História

A minha foto
Uma Cidade orgulhosa da sua História, mesmo sendo Aldeia Galega desde 1514,reconhecida por Montijo a partir de 1930! Montijo, Capital da Felicidade! Uma Cidade, Uma Causa, MONTIJO por Amor, PORTUGAL por Devoção! Contacto: montijoportugal@gmail.com

VISITANTES

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Só Riso e Sorriso!

Como habitual e desta feita com mais motivos felizes, pois estamos em final de mês, mais um rúbrica feita com base na diversão! Assim como imagem, apresentamos a DisneyLândia no Brasil, se alguém pensou que não existia, engane-se, aqui está!



Como vídeo, apresentamos um, em que as situações são por demais hilariantes! Divirta-se!

domingo, 30 de janeiro de 2011

Experimenta Fotografia!

Em mais uma mostra de trabalhos de fotografia, apresentamos algo na vertente artística, promovido por um jovem da cidade do Montijo!

Se desejar ver o seu trabalho editado envie-nos a sua proposta pelo seguinte endereço electrónico - montijoportugal@gmail.com - Participe!







Fotos de: J.C.P. (Direitos Reservados)

sábado, 29 de janeiro de 2011

Escolha a Sua Música!

Em mais uma votação musical, novamente os vencedores são Portugueses! Desta feita, foi a vez de MoonSpell! Moonspell é um grupo musical de black metal/gothic metal. Formada inicialmente como "Morbid God" em 1989, tinha como integrantes Fernando Ribeiro nos vocais e Mike Gaspar na bateria, além de dois outros integrantes. No seu início o grupo tocava black metal. Este grupo só conseguiu se estabilizar em 1993, lançando a sua primeira demo-tape. Hoje em dia são uma das bandas mais conhecidas a nível mundial na vertente do Metal!

Continue a votar na sua música ou banda preferida, deixando an parte dos comentários desta secção o seu voto! Participe!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Subsídios para a História do Cine-Teatro!


Quando, em textos anteriores, convidei os frequentadores deste blog a descerem a Rua da Graça, não deixei de assinalar o magnífico edifício do Cinema Teatro Joaquim de Almeida. Foi em 1943, quando a guerra devastava o mundo, que surgiram as primeiras iniciativas para a construção de um novo cinema, que viesse a substituir o velho barracão de madeira, que era o cinema de Montijo.Naquele ano, a Aliança Filme, Ld.ª –Empresa de Distribuição de Filmes Cinematográficos, com sede na cidade do Porto, apresentou uma proposta para adquirir o Cinema Joaquim de Almeida, como se denominava o velho barracão de madeira, e, em seu lugar, construir uma nova sala.
O projecto seria executado após terminada a guerra, “por virtude das dificuldades actuais da construção civil, enorme carestia de alguns materiais e carência absoluta de outros necessários a uma obra de tal envergadura”, como esclareceu então a empresa. A proposta não vingou e, no ano seguinte, a Empresa Gil, Gomes & Santos, Ld.ª, localizada em Montijo, apresentou um projecto à Inspecção-geral de Espectáculos solicitando-lhe autorização para construir um cine-teatro, na Avenida D. João IV, junto ao Parque Municipal, com lotação de 1072 lugares, distribuídos por plateia, 1º e 2º balcão e camarotes. O projecto foi reprovado pela Câmara Municipal de Montijo porque a sua localização não se enquadrava no Plano Geral de Urbanização.
A construção do novo cinema encontrou um caminho pejado de escolhos. O semanário “Gazeta do Sul”, que, desde 1941 vinha a pugnar pela construção de um novo cinema, concluía, na sua edição de 23 de Dezembro de 1945, que: «a construção dum Cinema-Teatro no Montijo começa a pertencer ao número daquelas coisas em que se deixa de acreditar.» Face ao impasse na construção de um novo edifício, a Câmara Municipal de Montijo, presidida por José da Silva Leite, instou junto à empresa proprietária do Cinema Joaquim de Almeida que o demolisse, fixando o mês de Dezembro de 1952 como prazo improrrogável. Assim veio a acontecer, mas, três anos depois, devido ao atraso verificado na construção da nova sala e à falta de alternativa, o velho barracão de madeira e zinco voltou a ser montado, desta feita no Largo das Palmeiras. Quando o cinema foi encerrado, no início do ano de 1953, a Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro ofereceu o seu salão de festas para a instalação provisória do cinema, por considerar que “o cinema é uma distracção para o maior número de habitantes desta vila”. Ignoram-se as razões da recusa desta oferta.
Foi em 1952, que a empresa proprietária do Cinema Joaquim de Almeida requereu autorização à câmara municipal para construir uma sala de espectáculos no local onde se situava a Praça de Toiros, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Montijo. Após demoradas conversações e encontrado um terreno para se erguer a nova praça de toiros, a praça de toiros foi vendida e, em seu lugar, ergueu-se, passados cinco anos, o actual Cinema-Teatro Joaquim de Almeida.

