apresentamos uma série de situações hilariantes que são colocadas na internet e agora estão juntas em apenas um vídeo! Divirta-se e tenha uma excelente semana!



domingo, 15 de janeiro de 2012

Montijo no YouTube!

Tendo como base de procura o site de partilha YouTube, encontramos novos vídeos sobre a nossa cidade! Esta semana apresentamos um vídeo feito com fotografias desde 2007 até aos dias de hoje, onde a nossa localidade é o ponto de partida e chegada deste vídeo!

sábado, 14 de janeiro de 2012

Escolha a Sua Música!

Em mais uma semana musical os vencedores foram os portugueses Dead Combo! Dead Combo é uma banda portuguesa cujas principais influências musicais são o Fado, o Rock, as bandas sonoras dos Westerns, bem como música da América do Sul e de África. A banda é constituída por dois membros apenas: Tó Trips (guitarras) e Pedro V. Gonçalves (contrabaixo, kazoo, melódica e guitarras). Os membros conheceram-se em 2001, quando no final de um concerto, Tó pediu boleia a Pedro sem saber que este não tinha carro. Foram então ambos a pé até ao Bairro Alto e, no meio da conversa, surgiu a ideia de gravarem um álbum em tributo ao génio da guitarra portuguesa, Carlos Paredes. A pouco e pouco foram surgindo os Dead Combo, sendo 2002 referido pela banda como o ano definitivo da sua formação. Em 2004 viriam a lançar o seu álbum de estreia, cuja sonoridade inovadora foi recebida com entusiasmo pela crítica portuguesa.

Continue a votar na sua música ou banda preferida, deixando na parte dos comentários desta secção o seu voto! Participe!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Palavras Criativas!

Hoje acordei e em vez de usar a tradicional roupa preta da Sexta-Feira 13, vesti o fato de astronauta, que ganhei quando fui ao Planetário de Lisboa, numa visita de estudo da escola primária, em 1984, e me saiu no sorteio das rifas que uns Escuteiros estavam a vender à porta! Como o fato era do Yuri Gagarin, serve-me na perfeição nos dias de hoje em que sou adulto! Saí assim à rua, sem complexos e sem medo de que a gravidade me afectasse o cérebro! Procurei onde poderia ter deixado estacionado o foguetão e só depois me lembrei que não tinha pago o parquímetro! Bolas, os gajos da EMEL já me rebocaram o meio de transporte e agora como é que vou trabalhar! Logo hoje, que o chefe dos ET´S me vai explicar como se anda na lua sem ser aos saltinhos! Dirigi-me então à polícia, na esperança de me devolverem o foguetão! A caminho da esquadra, apareces e perguntas-me se desejo boleia, ao qual te respondo que agradeço muito, mas ainda por cima com um carro a gasolina, 3 depósitos cheios não eram suficientes para me levares até lá a cima! Dizes que não tem problema, que o carro é da empresa e para entrar rápido, que os automobilistas que estão atrás já estão a apitar ao tempo! Entro assim muito depressa no carro, sem que antes tivesse batido com o capacete no tejadilho do carro e ter partido o vidro da parte da frente! Que cena, como vou agora conseguir respirar na lua, com o capacete partido! Já resignado é quando olho em frente e reparo que não segues o caminho da esquadra da polícia! "Para onde me levas?", pergunto eu, num tom altivo! "Vou-te deixar com a cabeça na Lua, sem saíres da Terra", respondes-me tu,num tom altamente sensual! A partir desse dia fui sempre um astronauta feliz, pois descubro todos os dias um planeta novo quando acordo a teu lado!

Sugestão Cultural!


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Mensagens de Rua!

Apresentamos nova mostra do que se pode ler nas ruas do Montijo, sem que muitas vezes se dê importância ou se note sequer o que está inscrito nas paredes ou muros! Pois o que acontece é que passamos por ruas da nossa cidade e não ligamos ao que nelas se encontram, ao que essas mesmas ruas têm escondido em cada recanto da sua totalidade como espaço público! Assim sendo, fomos passear pelo Montijo e descobrimos algumas mensagens subliminares, inscritas nas paredes, descritas a tinta! Como tal, aqui deixamos algumas para descobrir, outras para recordar para sempre, pois o tempo vai encarregar-se de um dia as fazer desaparecer! Hoje apresentamos uma frase onde apenas temos que descobrir o sabor do gelado e saborear o momento!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Imagens Antigas - Montijo!

Recordando imagens da nossa cidade, contamos desta vez a história dos adeptos que viajaram até Leiria em 1972, para assistir à Liguilha de apuramento de campeão da 2ª Divisão Nacional, referente ao jogo Clube Desportivo do Montijo - União de Coimbra, em que pelos relatos recolhidos a equipa de verde e amarelo foi escandalosamente roubada pelo senhor do apito, o que se poderá constatar na revolta dos seguidores da equipa montijense numa das fotos! O resultado foi de 3-2 para os de Coimbra, mas a nossa equipa subiu à 1ª Divisão nesse ano também, só não fomos campeões!



terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Histórias Com História!