Por: Rui Aleixo

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Montijo Banda Basket!


Masculinos: Seniores- Perdem em casa com OBIDOS.PT/Gaeirense
Sub 16 – Consegue apuramento para a final Four!


A equipa masculina voltou a perder mais um jogo em casa, desta vez com o OBIDOS.PT/Gaeirense por 70-77, num jogo semelhante ao da jornada anterior com o Benfica B onde houve um equilíbrio quase até ao final do encontro. Em declarações sobre este jogo, o treinador Ricardo Barata disse:” Era um jogo muito importante para nós, pois estamos no início da segunda volta e seria importante começar com uma vitória. No entanto o Gaeirense tem uma equipa muito experiente e conseguiu ser mais consistente que nós ao longo do jogo, apesar de eu considerar que não fizemos um mau jogo ofensivamente. Contudo em termos defensivos não conseguimos condicionar o ataque do adeversário, quem sofre 77 pontos, muito dificilmente vence nesta divisão.” Quando questionado sobre os objectivos da sua equipa, afirmou: “Sermos apurados para os play-offs e chegar o mais longe possível.”

O MBB encontra-se em 9 º lugar na divisão CNB 1 (Zona Sul).

Em bom plano por parte dos jogadores do Montijo esteve R. Raimundo com 7
pontos e 10 ressaltos e Nuno Garcia com 23 pontos e 7 ressaltos.

De salientar, o apuramento da equipa de sub-16 de Masculinos para a final Four, a
realizar no Seixal nos dias 4, 5 e 6 de Fevereiro 2011.

AGENDA no Pavilhão Municipal:

29/01/2011 17.00 MONTIJOBANDABASKET - Juventude B.C.

VII Torneio Nacional Sub 14 Femininos 1ª Fase - Sul A

30/01/2011 11:30 MONTIJOBANDABASKET – BAC A

Campeonato Regional de Sub 16
Série A - 2ª Fase

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Academia Futsal - Montijo!



Mais 3 Pontos, Rumo à 2ª Fase!

Esse Sábado realizou-se a 16º Jornada do Campeonato Distrital, e pela frente mais um adversário a ultrapassar para que possam continuar a depender apenas da equipa Montijense para chegar á fase final do campeonato. Defrontaram na Quinta do Conde a equipa local, e não existiu facilidades até porque no Montijo tinham perdido por 4-0 e esta era a oportunidade de demonstrar que o resultado não espelhava o valor das equipas. Foi um jogo bastante equilibrado em que na 1ª parte controlaram muito bem o jogo e não fosse uma desatenção no fim da referida parte e tinham chegado a vencer, mas ficou empatado. Na 2ª parte houve muitas oportunidades para ambas as partes, mas os Guarda-Redes de ambas as equipas mostraram as suas qualidades, no entanto na parte final do encontro, numa excelente movimentação colectiva da equipa aldeana fez com que vencesse por 1-2 e conquistasse os tão desejados 3 pontos! Desta forma ficaram apenas a 1 ponto da 2ª fase do Campeonato!

RESULTADO: UDR Quinta Conde 1 – 2 ABM
MARCADORES ACADEMIA: Denis e Miguel

Restantes resultados da Academia

INICIADOS: Spg Banheirense 1 – 2 ABM
INFANTIS: ABM 2 – 2 Zona Sul

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Só Riso e SoRRiso!

Segunda-Feira é hoje, logo já começa a tornar-se sinónimo de sorrir! Assim como imagem, temos um restaurante que só pode ter escolhido a via da sátira para marketing, face ao português apresentado!



Como vídeo e em tempo de eleições, apresentamos um onde as gaffes fazem parte integrante da politica nacional! Divirta-se e tenha uma excelente semana!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Loucura no Montijo!

Apresentamos um novo vídeo onde o famoso tenor Montijense Ismael, num campo pelado à antiga, factura um penalti com o seu fatinho de Domingo, provocando a loucura na plateia onde se encontram os fervorosos adeptos Aldeanos! Divirta-se!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Escolha a Sua Música!

Mais uma semana musical, mais um vencedor nacional! Desta vez foram os Linda Martini! O início dos Linda Martini data de 2003, quase todos os membros passaram por bandas de Punk Rock e Hardcore antes de se juntarem para fazerem os Linda Martini. A banda consiste em André Henriques na guitarra e voz , Pedro Geraldes na guitarra, Hélio Morais na bateria (que também é baterista nos If Lucy Fell) e Cláudia Guerreiro no baixo. Do passado punk e hardcore herdaram a atitude descomprometida e sincera com que encaram a sua música. A origem do nome da banda deve-se a uma amiga de Pedro Geraldes que se chamava Linda Martini,conhecendo-a quando esta efectuou o programa Erasmus em Lisboa.Ela ainda hoje vê com estupefacção uma banda com o seu nome: Linda Martini.

Continue a votar na sua música ou banda preferida, deixando na parte dos comentários desta secção o seu voto! Participe!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sugestão Cultural!

O concerto realiza-se no âmbito do 15º Aniversário da Banda (Marbles), no qual será feita uma homenagem ao amigo David Caetano (Primeiro Baterista dos Marbles).
Participarão também neste concerto 3 dos vocalistas que estiveram presentes neste projecto, Silvio Macovio, António João e Hermano Marques.

Sugestão Desportiva!

Sugestão Cultural!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

20 Mil Visitas!


O Blogue MontijoPortugal vem agradecer o apoio constante e acompanhamento por parte de todos os nossos amigos, visitantes e colaboradores! Se anteriormente em 10 meses, tínhamos atingindo a marca das 10 mil visitas, agora em apenas 3 meses conseguimos todos juntos atingir o mesmo número de visitas desde o inicio deste projecto! Assim sendo, daqui endereçamos um agradecimento gigante pelo reconhecimento e motivos de satisfação enorme, pela continuidade e pela irreverência do nosso amor à cidade Montijo! UM AGRADECIMENTO A TODOS!

Vídeo Actual do Montijo!

Apresentamos um vídeo com imagens não editadas do Montijo nos dias de hoje, onde estão representados os locais mais históricos da cidade e outros mais actuais, com diferentes objectivos! A Descobrir!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Um Povo, Um Cais, Duas Atitudes!