A importância da Comarca de Aldeia Galega no século XIX

No dia 25 de Maio de 1879, foi inaugurado em Aldeia Galega o edifício do tribunal e da cadeia da nossa comarca (edifício onde hoje se encontra instalada a Câmara Municipal de Montijo), que incluía os concelhos de Alcochete, Aldeia Galega, Moita e Barreiro. Era a primeira grande obra em todo o país, após a instituição do novo mapa judiciário. Estiveram presentes na inauguração o Presidente do Concelho de Ministros Fontes Pereira de Melo, Ministro dos Negócios estrangeiros João Andrade Corvo, Ministro da Justiça António Monteiro, presidentes das Câmaras de Alcochete, Barreiro e outras entidades convidadas, o que mostra bem o significado que esta obra tinha para o governo. Era presidente da Câmara de Aldeia Galega, Domingos Tavares, sogro do Dr. Mário Mora (médico). Os muitos Moras, netos de Domingos Tavares eram pessoas muitos conhecidas em Aldeia Galega/Montijo, mas quem era de facto poderoso na nossa Terra e que foi presidente da Câmara durante 20 anos foi Domingos Tavares, que era amigo e do mesmo partido de José Maria dos Santos (par do Reino e deputado pelo circulo de Aldeia Galega), um dos homem mais rico do país. Com a inauguração do Caminho de ferro, com ligação ao Barreiro. Na segunda metade do século XIX, Aldeia Galega passou por uma grave crise com o desaparecimento do movimento fluvial que por aqui existiu durante séculos. Os aldeanos transformaram a crise em oportunidade e a partir daí percorreram uma caminhada de empreendorismo que chegou ao fim do século a Vila mais importante de toda a região.

Por: José Bastos

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Só Riso & SoRRiso!

E começa mais uma semana, mais um começo a sorrir! Assim como imagem apresentamos um sinal com uma mensagem bastante curiosa!


Como vídeo podemos assistir a uma recolha dos momentos mais hilariantes e divertidos durante muitos anos e que estão na internet para nos fazer rir! Divirta-se e tenha uma excelente semana!

domingo, 8 de janeiro de 2012

Montijo no YouTube!

Utilizando os motores de busca no site de partilha YouTube e colocando a palavra Montijo, encontramos novos motivos de visualização de filmes e histórias relacionadas com a nossa cidade! Esta semana apresentamos o Coro Polifónico da 1º Dezembro na Igreja do Montijo!



Neste outro vídeo podemos visualizar uma forma de incentivar a equipa do Olímpico do Montijo para a época que está a decorrer!

sábado, 7 de janeiro de 2012

Escolha a Sua Música!

Em mais uma semana musical o vencedor foi Tom Vek! Thomas Timothy Vernon-Kell (nascido a 10 de maio de 1981, Londres ) é um autodidata multi-instrumentista músico que trabalha sob o nome Tom Vek. Assinou com a pequena editora Tummy Toque registros em 2001, tendo passado os últimos oito anos de escrita e gravação na garagem dos seus pais.

Continue a votar na sua música ou banda preferida, deixando na parte dos comentários desta secção o seu voto! Participe!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Palavras Criativas!

"O homem ama, porque o amor é a essência da sua alma. Por isso não pode deixar de amar." Esta frase de Tolstoi não me sai da cabeça, ao mesmo tempo que a K.G.B. me aponta uma arma ao coração por pensarem que sou um espião que vem de um planeta onde só existe o amor! Tento explicar no meu inglês enferrujado, que apenas estou de visita a São Petersburgo, para uma conferência sobre como crescem as artérias amorosas no coração dos humanos! Pior ainda, agora pensam que sou Americano e isto está cada vez mais agreste! Já não sei o que dizer, talvez o melhor seja ficar calado e esperar que estes ventos de leste amaldiçoados mudem de direcção! Finalmente apareces em meu socorro, fazendo-me sinal para estar calado! Estás ali para me resgatar e a tua missão é passares por Natascha Uszkurat, dona e proprietária da fábrica de Vodka Eristoff, mas membro infiltrada do grupo paramilitar Paz & Amizade dos Povos Unificados pela Alegria de Sentir o Arco-Íris com Mais de Sete Cores! Não sei como aprendeste tão rápido russo, o certo é que passado dois minutos da tua chegada, já te faziam vênias e libertavam-me, pedindo desculpas num inglês com sotaque soviético! "Começa bem a nossa viagem", digo eu quando já estamos na rua, enquanto me dizes para entrar no carro preto que está na esquina da rua e sair dali o mais rápido possível! Dirigo-me para o carro, quando um sonâmbulo sem colarinho e calças à boca de sino me abre a porta e reparo que isto não passa de mais um sonho! Tenho que deixar de adormecer a ver o canal História, pois esta semana é a retrospectiva da União Soviética e já ontem passei a noite toda a esfregar-te a cabeça, pois pensei que eras o Mikhail Gorbachev e que a todo o custo, desse por onde desse, tinha que limpar a mancha que tinhas na testa! O que vale é que se acontecer o mesmo amanhã, a temática é sobre o Rasputin e tenhamos uma noite de orgia, encarando várias personagens da Corte Imperial Russa!