Montijo já adquiriu, hoje, que uma das medidas mais nefastas tomadas pela Câmara Municipal foi a abrupta deslocalização do cais para o Seixalinho. Até então, os barcos entravam até ao “centro” de Montijo, agora atracam nos arrabaldes. Ontem, eram a seiva que transportavam o progresso e o desenvolvimento ao Montijo, hoje é um braço incapacitado. A deslocalização do cais não é assunto hodierno.
Desde o século XIX que a História regista várias tentativas e pressões para que Aldeia Galega/Montijo perdesse o seu cais, mas até ao executivo liderado pelo Partido Socialista, as câmaras resistiram colocando os interesses da comunidade acima dos interesses partidários ou particulares. No início de 1852, quando se projectou a primeira ligação por barcos movidos a vapor de Lisboa para Aldeia Galega, o governo pretendeu construir uma ponte no Montijo (actual Base Aérea) para “ali aportar o vapor e fazer o embarque e o desembarque, e ser dali o ponto de partida da Estrada de 1ª Classe Lisboa a Elvas e Évora.» A Câmara Municipal de Aldegalega, ao ser confrontada com a notícia, reuniu-se, convidando 26 influentes cidadãos aldeanos para participarem na reunião, e defendeu uma posição diferente, advogando que «tal medida muito vinha a afectar os interesses dos habitantes da vila e neste caso não convinha que a ponte fosse construída no Montijo, mas que se abrisse a cala para que o barco pudesse aportar em Aldeia Galega».
Para que melhor pudesse fazer ouvir a sua voz e defender os interesses de Aldeia Galega, a câmara municipal deliberou fazer um abaixo-assinado para ser presente ao Rei e nomear uma comissão constituída por respeitáveis aldeanos: Dr. Adriano Simões, Dr. António Virgolino dos Santos Oliveira, Manuel dos Santos Costa, Marcelo Ferreira Lima e João Joaquim Ribeiro das Neves. Não tendo obtido resposta do Governo e por lhe parecer que o abaixo-assinado não tinha sortido o fim que se lhe desejava e que a ponte de desembarque seria construída no Montijo, a câmara municipal reuniu com a comissão criada para formular o abaixo-assinado para discutirem algumas medidas que pudessem «pôr algum obstáculo para que os trabalhos não prossigam».Por coincidência, durante a reunião, chegou ao conhecimento da edilidade que se dirigia para a vila «um barco a vapor e que a bordo vinha Sua Excelência o Ministro Secretário de Estado dos Negócios do Reino», encerrando-se então a reunião para que se pudesse receber e cumprimentar condignamente o Ministro. O representante do Governo trazia boas novas: a ponte seria construída em Aldeia Galega. Um ano depois o barco a vapor já tinha granjeado a preferência dos aldeanos e, por esse motivo, José Marques Peixinho, em 6 de Julho de 1853, pedia a reforma da Postura das Carreiras das Faluas, «em virtude de terem diminuído os interesses das carreiras, desde que principiaram as viagens a vapor». As fragatas e as faluas ainda sulcaram o Tejo por mais de um século, mas sucumbiram à voracidade do progresso.
Em 1852, os cidadãos que representavam os aldeanos na Câmara Municipal ouviram e deram voz aos interesses das populações. A História não se repetiu. Ontem, Aldeia Galega do Ribatejo ganhou e prosperou. Hoje, Montijo perdeu e definha.

Por: Rui Aleixo

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Academia de Futsal - Montijo!



Vitória difícil, mas justa!
A equipa Júnior Masculina da Academia Bairro Miranda, realizou este fim de semana o seu 1º jogo do ano, frente a um dos adversários directos para entrar nos playoffs (4 primeiros lugares). Um jogo que era imperativo ganhar face à situação pontual que se encontrava e dependendo apenas de si para conquistar o 4º lugar. Este fim de semana defrontaram a Casa Benfica de Alcochete, que apesar das dificuldades conquistaram os 3 pontos desejados, vencendo por 2-1 a equipa forasteira, com Juery e Denis a contribuírem com um golo cada. A equipa encontra-se assim no 4º lugar e terá que continuar a manter o nível qualitativo que tem apresentado, mas acima de tudo ser mais objectiva na finalização para que possa manter o lugar desejado e continuar em prova.

Restantes Resultados da Academia Bairro Miranda - (ABM)

INFANTIS - ABM 3 - 0 Casa Benfica Alcochete
INICIADOS - ABM 10 – 1 Casa Benfica Quinta do Conde
JUVENIS – ABM 5 – 1 Casa Benfica Alcochete

Apoia o Futsal da Academia e Visita www.academiabairromiranda.blogspot.com

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Montijo Banda Basket!



Femininos: mais 2 vitórias no fim-de-semana - Masculinos: Perdem em casa com Benfica B

A equipa de Femininos do Montijo Banda Basket continua invicta no campeonato nacional. No passado fim-de-semana somou mais 2 vitórias, no sábado para o campeonato da 1ª divisão, com 11 vitórias em 11 jogos jogados, desta vez por 62-43 sobre o Colegio Calvão. Esta 11ª vitória não sofreu contestação, pois desde o 1º período até ao final do encontro, a equipa Montijense liderou o resultado. Em bom plano estiveram as jogadoras Márcia Costa com 21 pontos e 10 ressaltos e Urysla Cotton com 21 pontos e 9 ressaltos. O MBB é líder isolado no seu campeonato.

No Domingo, foi a 3ª eliminatória da Taça de Portugal, com as montijenses a deslocarem-se a casa do Esgueira e a conquistar a vitória por 79-66, num jogo disputado e emotivo. A MVP do jogo foi Urysla Cotton, com um duplo-duplo, 30 pontos e 17 ressaltos.

A equipa masculina, depois da expressiva vitória sobre o Olhanense da última jornada desta vez não conseguiu, em casa derrotar o Benfica B e perdeu por 40-54 num jogo muito equilibrado, onde as defesas quase sempre se sobrepuseram aos ataques. O MBB perde o jogo no 4º período com o parcial por 8-15.

Em bom plano por parte dos jogadores do Montijo esteve P. Pinto com 13 pontos e
3 ressaltos.

AGENDA no Pavilhão Municipal:

22/01/2011 16.00

MONTIJOBANDABASKET - Clube Lisnave

VII Torneio Nacional Sub-14 Femininos

1ª Fase - Sul A

22/01/2011 20.15

MONTIJOBANDABASKET - OBIDOS.PT/Gaeirense

VIII Campeonato Nacional CNB 1

1ª Fase - Zona Sul

Só Riso e Sorriso!

Estamos num novo começo de semana, logo sinónimo de sorrir ou fazer rir! Assim sendo, como imagem temos uma promoção de roupa interior bastante convidativa! Só nos faltou saber qual é o mercado em questão, onde estão tais peças de roupa!



Como vídeo temos um programa vindo do Oriente e onde as peripécias são sempre hilariantes! Tenha uma boa semana!

domingo, 16 de janeiro de 2011

1º Cartaz Festas São Pedro - Montijo!

Apresentamos o 1º cartaz pertencente às Festas Populares de São Pedro no Montijo! Data do ano de 1951 a primeira aparição da organização das festas do nosso Santo Padroeiro!

sábado, 15 de janeiro de 2011

Escolha a Sua Música!

Em mais uma semana musical, os vencedores são uma vez mais um grupo português, tornando assim a música nacional um caso sério de assiduidade nesta secção!
Formados no ano passado, depois de saídos de outros projectos, os membro de PAUS são: Joaquim Albergaria, Hélio Morais, Makoto Yagyu e João Pereira. São estes quatro músicos que formam o grupo PAUS. Um projecto inovador e original! A Descobrir!

Continue a votar na sua música ou banda preferida, deixando na parte dos comentários desta secção o seu voto! Participe!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Experimenta Fotografia!

Em mais uma mostra de trabalhos fotográficos, desta feita numa vertente mais artística, damos a conhecer fotos realizadas por um jovem do Montijo!

Se desejar ver o seu trabalho publicado nesta secção, envie-nos a sua proposta para o mail - montijoportugal@gmail.com - Participe!











Fotos de: J.C.P.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A Agonia do Parque!


O Parque Municipal Carlos Hidalgo Loureiro, orgulho dos montijenses, e, durante largas décadas, a sala de visitas de Montijo, está lançado, há uns anos a esta parte, a uma “apagada e vil tristeza” por incúria dos políticos, apesar da boa vontade dos seus bons jardineiros.
Dói vê-lo desprezado, sem canteiros dignos como já os teve, sem uma bica para as crianças beberem água, sem regras, que põem em risco a segurança das crianças, em suma, sem o cuidado e manutenção constantes e rigorosos que bem merece o sítio mais aprazível de Montijo.
Datam de 1930, as primeiras notícias sobre a eventual construção e um parque municipal, que pudesse receber todos quantos visitassem a vila de Montijo.
O Parque, como Roma e Pavia, não se construiu num só dia. O aspecto que hoje apresenta foi recortado ao longo de cerca de trinta anos.
Em 1952, a Câmara Municipal de Montijo deliberou mandar proceder ao estudo do arranjo e transformação geral do Parque Municipal e «que fosse alterada a denominação que vulgarmente se dá de Parque Municipal para “Parque Municipal Carlos Loureiro”, como homenagem a Carlos Hidalgo Gomes Loureiro, por ter sido o impulsionador e realizador de tão importante melhoramento para a vila de Montijo.»
No ano seguinte, a Câmara Municipal deliberou construir o Palácio da Justiça (Tribunal) a norte do Parque Municipal, porque a grandiosidade e o valor arquitectónico do Palácio da Justiça impunham a escolha de um lugar condigno. Naquele ano, deliberou também ampliar o Parque, por considerar que a implantação do Palácio de Justiça resultaria a mutilação de parte do Parque.Quatro anos depois, em 1956, a autarquia aprovou o projecto de ampliação e remodelação do Parque Municipal, de autoria do Professor Caldeira Cabral, que previa a utilização do campo de jogos do Aldegalense, não só para ampliação da área ajardinada, mas também para instalações desportivas, como se veio a concretizar, após a expropriação do terreno, em 1958, por impossibilidade de acordo com o proprietário.
Iniciada a obra de remodelação, em 1960, por fases, ficou praticamente concluída em 1964. Houve então o cuidado de se construir uma área reservada exclusivamente às crianças. O Parque Municipal foi um local seguro de diversão e convívio.
Urge, hoje, que as autoridades administrativas tenham a inteligência e a coragem de (re)visitar o Parque Municipal e de tomar as medidas necessárias para o revigorar e o transformar, de novo, em local seguro, para que, com o orgulho, os montijenses se revejam na sua sala de visitas.
Não podemos permitir que a agonia do Parque Municipal Carlos Hidalgo Loureiro seja o prenúncio da sua morte.