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Mensagens de Rua!

Apresentamos nova mostra do que se pode ler nas ruas do Montijo, sem que muitas vezes se dê importância ou se note sequer o que está inscrito nas paredes ou muros! Pois o que acontece é que passamos por ruas da nossa cidade e não ligamos ao que nelas se encontram, ao que essas mesmas ruas têm escondido em cada recanto da sua totalidade como espaço público! Assim sendo, fomos passear pelo Montijo e descobrimos algumas mensagens subliminares, inscritas nas paredes, descritas a tinta! Como tal, aqui deixamos algumas para descobrir, outras para recordar para sempre, pois o tempo vai encarregar-se de um dia as fazer desaparecer! Hoje apresentamos uma frase de revolta, encontrada numa rua onde reina a calma!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Imagens Antigas - Montijo!

Recordando e vivendo memórias que não se apagam do coração de muitos montijenses, apresentamos imagens de uma equipa de futebol no ano de 1956, que existiu na nossa cidade, mais concretamente formada no Bairro dos Pescadores e que se chamava Estrelas do Mar, o nome apropriado a quem dedica a vida ao rio e à pesca! Na outra imagem pode ver alguns adeptos antes do grande jogo que decidia o apuramento de campeão da 2ª Divisão Nacional, entre o extinto Clube Desportivo do Montijo e o Varzim, um jogo efectuado em Leiria nos anos 70!


ESTRELAS do MAR - 1956


ADEPTOS no JOGO CLUBE DESPORTIVO do MONTIJO - VARZIM em LEIRIA - ANOS 70

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Histórias Com História!


As Festas em honra da Nª Sª da Atalaia, realizam-se todos os anos, há séculos, no último domingo de Agosto. O Santuário da Atalaia, a 4 Km de Montijo, muito perto das Portas da Cidade, é o mais antigo ao Sul do Tejo. O monumento mais antigo é o cruzeiro grande, construído pela Confraria de Lisboa, em 1555, mas a lenda do aparecimento da senhora por cima de uma aroeira é muito mais antiga. À Festa Grande em Agosto vinham muitos milhares de pessoas dos arredores, de Lisboa, do Ribatejo e do Alentejo, organizados em círios. Em 1507, quando a peste grassou na cidade de Lisboa já o Círio de Oeiras vinha à Atalaia. No ano de 1823 vieram à Atalaia 34 Círios das mais diversas localidades. Ainda hoje vêm às Festas da Atalaia, onde têm casa própria para festas, os seguintes Círios: Círio da Azóia desde 1673, Olhos de Água desde 1723, Quinta do Anjo desde 1780, Carregueira desde 1833, ano da cólera morbus, Círio Novo desde 1945, resultado de um conflito no Círio da Carregueira. O Círio dos Marítimos de Alcochete, não tem casa na Atalaia, mas desde 1539 que lá vão na 2ª feira de Páscoa. Nos anos quarenta do século passado, o Montijo e a região despejavam-se para a Atalaia. Os que tinham mais recursos iam de casa mudada. A festa começava logo na Praça da República, onde embarcavam os passageiros nos autocarros, com bichas a darem a volta até à Estrada Nova. Ia também muita gente em carroças e galeras. Os Montijenses adoravam muito mais que hoje as festas em honra da Nossa Senhora da Atalaia. Nesta época ainda não existiam as Festas Populares de S. Pedro Era uma festa muito popular em que tudo, de bom, ou de mau ia parar à Atalaia. Ricos e pobres, deficientes a pedir esmola, carteiristas, prostitutas, jogos de sorte e de azar, barracas de tiro. A população residente na Atalaia, hoje freguesia, vivia exclusivamente da agricultura. Existe um museu agrícola na Atalaia, mesmo junto à escadaria do santuário e que é o mais completo do género da AML. Tem adega, lagar de azeite, alambique e muitos utensílios e alfaias agrícolas usados pelos nossos antepassados.


Por: José Bastos


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Só Riso & SoRRiso!

E aqui estamos nós, juntos na primeira segunda-feira de 2012! Assim sendo, vamos começar da melhor maneira, e essa só pode ser a sorrir! Como imagem apresentamos uma pensão bem humorada e com uma cave bem acolhedora pelos vistos!


Como vídeo, pode visualizar os melhores e mais divertidos momentos que sucederam em 2011! Divirta-se e tenha uma excelente semana!

domingo, 1 de janeiro de 2012

Montijo no YouTube!

E aqui estamos em 2012! A primeira publicação do ano, vai mostrar-nos vídeos relacionados com a nossa cidade, colocados no site de partilha YouTube! Assim, podemos visualizar um vídeo sobre o maior estendal do mundo, numa produção original e divertida, assim como o trailer de uma série que aí vem, sobre o Montijo Sem Lei, realizada pela Máfia Aldeana!