Por: Rui Aleixo

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Montijo Banda Basket!


Seniores Femininos - 10 Jogos - 10 vitórias
A equipa de Femininos do Montijo Banda Basket continua invicta em jogos oficiais no campeonato Nacional da 1ª divisão, este fim-de-semana somou mais uma vitória. Foi na deslocação ao Santarém Basket, com o resultado a favor das meninas da Aldeia Galega por 88-46. Esta 10ª vitória consecutiva foi relativamente fácil pois o MBB ganhou todos os 4 períodos do encontro.
A “americana Montijense” Urysla Cotton foi desta vez a MVP do jogo com um duplo-duplo com 20 pontos e 15 ressaltos. Em bom nível esteve também a jogadora Márcia Costa com 18 pontos. A destacar ainda a vitória das sub- 16 Femininas do clube sobre a GDESSA por 64-62, num jogo com prolongamento e com muita emoção.
A equipa sénior Masculino ficou isenta.

Agenda para este fim-de-semana no Pavilhão Municipal:

15/01/2010 16.00
MONTIJOBANDABASKET - ColCalvao/MarisCªNova
XLVI Campeonato I Divisão Feminina I Fase

15/01/2011 18.15
MONTIJOBANDABASKET - Sport Lisboa Benfica B
VIII Campeonato Nacional CNB 1 I Fase Zonal - Zona Sul

15/01/2011 20:15
MONTIJOBANDABASKET - Barreirense A
Campeonato Regional de Sub 18 Camp Reg Sub 18 - Série A - 2ª. Fase

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Só Riso e Sorriso!

No inicio de uma nova semana, novos sorrisos se pretende que existam também neste espaço!
Assim como imagem temos a de um café de uma senhora chamada Ana ou do senhor Analanches?


Como vídeo, temos uma série de acontecimentos hilariantes, enquanto outros são divertidos mas bem dolorosos! Divirta-se e tenha uma optima semana!

sábado, 8 de janeiro de 2011

Escolha a Sua Música!

O vencedor desta semana volta a ser um português, demonstrando uma vez mais a qualidade da música nacional! Desta feita foi NOISERV! David Santos é o nome por trás de "Noiserv". Criada em meados de 2005, esta entidade musical ganhou forma quando David decide gravar algumas ideias numa demo com o intuito de participar no Termómetro Unplugged desse ano. Sem dúvida um dos projectos mais conseguidos destes últimos tempos em Portugal! A descobrir!

Continue a votar na sua música ou banda preferida, deixando na parte dos comentários desta secção o seu voto! Participe!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Imagens Antigas Montijo!

Apresentamos imagens do Montijo antigo, desta feita de fábricas existentes no Montijo e que muito deram à nossa localidade! Onde hoje se encontra a Tobom na Praça da República funcionava a Companhia, sendo a outra imagem a antiga fábrica de cortiça da Mundet, onde hoje se encontra o supermercado E.Leclerc!



quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Fenómenos do Montijo!

Apresentamos vídeos de fenómenos naturais no Montijo, alguns que infelizmente continuam a acontecer e causam bastante transtorno, outros que servem para alguns se deliciarem a ver quando acontecem!



terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O QUARTEL DOS BOMBEIROS!


A poente do actual edifício dos Paços do Concelho, onde hoje floresce um pequeno jardim e, entre as palmeiras, pronto a correr descalço para combater as calamidades, se ergue o Bombeiro, imortalizado em bronze, foi edificado, outrora, o primeiro quartel de bombeiros de Montijo. Quem olhar com atenção para a fachada principal da Câmara Municipal de Montijo divisará, no cunhal esquerdo, uma lápide com a seguinte inscrição: «HOMENAGEM DA COMPANHIA DRAMÁTICA JOSÉ CLÍMACO AO POVO DE ALDEGALEGA – 15-9-1924».
A noite fatídica de 14 de Setembro de 1924 uniu indissociavelmente a C.ª Dramática de José Clímaco a Montijo. Na segunda década do século vinte, a Câmara Municipal de Aldegalega autorizou que fosse instalada uma barraca desmontável para animatógrafo e teatro, no espaço compreendido entre o edifício do Tribunal e o Cais das Faluas.
A barraca acabou por ser adquirida pela empresa de espectáculos Relógio & Ribeiro, constituída pelos aldeanos Avelino de Jesus Relógio e Frederico Guilherme da Costa, este proprietário, também, da Papelaria Frederico, na R. Direita.
A sala foi ampliada e remodelada, ficando com o comprimento sensivelmente igual ao edifício dos Paços do Concelho e passou a denominar-se “Grande Cinema Independente”.
Na noite de 14 de Setembro de 1924, a Companhia Dramática de José Clímaco apresentou uma opereta, que agradou vivamente o público, ficando agendada nova representação para o dia seguinte. Naquela noite, porém, a população de Aldegalega foi acordada pelo repicar incessante do sino da Igreja Matriz, que redobrava de alarme. Ardia com violência o edifício do “Grande Cinema Independente”.
«De toda a parte corre gente, meia dormida ainda, ouvem-se gritos aflitivos, há choros e labaredas altas e ofegantes, lambendo as madeiras, atiram para o espaço grandes faúlhas que o vento impele. No edifício do Tribunal e Cadeia os presos estão aflitos. No Cais das Faluas, as embarcações largam todas para longe, receando serem atingidas. Socorros nenhuns! O espectáculo é horroroso. Um pavoroso incêndio, um dos maiores – senão o maior – de todos a que temos assistido nesta vila. O edifício está todo destruído; a cabine por terra e em fogo; o piano irreconhecível; as bancadas reduzidas as cinzas; o palco, os bastidores, tudo, tudo está ardendo e sob os escombros em ignição as malas da Companhia.
E ninguém se mexe, nem perante as lágrimas, nem perante o delíquo director do grupo, nem perante a forte comoção que lançou por terra inanimado, quase alucinado, o empresário cinematográfico Sr. Frederico Guilherme Ribeiro da Costa.» Assim testemunhou o incêndio o Dr. Paulino Gomes. A tragédia abalou Aldegalega, mas não colheu o espírito de solidariedade dos aldeanos, que se mobilizaram para ajudarem a companhia de teatro, que perdera todos os seus bens. A acção de Aldegalega foi reconhecida pela Companhia Dramática e pela Associação da Classe dos Trabalhadores de Teatro, que consignou «um voto de enternecido louvor agradecimento ao povo de Aldegalega».
Em Setembro, a Companhia regressou a Aldegalega, para manifestar o seu perene agradecimento ao seu povo e afixou a lápide, no cunhal da fachada principal do edifício do Tribunal e Cadeia, actual Paços do Concelho.
O incêndio do Grande Cinema Independente alertou para a necessidade de se organizar uma corporação de bombeiros, que pudesse responder prontamente aos incêndios. A corporação foi instituída e o quartel dos bombeiros foi edificado, em 1926, no mesmo local onde se erguera o cinema.
Cerca de sessenta anos depois, o quartel foi demolido.

Por: Rui Aleixo

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Só Riso e Sorriso!

Em mais um inicio de ano, esperemos que seja sempre mais feliz que o anterior, nada melhor do que começar a rir! Assim como imagem temos a promoção do dia, em que consiste em coisas de ontem!


Como vídeo, apresentamos uma série de situações bem hilariantes para que comece o ano a rir com forte disposição!

sábado, 1 de janeiro de 2011

Feliz 2011!

O Blogue MontijoPortugal deseja a todos os seus visitantes e amigos um ano de 2011 recheado de felicidade!